Por Eduardo Luiz
06/10/2022, 20h52

Palmeiras não tomou conhecimento do adversário e venceu por 4 a 0, gols de Mayke, Rony, Gómez e Breno Lopes; ainda deu tempo para Endrick estrear como profissional.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o retorno de Murilo (no lugar de Luan), e a surpresa de Atuesta substituindo o suspenso Zé Rafael, e não Gabriel Menino, como esperado, o Palmeiras iniciou o jogo se impondo. Logo no primeiro minuto Mayke cruzou rasteiro e a zaga cortou antes de Dudu. Aos 2, após cobrança de escanteio executada por Gustavo Scarpa, Gómez subiu sozinho e escorou à esquerda do goleiro.

Em busca do gol, o Verdão criou duas boas chances seguidas aos 11 minutos; primeiro com Atuesta, que cruzou para Rony, mas novamente o camisa 10 foi antecipado, depois com Dudu, que recebeu de Scarpa e bateu colocado buscando o ângulo esquerdo de Gabriel, mas a bola subiu muito.

De tanto insistir, o Palmeiras enfim abriu o placar aos 14 minutos: Scarpa cobrou escanteio e Mayke desviou no primeiro pau para fazer 1 a 0. Perdendo o jogo, o Coritiba resolveu abdicar um pouco da postura excessivamente defensiva. Aos 16 minutos Warley chutou forte e Weverton defendeu em dois tempos. No lance seguinte foi a vez de Bruno Mendes testar o goleiro Palmeirense, que segurou.

Para não deixar o adversário crescer, o Verdão respondeu prontamente. Aos 18 minutos Scarpa cruzou e Rony concluiu de bicicleta, para fora. Aos 26, Danilo arriscou da entrada da área, a bola desviou e o goleiro defendeu. Aos 33, porém, Gabriel nada pôde fazer quando Scarpa tocou para Rony desviar intencionalmente por cobertura. Golaço: 2 a 0.

Os quase 40 mil torcedores presentes ao Allianz Parque ainda comemoravam quando o Palmeiras criou outra boa chance: aos 37 minutos Marcos Rocha tocou de calcanhar para Mayke cruzar para Piquerez chutar no meio do gol, onde estava o goleiro. Aos 38 o Coritiba assustou: Boschilla soltou a bomba e Weverton espalmou. Novamente o Verdão não deixou o adversário se animar. Ainda dentro do minuto 38 Dudu pedalou pra cima da marcação e cruzou para Rony desviar para fora.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Palmeiras criou mais duas oportunidades, e o Coritiba uma. Aos 40 minutos Mayke cruzou para Danilo dominar, fintar seu marcador e bater fraco, fácil para Gabriel. Aos 42, Scarpa cruzou sob medida para Atuesta desviar e parar em grande defesa do goleiro. No último minuto dos acréscimos Warley tabelou com Fabrício, invadiu a área e chutou forte, à direita de Weverton.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com a mesma pegada. Aos 5 minutos, depois de mais uma jogada ensaiada em cobrança de escanteio, saiu o terceiro gol: Dudu levantou na cabeça de Gómez, que precisou esperar 3 minutos de análise do VAR para comemorar: 3 a 0.

Aos 12minutos Piquerez fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para Scarpa bater de primeira, mas Jesús travou. No minuto seguinte o técnico Abel Ferreira, através do auxiliar João Martins, promoveu a primeira alteração da noite: amarelado, Atuesta deu lugar a Gabriel Menino. Aos 20 minutos Egídio cruzou para Léo Gamanho escorar de cabeça, por cima.

Enquanto a torcida comemorava o fato de Endrick se aquecer para estrear profissionalmente, Rony quase fez o quarto: aos 21 minutos Scarpa cruzou para o camisa 10 finalizar de primeira, à direita de Gabriel. No minuto seguinte o fenômeno da base foi pro jogo. Ele entrou no lugar de Rony. Na mesma parada, outras duas mudanças foram feitas: Mayke por Breno Lopes, e Scarpa por Bruno Tabata.

Aos 27 minutos Breno Lopes tocou para Danilo chutar sem ângulo e quase surpreender o goleiro. Aos 29, em contra-ataque, quase saiu o primeiro gol de Endrick: Tabata fintou seu marcador e tocou para o garoto, que parou em boa defesa de Gabriel. Dois minutos depois, no entanto, o goleiro nada pôde fazer quando Tabata descolou outra ótima assistência, desta vez para Breno Lopes, que não perdoou: 4 a 0.

Com a goleada estabelecida, João Martins promoveu a última alteração aos 33 minutos: Dudu por Merentiel. Aos 38, Gabriel Menino cobrou escanteio e Murilo desviou rente ao travessão. Nos acréscimos o jogo deu uma última esquentada com uma chance perdida pelo Coritiba, e outra por Endrick, que puxou contra-ataque e tentou definir sozinho mesmo tendo Merentiel livre ao seu lado; o goleiro evitou o gol.

Com mais uma vitória, a quinta seguida no Brasileirão, o Palmeiras vai a 66 pontos e abre 12 de frente para o Internacional. Restam 8 rodadas.

O Verdão volta a campo apenas na segunda-feira (10/10) para enfrentar o Atlético-GO, em Goiânia. O jogo será disputado às 18h30 (isso mesmo, seis e meia da tarde).

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp