Por Eduardo Luiz
15/04/2023, 18h08

Time de Abel Ferreira saiu na frente com gol de Endrick, sofreu o empate, mas buscou o resultado com López, que marcou pelo 4º jogo seguido.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Murilo e Artur de novidades no time titular, o Palmeiras iniciou o jogo tomando um susto: logo na saída de bola, aos 14 segundos, Deyverson bloqueou tentativa de chute de Gustavo Gómez, ficou com a bola e tocou para Ceppelini, que bateu colocado, nas mãos de Weverton.

A resposta do Verdão à chance relâmpago criada pelo adversário foi fazer 1 a 0. Aos 4 minutos López inverteu para Dudu, que penteou e cruzou sob medida para Endrick apenas empurrar para o fundo da rede, gol que precisou ser validado pelo VAR. Em vantagem no placar, o time do técnico Abel Ferreira seguiu controlando a partida, mas numa intensidade menor.

Aos 15 minutos Dudu voltou a aparecer bem pelo lado esquerdo do ataque, desta vez descolando bom passe para López, que dominou e bateu rente à trave esquerda do goleiro, com desvio, mas o árbitro ignorou o escanteio. Depois da finalização aos 14 segundos, o Cuiabá só voltou a concluir uma jogada aos 16 minutos com Emerson, que errou o alvo por muito.

Titular como ponta direita, Artur teve boa chance para fazer 2 a 0 aos 21 minutos; nas duas primeiras tentativas de finalização ele carimbou o zagueiro, mas na terceira ele conseguiu, só que mandou para fora. Aos 25, o camisa 14 fez boa jogada e tocou para Gabriel Menino chutar por cima do travessão.

Após um breve período sem nenhum lance de perigo, as 37, o Cuiabá finalizou com Jonathan Cafu, para fora. Aos 42 minutos López pegou sobra dentro da área e bateu fraco, fácil para Valter. No lance seguinte o adversário teve um escanteio que terminou com Deyverson subindo mais que Gómez e escorando para fora.

Nos exagerados 7 minutos de acréscimo primeiro deu tempo do técnico Abel Ferreira ser expulso por reclamação, depois para o Cuiabá empatar com Raniele após cruzamento de Jonathan Cafu. Com 1 a 1 no placar o jogo foi para o intervalo.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final tentando reimprimir o mesmo ritmo do começo do jogo. Com 1 minuto Dudu, que passou a atuar pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para a área, onde López e Endrick trombaram. Aos 3, Vanderlan levou uma mão no rosto no campo de defesa e o árbitro parou o jogo, mas deu falta para o Cuiabá, que cobrou rápido; Deyverson percebeu Weverton fora do gol e chutou; a bola tirou tinta da trave.

Aos 11 minutos Filipe Augusto, que tinha recebido cartão amarelo pouco antes por reclamação, cometeu falta dura em Gabriel Menino e foi corretamente expulso. Com 1 jogador a mais o Palmeiras intensificou a pressão. Aos 15, Abel trocou Endrick por Rafael Navarro, que entrou bem. Aos 17 minutos Dudu recebeu de Artur e cruzou para Navarro, que parou em ótima defesa do goleiro.

Querendo jogo, as 19 minutos Rafael Navarro trabalhou como “garçom” ao dar passe preciso para López, que foi travado na hora da finalização. A jogada prosseguiu, o Verdão seguiu no ataque e conseguiu fazer o segundo gol: Vanderlan cruzou, López dominou e chutou rasteiro: 2 a 1.

Após fazer o segundo gol, e talvez para aproveitar a vantagem numérica em campo, o Palmeiras diminuiu o ritmo. Aos 28 minutos, Abel Ferreira promoveu mais duas alterações: Artur por Breno Lopes, e Gabriel Menino por Richard Ríos. Aos 34, o Cuiabá puxou contra-ataque que terminou com Quagliata chutando com perigo à direita da meta de Weverton.

Imediatamente depois do susto, aos 35 minutos, Abel trocou Zé Rafael por Fabinho. Aproveitando a parada, Luis Guilherme também foi a campo no lugar de López. Aos 37, a defesa adversária saiu jogando errado, Dudu ficou com a bola e soltou a bomba da entrada da área, na trave.

Aos 42 minutos Dudu cobrou escanteio e Navarro escorou à direita do goleiro, que tirou com os olhos. Aos 44, Fabinho arriscou de fora da área, por cima. No lance seguinte o Palmeiras tinha a bola dominada por duas vezes no campo de defesa, mas perdeu. O Cuiabá ganhou escanteio que só não resultou no gol de empate porque Weverton fez milagre em cabeçada de Matheus Alexandre.

A exemplo do primeiro tempo, no segundo o árbitro também deu 7 minutos de acréscimo, mas desta vez o Verdão manteve o foco e não foi mais ameaçado. Com vitória por 2 a 1, o Palmeiras deu largada na campanha rumo ao 12º Brasileirão.

Quinta-feira (20/4) o Verdão recebe o Cerro Porteño pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Com o Allianz Parque reservado para um festival de rock, o jogo será disputado no Morumbi, às 21h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp