Por Eduardo Luiz
09/04/2023, 17h59

Verdão não tomou conhecimento do adversário e foi campeão com gols de Gabriel Menino (2), Endrick e López.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Conforme o esperado, o jogo começou com o Palmeiras procurando o gol e o Água Santa fazendo cera sempre que podia. Aos 3 minutos Dudu cruzou na cabeça de Murilo, que escorou por cima. Aos 7, foi a vez de Rony dar ótimo passe para o zagueiro finalizar, mas desta vez o goleiro evitou o gol.

Jogando nos erros do Verdão, como aconteceu em Barueri, a equipe visitante teve a primeira oportunidade aos 9 minutos: Gabriel Inocêncio aproveitou sobra da entrada da área em que Zé Rafael tirou o pé para soltar a bomba; a bola iria no ângulo esquerdo de Weverton, que foi buscar. O lance serviu para acordar de vez o time de Abel Ferreira.

Aos 15 minutos, em falta sofrida por Endrick, Gabriel Menino carimbou a barreira; a bola voltou para ele, que arriscou novamente, no canto direito baixo do goleiro, que nem se mexeu: 1 a 0. O gol incendiou ainda mais o Allianz Parque. Aos 20, Menino cobrou escanteio e a defesa quase fez contra. Aos 26, Dudu deu drible desmoralizante em seu marcador e cruzou sob medida para Gabriel Menino cabecear forte para fazer 2 a 0.

Perdendo até a possibilidade de pênaltis, o Água Santa abdicou da postura defensiva. Aos 33 minutos Zé Rafael cometeu falta perto da área, Luan Dias cobrou e Reginaldo quase aproveitou no segundo pau. O Palmeiras reagiu ao susto marcando outro gol. Aos 34, Menino enfiou para Rony dominar na área e chutar cruzado; o goleiro deu rebote e Endrick conferiu: 3 a 0.

A excelente vantagem não fez o Verdão diminuir o ritmo. Aos 36 minutos Gabriel Menino cruzou, Endrick resvalou e o goleiro mandou para escanteio. Aos 38, após ser atingido involuntariamente no queixo por Didi, Dudu revidou com um soco nas costas do adversário. O lance deu início a uma confusão generalizada – no meio Raphael Veiga foi agredido. Após ser chamado para ir ao VAR, no entanto, Raphael Claus manteve apenas o cartão amarelo ao camisa 7 Palmeirense.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Palmeiras seguiu controlando o jogo. Aos 44, Gabriel Menino, inspirado, girou pra cima da marcação, avançou e soltou a bomba; Ygor espalmou. Após a cobrança de escanteio executada por Raphael Veiga, Gómez foi no terceiro andar e escorou por cima.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Em função da ótima vantagem que construiu no primeiro tempo, o Palmeiras voltou para a etapa final num ritmo mais cadenciado, dando mais espaços para o Água Santa. Aos 3 minutos Gabriel Inocêncio arriscou de longe, torto, para fora. Aos 11, Todinho também tentou a sorte de fora da área, sem direção.

Aos 13 minutos Kadí teve espaço para construir a jogada e descolar bom cruzamento para Todinho, que chegou um instante atrasado. Para não dar chance ao azar, aos 18 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu três alterações de uma vez: Raphael Veiga, Dudu e Endrick deram lugar a Fabinho, López e Garcia, respectivamente. Aos 20, Todinho experimentou de fora da área e mandou por cima do travessão.

A primeira finalização alviverde no segundo tempo surgiu apenas aos 23 minutos com Gabriel Menino, e não ofereceu perigo algum a Ygor, já que o volante isolou após dominar na área. Aos 27, em contra-ataque, saiu o quarto gol. Zé Rafael roubou a bola, López tocou para Rony e recebeu de volta do camisa 10; já na área, o argentino tinha a opção de tocar para Zé Rafael livre, mas preferiu driblar o zagueiro e chutar rasteiro para fazer 4 a 0.

Com o jogo resolvido, aos 36 minutos Abel promoveu mais uma alteração: Gabriel Menino, ovacionado, deu lugar a Jhon Jhon. Aos 43 o garoto deu bom passe para Rony, que cara a cara com o goleiro finalizou de bico, para fora. Logo depois ele foi substituído por Breno Lopes. O “Rei dos Acréscimos”, desta vez, não teve tempo para deixar o seu porque o árbitro encerrou a partida aos 48.

E com outro 4 a 0 numa final, repetindo 2022 diante do São Paulo, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista pela 27ª vez na história.

É CAMPEÃO! DE NOVO!

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Verdão multicampeão volta a campo na quarta-feira (12/4) para enfrentar o Tombense, pela estreia da Copa do Brasil. O jogo será realizado no Allianz Parque, às 20h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp