Por Eduardo Luiz
10/09/2022, 22h58

Time do técnico Abel Ferreira não vencia pelo nacional há 3 rodadas; vantagem para o segundo colocado sobe momentaneamente para 8 pontos.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Estreando o novo terceiro uniforme, o Palmeiras iniciou o jogo dominando por completo o Juventude, mas sem conseguir achar espaços para finalizar. E quando achava, concluía mal. Aos 2 minutos Piquerez isolou. Aos 7, Scarpa cobrou escanteio e Murilo escorou por cima. Aos 14, Piquerez foi à linha de fundo e cruzou; Rony fez a casquinha e Rafael Foster, ao tentar tirar, mandou na trave, quase marcando contra.

A equipe visitante foi se aproximar da meta de Weverton apenas aos 15 minutos: Capixaba ganhou de Marcos Rocha, que se recuperou a tempo de travar o chute. Após a cobrança de escanteio, Vitor Mendes subiu sozinho e escorou por cima do travessão. Depois disso só deu Palmeiras, que perdeu inúmeras oportunidades para abrir o placar.

Aos 20 minutos Rony girou pra cima do zagueiro e soltou a bomba; o goleiro resvalou com a ponta dos dedos. Aos 24, Piquerez arriscou da entrada da área, sem direção. Três minutos depois o Verdão fez linda jogada ensaiada em cobrança de escanteio que terminou com Dudu chutando rente à trave esquerda de Pegorari após passe de Danilo. Aos 28, Scarpa cobrou escanteio e Murilo escorou no meio do gol, fácil para o goleiro.

As chances perdidas se acumulavam. Aos 29 minutos Rony furou bicicleta e a bola sobrou para Zé Rafael chutar para fora. Aos 35, Scarpa cruzou rasteiro, Rony resvalou de letra e Gómez se preparava para empurrar para a rede, mas Renato Chaves conseguiu um desvio providencial, mandando para escanteio. Dudu cobrou e Zé Rafael, livre no primeiro pau, escorou por cima.

Aos 37 minutos Dudu tentou resolver sozinho e arriscou de fora da área buscando o ângulo esquerdo do goleiro, mas a bola subiu muito. Aos 44, Scarpa cruzou para Zé Rafael finalizar para fora. Três minutos depois, na última jogada do primeiro tempo, o camisa 8 perdeu oportunidade ainda mais clara: Vitor Mendes afastou mal e o volante chutou para fora; a bola tirou tinta da trave direita.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Se no primeiro tempo o Verdão finalizou quase 15 vezes e não vazou o goleiro, no segundo tempo logo no primeiro ataque abriu o placar: aos 28 segundos Marcos Rocha lançou Rony, o atacante avançou, entrou na área e tocou entre as pernas de Pegorari: 1 a 0. Enfim à frente, o Palmeiras não diminuiu o ritmo. Aos 7 minutos Dudu recebeu de Piquerez e bateu colocado exigindo boa defesa do goleiro.

Aos 8 minutos, após bola perdida pelo Juventude no ataque, o Verdão foi rápido para criar ótima chance com Rony, que fintou o zagueiro e bateu cruzado rente à trave direita. Aos 11, Dudu tocou para Rony chutar forte e parar em outra boa defesa do goleiro. Aos 14 minutos Scarpa e Dudu tabelaram e o camisa 14 chutou rasteiro, mas Pegorari estava atento.

Em sua primeira subida ao ataque, aos 17 minutos, o Juventude conseguiu empatar: Pitta ganhou no corpo de Gómez, invadiu a área e cruzou para Guilherme Parede dominar, contar com um toque de mão involuntário de Danilo para chutar na saída de Weverton: 1 a 1. Não deu tempo para os 39 mil torcedores presentes ao Allianz Parque lamentarem. Aos 21 minutos Scarpa cobrou escanteio, Zé Rafael desviou e a bola bateu no peito de Murilo: 2 a 1.

Novamente em vantagem, o Palmeiras seguiu controlando o jogo, mas com mais atenção na marcação. Aos 28 minutos a bola sobrou para Tabata na entrada da área e ele encheu o pé; a bola saiu rente à trave esquerda do goleiro. Aos 34, o técnico Abel Ferreira promoveu três alterações: Marcos Rocha por Mayke, Tabata por Rafael Navarro, e Rony por Breno Lopes.

Aos 42 minutos o comandante Palmeirense fez mais duas mudanças: Rafael Navarro e Atuesta foram para o jogo nos lugares de Dudu e Scarpa. Quatro minutos depois de entrar, aos 46, Atuesta teve a chance de matar o jogo após cruzamento de Gabriel Menino, mas ele finalizou em cima do goleiro. Nos últimos minutos de acréscimo o Verdão administrou o resultado.

Com a vitória em casa o Palmeiras vai a 54 pontos e momentaneamente amplia a vantagem na liderança do Brasileirão para 8 pontos.

O Verdão volta a campo no próximo domingo (18/9) para enfrentar o Santos, novamente no Allianz Parque. O clássico será disputado às 18h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp