Por Eduardo Luiz
26/11/2024, 23h34

Time de Abel Ferreira sucumbiu mentalmente e taticamente a três rodadas pro fim; SAF carioca retoma a liderança e encaminha o título.

Palmeiras volta a pipocar em casa e se complica no Brasileirão
(Foto: Rafael Arantes/CBF)

Primeiro tempo

Com o mesmo time da vitória sobre o Atlético-GO, o Palmeiras iniciou o jogo sufocando o Botafogo. Logo no primeiro minuto Richard Ríos recebeu de Raphael Veiga e bateu prensado, facilitando a vida do goleiro. Aos 6, Veiga cobrou escanteio e Gómez perdeu gol incrível, já sem goleiro.

Aos 8 minutos o camisa 23 experimentou um chute de média distância mas mandou nas mãos do goleiro. Aos 9, Marcos Rocha cruzou para Rony, que se atirou na bola e finalizou mal, de canela. Para tentar equilibrar a partida, aos 17 minutos o árbitro inventou um escanteio para o Botafogo; após a cobrança, foi a vez do assistente dar um escanteio para o Botafogo, que desta vez aproveitou: o time visitante executou uma jogada ensaiada que terminou com Gregore finalizando no ângulo esquerdo de Weverton: 1 a 0.

Atrás no marcador, o Palmeiras teve a chance de responder imediatamente, mas Rony acertou a trave em finalização dentro da pequena área. Aos 30 minutos Estêvão soltou a bomba e o goleiro defendeu em dois tempos. Como o empate não saiu, o time ficou nervoso e passou a errar muitos passes, dando ao Botafogo a chance de ampliar.

Aos 43 minutos Almada arriscou da entrada da área e Weverton espalmou. Aos 44, foi a vez de Savarino testar o goleiro Palmeirense. O Verdão só voltou a levar perigo aos 45 minutos, quando Estêvão cruzou para Marcos Rocha cabecear no contrapé de Jhon, que conseguiu se esticar todo para evitar o empate. Aos 49, Veiga cobrou falta perto do travessão.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com López no lugar de Felipe Anderson. A intenção era pressionar o adversário, mas na prática não aconteceu. Aos 7 minutos Rony cruzou, a bola ganhou efeito e quase entrou. Aos 9, Marcos Rocha lançou López que se precipitou ao tentar um gol de cobertura.

Aos 10 minutos Estêvão cruzou para Rony, que escorou por cima do travessão. Aos 16, Abel foi para o tudo ou nada ao trocar Rony e Aníbal Moreno por Dudu e Maurício, respectivamente. Aos 21 minutos Marlon Freitas bateu colocado, por cima. Aos 23, antes de uma cobrança de escanteio, Marcos Rocha trocou empurrões com Igor Jesus e acabou acertando o rosto do adversário, sendo corretamente expulso pelo VAR.

Se com 11 a coisa já não andava, com 10… Aos 27 minutos Jhon cobrou rapidamente um tiro de meta, Igor Jesus tocou para Savarino que fez 2 a 0 sem ser marcado. O terceiro só não saiu na sequência porque Weverton fez milagre em chute de Almada.

Com o jogo e o título perdidos, o Abel resolveu recompor o sistema defensivo trocando Veiga por Mayke. Para piorar, Estêvão sentiu uma lesão aos 35 minutos e foi substituído por Gabriel Menino. Com o time morto em campo, aos 42, o Botafogo fez 3 a 0 com Adryelson. No apagar das luzes Richard Ríos acertou um chute de fora da área e descontou. Foi o de “honra”.

Com mais uma pipocada em casa o time de Abel Ferreira “entrega” a liderança pro Botafogo e praticamente se despede da chance de título.

Na próxima rodada o Palmeiras cumpre tabela contra o Cruzeiro. O jogo está marcado para 4/12 (quarta-feira), às 21h30, em Belo Horizonte.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Jornalista crava acerto do Palmeiras com Facundo Torres, atacante uruguaio

2. Notas de Palmeiras 0 x 1 Fluminense

3. Palmeiras termina o ano pagando mais um mico em casa

4. Base, jovens e sem medalhão: Abel avisa que Palmeiras não mudará perfil do elenco para 2025

5. Saiu a tabela do Mundial; veja quando e onde o Palmeiras vai jogar