Por Eduardo Luiz
01/10/2021, 21h13
Em nota oficial divulgada na noite de sexta-feira, a CBF anunciou que desistiu de adiar os jogos dos times que tiveram atletas convocados para a próxima rodada tripla das Eliminatórias da Copa, entre os dias 7 e 14/10. Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Internacional ficariam sem atuar nas rodadas 24, 25 e 26 do Brasileirão, mas agora irão a campo normalmente.
A decisão foi tomada após 19 capitães dos 20 clubes participantes do Campeonato Brasileiro enviarem uma carta à entidade pedindo para que as rodadas fossem disputadas normalmente para o calendário não ser prorrogado além de 9 de dezembro, o que comprometeria o período de férias dos jogadores. Com os adiamentos, a CBF planejava estender a temporada até 29/12. O capitão do Flamengo foi o único que não assinou o documento.
Com os jogos confirmados, o Palmeiras enfrentará América-MG (f), Red Bull Bragantino (c) e Bahia (f) sem três titulares: Weverton, Piquerez e Gustavo Gómez, convocados respectivamente por Brasil, Uruguai e Paraguai.
Confira abaixo a nota da CBF:
“Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:
- A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.
- Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.
- A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.
- Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.”
Siga o canal do PTD no WhatsApp