Por Eduardo Luiz
03/10/2022, 21h57

Gols do Verdão foram anotados por Scarpa, Mayke e Dudu; time de Abel Ferreira chega a 63 pontos e aumenta gordura na liderança do Brasileirão.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com os retornos de Weverton, Gómez, Zé Rafael e Danilo, e com Mayke mantido como ponta-direita, o Palmeiras iniciou o jogo parecendo ser o mandante. Logo aos 2 minutos Marcos Rocha deu ótimo passe para Dudu, que não dominou. Aos 5, Gustavo Scarpa cobrou escanteio, e Adryelson desviou contra a própria meta, por cima do travessão. Aos 9, o camisa 14 cobrou falta sofrida por Rony e fez o goleiro trabalhar.

A primeira investida do Botafogo surgiu aos 10 minutos após desatenção do sistema defensivo alviverde: a equipe carioca cobrou rápido uma falta e o lance terminou com Jeffinho chutando de rosca, à esquerda de Weverton. Aos 13, Marcos Rocha cruzou na cabeça de Rony, que escorou por cima. Dois minutos depois o camisa 10 ajeitou para Zé Rafael chutar na trave.

E como quem não faz toma… Aos 19 minutos Saravia passou por Zé Rafael e tocou para Tiquinho Soares bater de primeira, no canto esquerdo de Weverton: 1 a 0. A resposta alviverde não demorou. Aos 22 minutos Zé Rafael recebeu na área e Gabriel Pires, na tentativa de desarmar o volante Palmeirense, levou a mão à bola de maneira deliberada; o árbitro não assinalou o pênalti, mas o VAR indicou o lance para revisão. Diante das imagens, o juiz marcou a penalidade, que foi convertida por Scarpa: 1 a 1.

O jogo ficou aberto. Aos 29 minutos Júnior Santos fintou Piquerez e bateu colocado buscando o canto direito baixo de Weverton, que pulou na bola e viu ela tirar tinta da trave. Aos 31, a bola sobrou para Dudu dentro da área, e ele bateu com desvio, para fora. Aos 33 minutos Scarpa descolou ótimo passe para Marcos Rocha, que se afobou e acabou cruzando/chutando nas mãos do goleiro.

Aos 35 minutos Piquerez fez linda jogada pelo lado esquerdo, driblou duas vezes seu marcador e bateu cruzado; Mayke se atirou na bola para fazer 2 a 1. Em vantagem no placar, o Verdão conseguiu manter a posse de bola e diminuiu um pouco o ritmo. Aos 37, Dudu ajeitou para Scarpa bater colocado, para fora. Antes do movimentado primeiro tempo acabar, aos 46 minutos, deu tempo para Marcos Rocha conseguir um providencial desarme em Eduardo após passe de Jeffinho; o meia finalizaria cara a cara com Weverton.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final no mesmo ritmo do primeiro tempo e com a marcação mais encaixada. Diante desse panorama, o domínio alviverde passou a ser completo. Aos 2 minutos, após bola recuperada na intermediária, Dudu abriu para Marcos Rocha, que cruzou rasteiro buscando a infiltração do camisa 7, mas a defesa cortou. Aos 7, Mayke cruzou para Dudu, que ao tentar dominar tirou de Piquerez.

Só dava Palmeiras. Aos 14 minutos Zé Rafael deixou Mayke na cara do goleiro, que fechou bem o ângulo e fez a defesa. Não deu tempo para a torcida da casa respirar aliviada. Ainda dentro do minuto 14 o Verdão recuperou a bola e chegou ao terceiro gol: Dudu iniciou a jogada, Rony cruzou, Danilo tentou dominar e a bola escapou justamente nos pés de Dudu: 3 a 1.

Mesmo com uma vantagem confortável, o Palmeiras seguiu no ataque. Aos 18 minutos, após levantamento na área, Zé Rafael escorou fraco, fácil para o goleiro. Cinco minutos mais tarde, ainda no campo de ataque, o camisa 8 se atirou num adversário para impedir contra-ataque, e como já tinha cartão amarelo foi corretamente expulso.

Com um jogador a menos, o técnico Abel Ferreira resolveu mexer. Aos 26 minutos deixaram a partida Dudu, Scarpa e Rony para as entradas de Gabriel Menino, Atuesta e Rafael Navarro, respectivamente. Pouco depois, aos 32, Mayke deu lugar a Kuscevic. Em vantagem numérica, o Botafogo só foi conseguir finalizar aos 37 minutos com Gustavo Sauer, que errou o alvo por muito.

Cansado, Piquerez deixou o jogo aos 39 minutos. Vanderlan entrou em seu lugar. Aos 42, após bate-rebate na área, Tiquinho finalizou prensado, sem problema para Weverton. Nos acréscimos o Verdão ainda criou duas boas chances, com Rafael Navarro, que finalizou em cima do zagueiro após grande jogada de Vanderlan, e com Gabriel Menino num chute cruzado, para fora. E foi “só”.

Com mais uma vitória fora de casa o Palmeiras vai a 63 pontos e abre 10 de vantagem para o segundo colocado do Brasileirão, o Internacional. Restam 9 rodadas.

Na quinta-feira (06/10) o Verdão recebe o Coritiba, no Allianz Parque. O jogo está marcado para 19h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp