Por Eduardo Luiz
20/05/2023, 22h59
Verdão pouco ameaçou o rival, que também não levou perigo. Com o 0 a 0 time de Abel Ferreira vai a 15 pontos, 3 a menos que o líder.
Primeiro tempo
O clássico começou equilibrado na Vila Belmiro, mas no aspecto defensivo, com as duas equipes se respeitando demais, panorama que só foi mudar a partir dos 13 minutos, quando Gabriel Menino recebeu de Dudu e chutou de rosca, na trave. A partir de então o Palmeiras esboçou um domínio, mas sem ser muito efetivo.
Aos 18 minutos Rony se precipitou ao chutar cruzado da entrada da área tendo várias opções de passe. A primeira finalização do Santos surgiu aos 19: Deivid ganhou de Gómez e soltou a bomba, sem direção. Aos 28 minutos Gabriel Menino voltou a tentar a sorte de fora de área e viu a bola tirar tinta do ângulo direito do goleiro.
Dos 30 aos 40 minutos a partida voltou ao ritmo dos minutos iniciais, com os dois times mais preocupados em não levar gol do que em marcar um.
No final do primeiro tempo o Santos resolveu tomar a iniciativa e conseguiu três finalizações seguidas, aos 40, 44 e 46 minutos; em duas Weverton mandou para escanteio, e na última Deivid bateu para fora, sem perigo para o camisa 21 Palmeirense.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para a etapa final sem Gustavo Gómez, que na metade do primeiro tempo sofreu uma pancada rosto em dividida com Lucas Lina. Naves entrou no lugar do capitão, e Luan herdou a faixa. Aos 2 minutos Dudu arrancou, fintou seu marcador e bateu por cima.
Aos 5 minutos Mayke recuperou a bola no campo de ataque, cruzou, a defesa cortou, e a bola sobrou para Raphael Veiga, que de direita chutou desequilibrado, parando no goleiro. Rony, livre ao seu lado, e Dudu, na marca do pênalti, ficaram reclamando o passe. No contra-ataque o Santos chegou com Deivid, mas Weverton defendeu sem problemas.
Pouco participativo, Rony deixou a partida aos 16 minutos; Endrick entrou na vaga do camisa 10. Como nada aconteceu, pouco depois, aos 23, João Martins trocou Raphael Veiga e Artur por Richard Ríos e Luis Guilherme, respectivamente. Aos 29 minutos o Santos teve um escanteio a seu favor que terminou com Maicon escorando nas mãos de Weverton.
Tentando tirar proveito de um Palmeiras nitidamente cansado, o time da casa teve outra chance aos 37 minutos: Deivid recebeu na entrada da área, girou e bateu para fora. Logo na sequência Dudu deu lugar a Breno Lopes, que não conseguiu repetir a estrela da final da Libertadores de 2020, já que depois da sua entrada aconteceu apenas 1 finalização no jogo, de Gabriel Menino, aos 48, fácil para João Paulo.
Com o empate na Vila Belmiro o Verdão vai a 15 pontos e vê o Botafogo abrir 3 de vantagem na liderança do Brasileirão e ainda pode perder a segunda colocação se o Cruzeiro derrotar o Cuiabá na segunda-feira.
Quarta-feira (24/5) o Palmeiras enfrenta o Cerro Porteño pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo será disputado no Paraguai, às 19h (de Brasília).
Notícias relacionadas:
- Notas de Santos 0 x 0 Palmeiras
- Ficha técnica de Santos 0 x 0 Palmeiras
- João Martins admite atuação apagada do Palmeiras no clássico e evita culpar cansaço
- Gómez passa por exames após choque na cabeça e será reavaliado para jogo da Libertadores
- Luan vê atuação ruim do Palmeiras contra o Santos mas aponta fator positivo: “Baliza zero”
- Palmeiras chega a 9 jogos sem perder clássicos estaduais; veja série
- Brasileirão: resultados de sábado + classificação atualizada
Siga o canal do PTD no WhatsApp