Por Eduardo Luiz
24/07/2022, 17h59

Verdão foi muito superior no primeiro tempo, mas cedeu o empate ao adversário na etapa final. Gol da vitória por 2 a 1 saiu a 3 minutos do fim.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com os retornos de Murilo e Gustavo Scarpa, e López de titular, o Palmeiras iniciou o jogo pressionando o Internacional. Aos 3 minutos Scarpa lançou Dudu do campo de defesa, o atacante dominou e chutou cruzado, rente à trave esquerda do goleiro. Aos 6, Scarpa arriscou da entrada da área, fraco, fácil para Daniel.

Em busca do gol, o Verdão teve outra boa oportunidade aos 13 minutos: Vanderlan foi à linha de fundo e cruzou rasteiro; Raphael Veiga chutaria de primeira, mas López tentou dominar e acabou tirando a bola do companheiro. Não deu tempo pra torcida lamentar. Aos 17, Dudu recebeu de Zé Rafael e cruzou para Gómez fazer 1 a 0.

Empurrado por quase 39 mil torcedores, o Palmeiras seguiu em cima do Internacional. Aos 20 minutos Marcos Rocha experimentou de fora da área, por cima. Aos 23, Vanderlan repetiu o companheiro e fez o goleiro trabalhar. Aos 28 minutos Scarpa cobrou escanteio e López dividiu com o goleiro, que levou a melhor. Aos 35, após simulação de pênalti de Edenílson, o Verdão puxou contra-ataque que terminou com Dudu batendo de canhota, para fora.

Só dava Palmeiras. Aos 39 minutos Scarpa fintou seu marcador e chutou, mas Daniel estava atento. Dois minutos depois Scarpa cobrou falta, o goleiro deu rebote e Murilo conferiu, mas o VAR anulou por impedimento (usaram uma imagem onde a bola já tinha saído do pé do camisa 14).

Favorecido pela arbitragem, o Internacional se lançou ao ataque nos minutos finais, mas o que de melhor conseguiu foi um chute cruzado de Carlos de Pena que Weverton mandou para escanteio com a ponta dos dedos.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Internacional voltou para o segundo tempo mais ofensivo e ao mesmo tempo marcando melhor o Palmeiras. Embora com mais posse de bola, a equipe gaúcha demorou 13 minutos para criar uma boa chance, que só surgiu após erro de Danilo. O volante perdeu a bola para Pedro Henrique, que avançou e tocou para Alemão dar bom passe para Heitor, já dentro da área, chutar forte e parar em milagre de Weverton.

Precisou sofrer um susto para o Verdão acordar. Aos 21 minutos López ajeitou para Dudu dominar e bater colocado buscando o ângulo esquerdo de Daniel, que foi buscar. Na cobrança de escanteio executada por Scarpa, Zé Rafael desviou, o goleiro resvalou e a bola bateu no travessão; na sobra López quase aproveitou, mas a defesa mandou para fora. Na cobrança do segundo escanteio um replay: Scarpa cobrou e Zé mandou na trave.

Logo depois das duas chances perdidas, Abel mexeu no time: Dudu e Raphael Veiga deram lugar a Wesley e Gabriel Menino, respectivamente. Com a marcação reforçada no meio-campo, o Palmeiras só voltou a ser incomodado aos 31 minutos em jogada individual de Alemão, que arrancou e soltou a bomba de muito longe, na trave. Pouco depois, aos 33, Abel trocou López por Merentiel.

Aos 34 minutos Scarpa cobrou falta, Murilo desviou de leve e Daniel tirou com os olhos. Aos 36, Wesley perdeu a bola no ataque, o Inter foi rápido para contra-atacar e chegou ao empate com Alemão, que desta vez acertou o alvo, sem chance de defesa para Weverton: 1 a 1. Bastou sair o gol do adversário para o Allianz Parque incendiar. Empurrado pela torcida, o Palmeiras partiu em busca do segundo gol, que não demorou a sair: aos 42, Vanderlan cruzou e Gabriel Menino, livre na área, finalizou de primeira, de canhota: 2 a 1.

Valente, o Internacional quase buscou nova igualdade aos 44 minutos com o ex-Palmeirense Vitão, que escorou livre após escanteio de Edenílson, mas Weverton fez milagre. Aos 46, para ganhar tempo, Abel promoveu as últimas alterações a que tinha direito: Scarpa por Breno Lopes, e Luan por Danilo. Nos últimos 3 minutos de jogo nada aconteceu.

Com a suada vitória em casa o Palmeiras chega a 39 pontos e vira o primeiro turno do Brasileirão com uma boa vantagem na liderança (4 pontos).

Excluído da Copa do Brasil pela CBF, o Verdão terá a semana livre. O próximo jogo está marcado para 16h30 de sábado (30/7) contra o Ceará, em Fortaleza.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp