Por Eduardo Luiz
17/03/2022, 22h41

Depois de superar São Paulo e Santos, Palmeiras também derrota o maior rival no Allianz Parque por 2 a 1. Raphael Veiga e Danilo fizeram os gols.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Scarpa formando o trio ofensivo junto de Dudu e Rony, o Palmeiras iniciou a partida tomando a iniciativa, embora a primeira finalização tenha sido do rival, aos 7 minutos, com Róger Guedes, mas sem perigo para Weverton. Depois disso só deu Verdão. Aos 8, Dudu foi à linha de fundo e cruzou para Rony, mas Gil se antecipou e mandou para escanteio. Após a cobrança de Scarpa, a defesa adversária afastou mal e Piquerez arriscou de fora da área, nas mãos de Cássio.

Aos 14 minutos Scarpa tocou para Dudu e o camisa 7 finalizou, parando em boa defesa do goleiro. Aos 18, Scarpa cobrou escanteio e Gómez foi no terceiro andar, mas Cássio estava atento. Aos 19 minutos o árbitro deixou seguir um lance de falta de Gustavo em Piquerez; o Corinthians avançou, Renato augusto tocou por cavadinha para Fagner invadir a área livre e chutar de tornozelo; a bola saiu em lateral. Aos 22, Zé Rafael cruzou, ninguém de verde apareceu para concluir e o goleiro quase foi enganado.

Sufocando o rival, o Palmeiras voltou a levar perigo aos 24 minutos: Dudu tocou para Danilo passar por Gil e ser derrubado. O árbitro fingiu não ver o pênalti, mas o VAR indicou e ele teve de assinalar. Aos 28, Raphael Veiga foi para a cobrança, e para variar converteu: 1 a 0.

A frente no placar, o Verdão não diminuiu o ritmo. Aos 35 minutos Zé Rafael desarmou João Vitor na área e tocou para Rony chutar de primeira, rente ao travessão. Aos 37, Scarpa cobrou escanteio e Zé Rafael desviou no primeiro pau, para fora. Completamente dominado, o Corinthians só ameaçou reagir perto dos minutos finais da etapa inicial, mas o que de melhor conseguiu foram dois chutes sem direção, um de Renato Augusto e outro de Gustavo.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

No segundo tempo o Palmeiras voltou com a mesma pegada, ou seja, marcando forte e procurando o segundo gol. Aos 4 minutos Scarpa cobrou falta direto e exigiu boa defesa de Cássio. Aos 8, Danilo lançou Rony, Gil escorregou e o atacante ficou com espaço para avançar ou tocar para Raphael Veiga, que entrava livre na área, mas ele tentou um chute e errou o alvo por muito.

O jogo estava tranquilo, até que aos 13 minutos Murilo vacilou ao não dar um bicão; o zagueiro foi empurrado por Róger Guedes, que ficou com a bola, avançou, entrou na área e caiu ao sentir o contado do Palmeirense. Pênalti duvidoso assinalado pelo árbitro e convertido pelo próprio Róger: 1 a 1. O Verdão sentiu o gol. Aos 19 minutos Adson ganhou de Scarpa e soltou a bomba no ângulo esquerdo de Weverton, que foi buscar.

Mostrando personalidade e maturidade, rapidamente o Palmeiras voltou a dominar a partida. Aos 22, Scarpa cobrou falta sofrida por Rony quase na risca da grande área, a bola bateu na barreira e saiu em escanteio. Após a cobrança do tiro de canto executada pelo próprio Scarpa, Rony cabeceou, Cássio não segurou e no rebote Danilo conferiu: 2 a 1.

Novamente a frente no placar – com justiça, o time do técnico Abel Ferreira conseguiu manter a posse de bola e segurou o ímpeto do adversário. Aos 34, o português promoveu as primeiras mexidas: Dudu e Scarpa deram lugar a Gabriel Veron e Breno Lopes, respectivamente. Aos 37 minutos Rony ajeitou para Marcos Rocha bater na mãos de Cássio.

Sem conseguir criar, o Corinthians arriscou uma bola de longe aos 39 minutos com João Vitor; Weverton estava atento e defendeu tranquilamente. Aos 40, mais duas mexidas no Palmeiras: Rony por Wesley, e Raphael Veiga por Jailson. Aos 43 minutos Róger Guedes voltou a levar vantagem em disputa com Murilo – desta vez legal, e cruzou; Weverton não conseguiu cortar e Giuliano escorou rente à trave.

Depois do susto, o Verdão redobrou a atenção e conseguiu chegar até os 49 minutos sem ser ameaçado. Com mais uma vitória em clássico – já tinha superado São Paulo e Santos, o Palmeiras chega a 29 pontos e dispara na liderança do Grupo C e assegura também a liderança geral do Paulista.

Domingo (20/3), às 16h, o Verdão visita o Red Bull Bragantino pela última rodada da primeira fase do estadual.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp