Por Eduardo Luiz
29/04/2023, 20h30

Time de Abel Ferreira foi superior ao rival e saiu vencedor com gols de Murilo e Raphael Veiga; Verdão divide a liderança do Brasileirão com o Fortaleza.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Raphael Veiga e Rony de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Aos 3 minutos Piquerez tabelou com Dudu e cruzou rasteiro para a área, onde não tinha ninguém de verde. Aos 6, Artur foi empurrado dentro da área; pênalti claro sonegado pelo árbitro e pelo VAR.

A primeira investida do Corinthians surgiu apenas aos 9 minutos: Adson arriscou de fora da área, nas mãos de Weverton. Aos 15, Raphael Veiga cobrou escanteio, Murilo foi no terceiro andar e escorou no ângulo direito de Cássio: golaço! 1 a 0. Em vantagem, o Verdão seguiu superior. Aos 21 minutos Veiga soltou a bomba, a bola desviou e morreu nas mãos do goleiro.

Aos 27 minutos foi a vez de Artur experimentar de média distância, e dessa vez com perigo para a meta de Cássio. Aos 30, Zé finalizou de canhota e o goleiro fez boa defesa. Dois minutos depois Gabriel Menino bateu rasteiro, para fora. De tanto insistir, o Palmeiras chegou ao segundo gol aos 35: Dudu recebe pelo lado esquerdo e tocou para Raphael Veiga, que teve o primeiro chute bloqueado por Roni; na sobra, porém, ninguém atrapalhou o camisa 23: 2 a 0. Na comemoração rolou homenagem a Valdivia com o famoso “chororô”.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Corinthians esboçou uma reação, mas o que de melhor conseguiu foi uma conclusão de Adson nas mãos de Weverton após bate-rebate na área, aos 38. Antes do intervalo o Verdão chegou mais duas vezes, em dois contra-ataques; aos 41 minutos Gabriel Menino chutou por cima, e aos 49, Veiga concluiu para fora.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações, mas com outra atitude, já que passou a esperar pelo Corinthians, que por sua vez encontrava muita dificuldade de criação. Diante desse cenário, a primeira finalização surgiu apenas aos 17 minutos: Maycon, já dentro da área, bateu e Murilo bloqueou.

Aos 18 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras alterações: Raphael Veiga por Jhon Jhon, e Rony por Rafael Navarro. Dois minutos depois de entrar, Navarro acertou a trave após cruzamento de Artur. Aos 24, Mayke também deixou o jogo; Garcia entrou em seu lugar.

O clássico estava completamente controlado pelo Verdão quando aos 30 minutos o Corinthians diminuiu: Róger Guedes cobrou escanteio e Piquerez fez contra: 2 a 1. Com o susto, o time acordou. Aos 32 minutos Gabriel Menino chutou perto à trave esquerda de Cássio. Aos 35, Dudu recebeu lindo passe de Navarro e ajeitou para Jhon Jhon soltar a bomba e parar em milagre do goleiro.

O terceiro gol estava maduro: aos 35 minutos Piquerez cruzou, a bola ganhou efeito e quase entrou no ângulo. Aos 38 minutos o Corinthians puxou um contra-ataque que terminou com Paulinho dominando livre na área e chutando rente ao travessão. Logo na sequência Abel mexeu mais duas vezes: Zé Rafael e Artur deram lugar a Richard Ríos e Giovani, respectivamente.

Dois minutos depois de entrar, Giovani criou uma boa jogada: ele recebeu pelo lado direito do ataque, encarou a marcação, entrou na área e bateu colocado, para fora. Nos últimos 11 minutos do clássico, sendo os 4 regulamentares e 7 de acréscimo, o rival ficou mais com a bola, mas sem conseguir criar uma chance clara para o empate.

Com a vitória sobre o Corinthians, uma rotina nos últimos anos, o Palmeiras vai a 7 pontos e divide a liderança do Brasileirão com o Fortaleza.

O Verdão volta a campo na quarta-feira (03/5) para enfrentar o Barcelona, pela Libertadores. O jogo acontecerá no Equador, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp