Por Eduardo Luiz
13/07/2023, 21h54
Time de Abel Ferreira ainda saiu na frente, mas levou a virada e foi eliminado em pleno Allianz Parque. Restou a Libertadores…
Primeiro tempo
Com o retorno de Zé Rafael e Richard Ríos e Endrick de titulares nos lugares de Gabriel Menino e Artur, respectivamente, o Palmeiras iniciou o clássico com mais posse de bola que o São Paulo, mas encontrando muita dificuldade para criar jogadas de perigo. Aos 7 minutos Mayke recebeu de Dudu e cruzou para Gómez, que teve a cabeçada desviada. Depois desse lance, o Verdão só voltaria a incomodar a meta adversária aos 23 minutos, foi quando Zé Rafael cobrou falta na cabeça de Rony e ele escorou à direita do goleiro.
Aos 24, após rebote de cobrança de lateral, Raphael Veiga experimentou e errou o alvo. Dois minutos depois Rony também tentou a sorte da entrada da área e conseguiu fazer o goleiro trabalhar. A primeira investida do São Paulo surgiu aos 29 minutos num contra-ataque puxado por Luciano; o atacante carregou a bola e cruzou para Rodrigo Nestor, que foi bloqueado pela defesa alviverde, mas o volante estava impedido.
Mais solto, o rival teve outra boa chance aos 32 minutos: Caio Paulista avançou em velocidade, deixando Mayke para trás, e ficou cara a cara com Weverton, que fez grande defesa. A resposta do Verdão foi imediata e fatal: aos 33, Veiga acionou Piquerez pela esquerda e o lateral cruzou; a bola ganhou efeito e enganou o goleiro, que espalmou para dentro: 1 a 0.
Dois minutos depois do gol, Rony tentou copiar o companheiro, mas desta vez Rafael estava atento. Aos 36, Calleri enfiou para Wellington Rato, que a exemplo de Caio Paulista pouco antes, ficou cara a cara com Weverton, e o goleiro Palmeirense fez nova defesa milagrosa. Aos 38 minutos Veiga cobrou escanteio e Zé Rafael fez a casquinha no primeiro pau, mas ninguém acompanhou no segundo.
Aos 41 minutos a defesa Palmeirense deu novo vacilo, e desta vez Wellington Rato finalizou à direita de Weverton. Aos 42, Zé Rafael foi derrubado por Luciano na intermediária; era lance para falta e cartão amarelo – e o sãopaulino já tinha um, talvez por isso Anderson Daronco nem falta assinalou. O São Paulo armou contra-ataque que terminou com Raphael Veiga bloqueando o chute de Weverton Rato.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
O segundo tempo começou da mesma maneira que terminou o primeiro, ou seja, com o Palmeiras buscando o ataque e ficando muito exposto na defesa. Logo no primeiro minuto Piquerez cruzou e Rony desviou por cima. Aos 3, o São Paulo trocou passes como quis até Caio Paulista receber na área, passar por Luan e tocar por baixo das pernas de Weverton: 1 a 1.
O gol do rival não fez o Verdão acordar. Aos 8, Rafinha ainda tentou dar uma mão ao recuar errado para Rafael; o escanteio não resultou em nada. Aos 12, Rony bateu rasteiro, nas mãos do goleiro. Aos 14 minutos o São Paulo teve uma falta na entrada da área e após a cobrança Calleri fez o gol, mas Anderson Daronco anulou por falta de Arboleda em Zé Rafael fora do lance. O VAR, porém, tentou validar, mas Daronco manteve a decisão de campo.
Antes da partida ser reiniciada, o técnico Abel Ferreira trocou Dudu e Endrick por Luis Guilherme e López, respectivamente. Aos 23, Zé Rafael fintou seu marcador e bateu fraco, mas mãos de Rafael. Foi a última participação do camisa 8 no jogo. Pouco depois, aos 25, ele deu lugar a Gabriel Menino. Aos 32 minutos Luan cruzou e Rony escorou nas mãos do goleiro. Logo na sequência Abel trocou Mayke por Marcos Rocha, e Ríos por Jhon Jhon.
Na primeira participação no jogo, Jhon Jhon soltou a bomba e a bola tinha direção, mas Diego Costa cortou. A chance criada pelo garoto, porém, não fez o time embalar. Para piorar, aos 43 minutos Deivid arrancou sem marcação e tocou na saída de Weverton: 1 a 2. Com 3 a 1 no agregado para o rival a partida acabou. Os últimos 14 minutos finais, contando 9 de acréscimo, foram protocolares.
Fora da Copa do Brasil, o Palmeiras volta a campo às 18h30 de domingo (16/7) para enfrentar o Internacional, em Porto Alegre.
Notícias relacionadas:
- Notas de Palmeiras 1 x 2 São Paulo
- Ficha técnica de Palmeiras 1 x 2 São Paulo
- Anderson Barros avisa que não promoverá mudanças radicais e admite incompetência na busca por reforços
- Acesse a página da Copa do Brasil
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações