Por Eduardo Luiz
07/01/2021, 09h50
Autor do gol que abriu caminho para a vitória de terça-feira do Verdão sobre o River Plate, na Argentina, o atacante Rony ostenta excelentes números na Libertadores: 5 gols e 7 assistências. O camisa 11 está a 3 gols de igualar o artilheiro da competição (Fidel Martínez, do Barcelona-EQU), mas é o principal garçom.
Levantamento feito pelo aplicativo SofaScore Brazil aponta que Rony já superou, com 4 jogos a menos, os números de Bruno Henrique, eleito o melhor jogador da última edição da competição continental.
Em 2019 Bruno Henrique marcou 5 gols pelo Flamengo e deu 6 assistências em 13 jogos, ou seja, teve participação direta em 11 gols. Rony já tem 12 participações diretas em gols, e com menos tempo em campo: precisa de 56 minutos para dar um passe ou fazer um gol, contra os 111 que o atacante flamenguista precisou em 2019.
Na próxima terça-feira, no jogo de volta da semifinal contra o River Plate, no Allianz Parque, Rony terá a chance de melhorar seus números. Se o Verdão confirmar a classificação, o camisa 11 ainda disputará a final em jogo único no dia 30/1, no Maracanã, podendo entrar de vez para a história da Libertadores e do clube.
Recorde: com o gol que marcou em Buenos Aires, Rony chegou a 10 na temporada, número que faz de 2020 sua temporada mais goleadora na Série A*. Em 2019 ele marcou 9 gols pelo Athletico-PR, ajudando a equipe paranaense na campanha do título da Copa do Brasil.
*Em 2016, pelo Náutico, Rony marcou 14 gols, sendo 11 deles na Série B (essa informação faltou na notícia “Após começo tímido, Rony vira titular absoluto com gols e assistências; veja números”, do dia 2/01).
Siga o canal do PTD no WhatsApp