Por Eduardo Luiz
13/03/2022, 20h32

Gol da vitória por 1 a 0 foi anotado de pênalti, na etapa inicial; Verdão desperdiçou muitas oportunidades e jogou todo segundo tempo com 1 jogador a mais.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem Murilo, Marcos Rocha, Piquerez, Danilo e Wesley, que foram titulares contra o São Paulo, o Palmeiras iniciou a partida pressionando o Santos. Aos 2 minutos Rony conseguiu um desarme mas teve a finalização bloqueada. Aos 10, Scarpa arriscou da entrada da área, nas mãos do goleiro.

Mesmo com muito mais posse de bola, o Verdão não conseguia criar chances claras. Aos 14 minutos Dudu recebeu de Raphael Veiga e cruzou; Auro desviou e João Paulo ficou com a bola. Aos 18, após boa jogada pelo lado direito do ataque, Mayke foi à linha de fundo e cruzou; Rony e Dudu não alcançaram por pouco. Aos 20 minutos Scarpa cruzou para Rony, que tentou de puxeta, para fora.

O Santos só foi conseguir passar do meio-campo aos 23 minutos, mas quando conseguiu levou perigo: Auro cruzou para Ricardo Goulart escorar no meio do gol, fácil para Weverton. A resposta do Palmeiras foi imediata: aos 24, Raphael Veiga girou pra cima da marcação e soltou a bomba, à direita do goleiro.

Aos 29 minutos outro susto: Lucas Barbosa dividiu com Jorge, levou a melhor e levantou na cabeça de Goulart, que mandou na trave; na sobra Weverton ficou com a bola e os dois se desentenderam. Novamente o Verdão foi rápido para responder. Ainda dentro do minuto 29 Mayke cruzou, a defesa santista vacilou e Rony concluiu de cabeça, mas João Paulo estava atento.

Controlando novamente por completo o jogo, o Palmeiras aumentou a pressão na reta final do primeiro tempo. Aos 32 minutos Scarpa bateu colocado, muito alto. Aos 36, Mayke cobrou lateral e Rony finalizou de bicicleta, para fora. Aos 44 minutos Mayke cruzou e Gómez escorou com estilo, parando em ótima defesa do goleiro. Após cobrança de escanteio, Dudu pegou rebote e chutou cruzado, com desvio, para fora.

Depois da nova cobrança do tiro de canto executada por Scarpa, Zé Rafael fuzilou, João Paulo defendeu e na sobra Velázquez – que pouco antes já tinha acertado um chute na cabeça de Rony, fez o mesmo com Kuscevic dentro da área. Pênalti bem marcado e expulsão bem aplicada ao zagueiro santista. Raphael Veiga foi para a cobrança e converteu: 1 a 0. Após gol o árbitro ainda deixou a bola rolar por mais 2 minutos, mas nada aconteceu.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para o segundo tempo tentando fazer valer o homem a mais em campo. Aos 3 minutos Zé Rafael cruzou, Dudu chegou chutando e Rony se atirou na bola praticamente debaixo da trave, mas mandou para fora. Aos 5, Jorge fez fila na defesa adversária, invadiu a área e tocou na saída do goleiro, que fez grande defesa.

Aos 9 minutos Weverton começou um contra-ataque ao lançar Dudu com perfeição; o atacante pedalou pra cima da marcação e rolou para Zé Rafael chutar por cima do travessão. Aos 12, Mayke sofreu uma torção de tornozelo muito feia e precisou ser substituído por Marcos Rocha.

Só dava Palmeiras. Aos 13 minutos, depois de boa jogada trabalhada por Jorge e Scarpa, a defesa do Santos se atrapalhou e Zé Rafael chutou rente à trave direita do goleiro. Aos 21, Abel promoveu duas alterações: Wesley entrou no lugar de Zé Rafael, e Atuesta substituiu Scarpa. Aos 24 minutos Dudu cruzou para Rony, livre na marca do pênalti, furar de maneira incrível.

O segundo gol do Palmeiras insistia em não sair. Aos 28 minutos novamente Dudu fez boa joga pelo lado direito do ataque e cruzou rasteiro; a defesa afastou parcialmente e na sobra Atuesta balançou a rede, mas pelo lado de fora. Aos 32, o técnico Abel Ferreira fez as últimas mexidas: Deyverson e Rafael Navarro entraram nas vagas de Raphael Veiga e Rony, respectivamente.

A partir das alterações, o Verdão manteve a posse de bola, mas não conseguiu mais criar chances claras de gol. E no final ainda tomou dois sustos: aos 45 minutos Gabriel Pirani arriscou de longe, a bola ganhou efeito e Weverton mandou para escanteio. Aos 47, Lucas Pires cruzou e Lucas Barbosa, sozinho, escorou por cima do travessão. E foi só.

Com a vitória o Palmeiras vai a 26 pontos e atinge o objetivo de se distanciar dos demais concorrentes pela liderança geral do Campeonato Paulista (o mais próximo tem 6 pontos menos).

A sequência de clássicos do Verdão vai terminar às 20h30 de quinta-feira (17/3) contra o Corinthians, novamente no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp