Por Eduardo Luiz
18/09/2022, 20h28

Gol da vitória por 1 a 0, anotado por Merentiel, aconteceu após expulsão de Danilo; Palmeiras vai a 57 pontos e abre 9 de vantagem para o segundo colocado.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repetindo o time que derrotou o Juventude, o Palmeiras iniciou o jogo encontrando dificuldades para superar a boa marcação promovida pelo Santos. Aos 6 minutos Piquerez levou cotovelada no rosto dentro da área, mas a arbitragem mandou seguir. Aos 8, o uruguaio cruzou para Rony, que perdeu no tempo de bola para o goleiro. Aos 9 minutos o rival chegou pela primeira vez: Felipe Jonatan cobrou escanteio e Eduardo Bauermann cabeceou nas mãos de Weverton.

O clássico era equilibrado. Aos 16 minutos o Verdão trabalhou bem a bola no ataque com Dudu, Zé Rafael e Piquerez, que cruzou rasteiro com muita força para dentro da área, onde não tinha ninguém de verde. Aos 21, Dudu perdeu a bola na intermediária e o Santos foi rápido para contra-atacar; Lucas Braga arriscou da entrada da área e exigiu boa defesa de Weverton.

Aos 24 minutos Scarpa cruzou para Dudu, que teve a cabeçada bloqueada por Madson. Aos 27, o lateral santista foi ao ataque e cruzou para Marcos Leonardo finalizar de cabeça, para fora. Após um breve período sem emoção, o Palmeiras voltou a levar perigo aos 38 minutos: Tabata iniciou a jogada que terminou com Dudu chutando forte, por baixo, mas parando em João Paulo.

Nos minutos finais da etapa inicial o time do técnico Abel Ferreira manteve a posse de bola, mas só conseguiu criar mais uma chance, aos 44, com Zé Rafael, que bateu de primeira, de esquerda, nas mãos do goleiro.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final sem mudanças e também sem conseguir mudar a atitude. Diante desse cenário, o jogo seguiu perigoso. Aos 2 minutos Solteldo arrancou sem ser parado por nenhum Palmeirense até a entrada da área, de onde bateu com perigo, para fora. A resposta alviverde veio aos 6: Scarpa cruzou para Zé Rafael bater de primeira, por cima.

Aos 10 minutos, Dudu foi à linha de fundo e cruzou para Scarpa ter a finalização bloqueada; na sobra Tabata bateu para fora. Aos 13, Abel promoveu mudança dupla: Bruno Tabata por Merentiel, e Marcos Rocha por Mayke. No minuto seguinte às trocas, Danilo cometeu uma sequência de erros que terminou com uma correta expulsão por falta violenta em Soteldo.

Com um jogador a menos, Abel precisou mudar novamente: Scarpa deu lugar a Gabriel Menino. Aos 22, após sobra em cobrança de escanteio, Rony soltou a bomba, que tinha direção, mas Eduardo Bauermann salvou praticamente sobre a linha. Aos 24, Dudu arrancou e da entrada da área chutou forte; a bola desviou em Eduardo Bauermann e quase enganou João Paulo.

A partida ficou aberta. Aos 28 minutos Angelo cruzou para Solteldo bater rente à trave direita de Weverton, que tirou com os olhos. Aos 29, Mayke cruzou para Merentiel concluir de bicicleta e quase marcar um gol de placa. Mais efetivo com um a menos, o Verdão chegou ao gol aos 31 minutos: Menino cobrou escanteio, Gómez subiu, a bola bateu em Murilo e sobrou para Merentiel dominar e girar pra cima do marcador: 1 a 0.

Para segurar o resultado, aos 33 minutos Abel Ferreira trocou os dois pontas, Dudu e Rony, por Luan e Atuesta, respectivamente. Aos 34, Madson levantou a bola na área e Marcos Leonardo escorou de cabeça, para fora. Aos 41, Felipe Jonatan chutou cruzado, sem perigo para a meta do goleiro Palmeirense.

Nos minutos finais o Palmeiras conseguiu sair um pouco do campo de defesa. Aos 42, Mayke entrou na área e tocou para Merentiel chutar por cima. Aos 47, Angelo arriscou de fora da área, à direita de Weverton. Nos últimos 4 dos 6 minutos de acréscimo que o árbitro deu o Verdão manteve o Santos distante da sua meta e garantiu mais 3 pontos na corrida rumo ao título do Brasileirão.

Com a heroica vitória no clássico o Palmeiras vai a 57 pontos e momentaneamente abre 9 de vantagem para o segundo colocado; se o Internacional derrotar o Atlético-GO na segunda-feira, a diferença voltará a ser de 8 pontos, a mesma do início da rodada.

Agora o Verdão terá 10 dias sem jogo em função da data Fifa. O próximo compromisso será em 28/9 contra o Atlético-MG, às 21h45, no Mineirão.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp