Por Eduardo Luiz
04/03/2022, 00h54

(Foto: César Greco/Palmeiras)

Autor do gol que abriu o caminho para a vitória e por consequência para o título da Recopa Sul-Americana diante do Athletico-PR, o volante Zé Rafael atribui a fase vitoriosa do Palmeiras ao trabalho do técnico Abel Ferreira, que em menos de 1 ano e meio já fez o clube disputar 8 finais (conquistou 4 títulos).

Em entrevista ao Sportv, o camisa 8 destacou a capacidade tática do treinador, que elabora esquemas táticos diferentes de acordo com cada partida e com cada adversário.

“O Abel é um estrategista de altíssimo nível. Junto da comissão dele, estuda muito os nossos adversários. Durante a semana, alguns dias antes de jogos muito importantes e decisivos, a gente já começa a se preparar especificamente para cada equipe. Cada time tem uma característica, joga com uma formação. A nossa equipe se enquadra conforme o adversário, e a gente tem conseguido fazer com maestria o que ele pede”, comentou o volante.

Citando um dos lemas do técnico – “Cabeça Fria, Coração Quente”, Zé também destacou a forma como Abel conduz o aspecto mental/emocional do time.

“O Abel é um cara, digamos, bem frio. Sempre fala para a gente estar com a cabeça fria e o coração quente, porque o que comanda tudo dentro do jogo é a nossa cabeça, e ele sabe disso. É um cara que se prepara e busca trazer ao máximo isso para os atletas também. A gente sabe que tem muitos treinadores que buscam preparar de uma forma mais emotiva, com muita motivação, e ele é um cara que busca estar sempre de forma mais tranquila” encerrou.

Além da Recopa Sul-Americana 2022, os outros títulos que o Palmeiras conquistou sob comando de Abel Ferreira foram a Copa do Brasil 2020 e o bicampeonato da Libertadores (2020/2021). Da primeira final (Libertadores 2020) até a partida de quarta-feira contra o Athletico-PR passaram-se apenas 397 dias.