Por Eduardo Luiz
14/11/2021, 20h19

Time do técnico Abel Ferreira jogou mal e acabou superado fora de casa; derrota encerra série positiva e custa a segunda colocação do Brasileirão.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Mayke e Felipe Melo de novidades no time titular – nos lugares de Marcos Rocha e Danilo, respectivamente, o Palmeiras iniciou o jogo num ritmo cadenciado, postura parecida com a do Fluminense. Esse panorama começou a mudar a partir dos 10 minutos, quando Zé Rafael cometeu falta perto da área. Após a cobrança de Arias, Fred escorou por cima do travessão.

A chance criada pela equipe carioca foi a senha para o Verdão acordar. Aos 15 minutos Raphael Veiga chutou fraco, o goleiro deu rebote nos pés de Rony, que por duas vezes chutou em cima do adversário, perdendo chance incrível. Após a cobrança de escanteio, a bola sobrou para Dudu, que bateu por cima.

Aos 27 minutos, após outro escanteio, a bola sobrou novamente para Dudu, que desta vez acertou um chute espetacular no ângulo esquerdo goleiro. GOLAÇO. 1 a 0. De maneira ridícula e inacreditável, o VAR sugeriu ao árbitro que anulasse por suposto impedimento de Luan e Kuscevic, que de maneira alguma atrapalharam na jogada. Mas Caio Max Augusto Vieira teve bom senso e confirmou o gol.

Atrás no placar, o Fluminense mudou de postura e passou a rondar mais a área Palmeirense, mas sem conseguir criar uma chance clara para tentar o empate. E com mais espaços para contra-atacar, o Verdão teve a chance para fazer 2 a 0 aos 42: Zé Rafael roubou a bola, avançou um pouco e tocou para Scarpa, que puxou para dentro e bateu colocado rente à trave direita de Marcos Felipe. Nos minutos finais do primeiro tempo o jogo ficou tenso e dois jogadores receberam amarelo, um de cada lado: Fred e Dudu.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Com Gabriel Menino no lugar de Mayke, o Palmeiras voltou dormindo para o segundo tempo. Aos 23 segundos Yago Felipe carregou a bola até a entrada da área sem ser incomodado e chutou; Luan desviou de maneira involuntária e tirou de Weverton: 1 a 1. Aos 10 minutos Scarpa cobrou falta e exigiu boa defesa do goleiro.

Aos 12 minutos Victor Luis cometeu pênalti em Lucca, mas a marcação foi anulada pelo VAR porque no início da jogada Raphael Veiga sofreu falta clara. Foram 4 minutos de paralisação. Ainda antes do reinício, o técnico Abel Ferreira trocou Felipe Melo por Danilo Barbosa. Em sua primeira participação no jogo, Danilo deu bom passe para Scarpa chutar com perigo, à esquerda do goleiro.

A partida era movimentada. Aos 20 minutos David Braz cobrou uma falta de muito longe e fez Weverton ir buscar no ângulo direito. Uma defesaça. Aos 24, Gabriel Teixeira cruzou e Fred, desequilibrado, escorou para fora. No minuto seguinte mais duas mexidas no Verdão: Danilo e Breno Lopes substituíram Zé Rafael e Raphael Veiga, respectivamente. Aos 27 minutos um susto: Danilo Barbosa tentou recuar para Weverton mas errou feio; Lucca foi mais esperto que Luan, ficou com a bola mas por sorte chutou por cima.

Para tentar ganhar o jogo num contra-ataque, aos 36 minutos Abel trocou Scarpa por Gabriel Veron. Seis minutos depois o gol saiu. Para o Fluminense. Cazares ganhou de Victor Luis e tocou para Yago Felipe chutar no canto esquerdo de Weverton: 2 a 1. Dois minutos depois outro vacilo do camisa 26 perto da área, mas dessa vez Kennedy parou na trave.

Sem poder de reação, o Verdão ainda perdeu Dudu, expulso pelo recebimento do segundo cartão amarelo, aos 48 minutos. Depois disso a equipe carioca administrou o resultado. A derrota no Maracanã encerra uma série de 6 vitórias seguidas e custa a segunda colocação do Brasileirão.

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (17/11) para enfrentar o São Paulo, no Allianz Parque. O clássico está marcado para 20h30.

Notícias relacionadas: