Por Eduardo Luiz
30/07/2023, 17h57

Rony (2), Murilo e Artur fizeram os gols da vitória por 4 a 1; Verdão vai a 31 pontos e assume a terceira colocação de maneira provisória.

Palmeiras goleia o América-MG em Belo Horizonte e confirma reação no Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Mayke e Gabriel Menino novamente de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo num ritmo cadenciado, vendo o América-MG tomar a iniciativa. A equipe da casa, no entanto, não conseguia transformar a superioridade em oportunidades de gol. Para piorar, foi vazado na primeira investida do Verdão: aos 17 minutos Rony sofreu falta, Gabriel Menino cobrou e Murilo desviou de cabeça para fazer 1 a 0.

O gol fez a equipe de Abel Ferreira entrar na partida. Aos 22 minutos Artur enfiou para Rony, que ficou sem ângulo e ainda foi bloqueado por Éder. Aos 24, Artur deu outro bom passe, desta vez para Mayke, que cruzou forte demais buscando o camisa 10.

Aos 25 minutos, depois de bate-rebate na área, Gómez ajeitou para Rony dominar e tocar na saída do goleiro: 2 a 0. Com a vantagem confortável no placar, o Palmeiras repetiu postura que virou comum nos últimos jogos: recuou. “Convidado” a atacar, o América-MG encontrou um gol aos 38 minutos: Nicolas cobrou falta de muito longe e a bola desviou em Gabriel Menino antes de entrar: 2 a 1.

O Verdão chegou ao terceiro gol aos 45 minutos com Zé Rafael, mas foi corretamente anulado por impedimento de Raphael Veiga, que fez uma espécie de corta-luz no chute. No acréscimo o América-MG partiu para cima e teve duas boas chances para empatar, ambas aos 50 minutos. Primeiro Pedrinho aproveitou escorregada de Mayke e chutou rasteiro, parando em Weverton, que afastou mal. A jogada prosseguiu, Benítez recebeu na área e deixou Mastriani em ótima condição, mas o centroavante finalizou para fora.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Para evitar novos sustos, o Palmeiras iniciou a etapa final procurando o ataque, embora a primeira finalização tenha sido do América-MG, aos 4 minutos, com Martinez – Weverton defendeu. Aos 7, Mayke levantou na cabeça de Artur, que aproveitou saída errada do goleiro para fazer 3 a 1.

A torcida alviverde presente em bom número à Arena Independência ainda comemorava quando aos 13 minutos saiu o quarto gol: Raphael Veiga deu passe de primeira para Rony limpar o zagueiro e fuzilar. Em campo o assistente anulou, mas o VAR corrigiu e validou: 4 a 1. Pouco depois, aos 19, Abel trocou Zé Rafael por Richard Ríos, e Mayke por Marcos Rocha.

Em busca do terceiro gol da tarde, Rony teve boa chance aos 19 minutos, mas isolou. Aos 23, Pedrinho arrancou do campo de defesa até a entrada da área, de onde chutou nas mãos de Weverton. Aos 29 minutos o Palmeiras mexeu mais três vezes. Deixaram o jogo Rony, Raphael Veiga e Artur para as entradas de López, Luis Guilherme e Breno Lopes, respectivamente.

Seis minutos depois de entrarem, Luis Guilherme e Breno Lopes criaram uma boa chance para fazer o quinto, mas o goleiro defendeu o chute do atacante. Aos 37, Marcos Rocha tocou para Luis Guilherme, que teve o chute interceptado por Éder. Aos 41 minutos Breno, do América-MG, finalizou de primeira da entrada da área e Weverton tirou com os olhos.

No contra-ataque o Breno do Palmeiras fez o goleiro trabalhar num chute colocado. O escanteio não resultou em nada. Depois de 4 minutos de acréscimo o árbitro encerrou o jogo. Com a vitória fora de casa o Palmeiras confirma a reação no Brasileirão, vai a 31 pontos e volta ao G4.

Agora o Verdão muda o foco pra Libertadores. Quarta-feira (02/8), às 21h30, acontece o jogo de ida das oitavas de final contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

2. VAR errou ao traçar a linha? Abel questiona gol anulado do Palmeiras

3. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

4. Arsenal cogita negociar Gabriel Jesus e torcida do Palmeiras se anima; saiba salário do atacante

5. Mãe de Endrick se despede do Palmeiras: “Saudades que ficarão para sempre”