Por Eduardo Luiz
13/05/2023, 20h34
Em pleno Allianz Parque, Verdão fica no a 1 a 1 com a equipe de Bragança Paulista e vai a 14 pontos, mantendo a segunda colocação; Botafogo pode abrir 4 de vantagem.
Primeiro tempo
Com Vanderlan no lugar de Piquerez, e Fabinho na vaga de Zé Rafael, ambos suspensos, o Palmeiras iniciou o jogo tomando um susto. Logo no primeiro minuto Matheus Fernandes cruzou e Erick Ramires apareceu livre entre Gómez e Luan para finalizar para fora. A resposta do Verdão veio aos 7: Artur cruzou para Raphael Veiga chutar rasteiro; a bola tinha direção, mas o zagueiro interceptou.
Aos 13 minutos, em jogada ensaiada de escanteio, Gabriel Menino rolou para Veiga bater colocado, rente à trave direita do goleiro. Aos 15, Veiga cruzou e Gómez escorou de cabeça, por cima. O jogo era aberto. Aos 24 minutos Juninho Capixaba cruzou e Eduardo Sasha finalizou com perigo, à esquerda de Weverton.
A bola parada alviverde quase funcionou aos 27 minutos: Raphael Veiga cobrou escanteio, Luan subiu mais que a zaga e escorou no travessão. Aos 30, pelo lado direito do ataque – inverteu com Artur, Dudu cruzou fechado demais e a bola saiu em tiro de meta. Dois minutos depois, após sobra na entrada da área, Gabriel Menino finalizou e parou em ótima defesa de Cleiton.
A reta final do primeiro tempo foi menos intensa. A melhor oportunidade foi para o Verdão, aos 41 minutos: Vanderlan cruzou para Raphael Veiga chegar chutando, mas novamente a defesa interceptou uma conclusão que teria direção.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
Sem mudanças, o Palmeiras voltou para o segundo tempo apostando na mudança de atitude. Aos 3 minutos Raphael Veiga chutou de longe, a bola ganhou efeito e o goleiro mandou para escanteio. Após a cobrança executada pelo próprio camisa 23, Rony desviou de cabeça, Cleiton espalmou e na sobra Artur mandou na trave.
O Red Bull Bragantino só foi responder aos 13 minutos: Erick Ramires recebeu de Vitinho e chutou de média distância, nas mãos de Weverton. Aos 14, Dudu tocou para Raphael Veiga bater com o pé ruim, mas o goleiro defendeu. Num contra-ataque, aos 16, a equipe visitante voltou a levar perigo: Vitinho soltou a bomba e Weverton defendeu de manchete.
Como o gol não saiu, aos 17 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras alterações: Breno Lopes e Endrick entraram nos lugares de Dudu e Rony, respectivamente. Dois minutos depois o Verdão abriu o placar, mas sem participação dos novatos: Raphael Veiga cobrou escanteio, Gómez fez a casquinha e Artur completou de cabeça: 1 a 0.
À frente no placar, o Verdão desperdiçou a oportunidade de matar o jogo. Aos 21, Breno Lopes arrancou em contra-ataque e quis fazer tudo sozinho ao invés de tocar para Veiga ou Endrick. Aos 23, o Palmeiras reclamou um pênalti de Cleiton em Endrick numa jogada que o árbitro acabou assinalando falta do atacante.
E como quem não faz toma… Aos 25 minutos Fabinho Capixaba percebeu Weverton mal posicionado e arriscou de longe, acertando um belo chute: 1 a 1. Depois do empate o jogo virou pelada. Com os dois times abertos, os ataques passaram a desperdiçar muitas chances. Aos 30, Veiga deu bom passe para Endrick chutar rasteiro e parar em boa defesa do goleiro. Logo na sequência Abel mexeu de novo: Artur por Tabata, e Fabinho por Richard Ríos.
Aos 35 minutos Mosquera chutou cruzado, à direita de Weverton. Aos 36, Ríos fez boa jogada, invadiu a área mas chutou por cima. No lance seguinte Tabata tocou para Endrick, que concluiu para fora. Aos 38, Abel Ferreira promoveu a última alteração: Raphael Veiga deu lugar a López.
Sem seu principal articulador e sem os pontas titulares, o Palmeiras não conseguiu mais criar nada. No final, aos 47 minutos, escapou de sair derrotado após tabela entre Eduardo Sasha e Alerrando em que o atacante chutou para fora mesmo cara a cara com Weverton. E foi só.
O empate em casa encerra uma série de 10 resultados positivos seguidos, tira a chance do Verdão assumir a liderança do Brasileirão e ainda permite aproximação de outras equipes.
Agora o Palmeiras muda o foco pra Copa do Brasil. Na quarta-feira (17/5), às 19h, acontece o jogo de ida das oitavas de final contra o Fortaleza, no Allianz Parque.
Notícias relacionadas:
- Notas de Palmeiras 1 x 1 Red Bull Bragantino
- Ficha técnica de Palmeiras 1 x 1 Red Bull Bragantino
- Assista ao gol de Artur contra o Red Bull Bragantino
- Abel lamenta chances perdidas contra o Red Bull Bragantino, não vê desgaste físico e isenta Weverton
- Artur comemora primeiro gol em casa mas lamenta pontos perdidos
- Cadê o VAR? Veja o pênalti em Endrick sonegado pela arbitragem da CBF
- Brasileirão: resultados de sábado + classificação atualizada
Siga o canal do PTD no WhatsApp