Por Eduardo Luiz
01/10/2021, 21h13

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Em nota oficial divulgada na noite de sexta-feira, a CBF anunciou que desistiu de adiar os jogos dos times que tiveram atletas convocados para a próxima rodada tripla das Eliminatórias da Copa, entre os dias 7 e 14/10. Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Internacional ficariam sem atuar nas rodadas 24, 25 e 26 do Brasileirão, mas agora irão a campo normalmente.

A decisão foi tomada após 19 capitães dos 20 clubes participantes do Campeonato Brasileiro enviarem uma carta à entidade pedindo para que as rodadas fossem disputadas normalmente para o calendário não ser prorrogado além de 9 de dezembro, o que comprometeria o período de férias dos jogadores. Com os adiamentos, a CBF planejava estender a temporada até 29/12. O capitão do Flamengo foi o único que não assinou o documento.

Com os jogos confirmados, o Palmeiras enfrentará América-MG (f), Red Bull Bragantino (c) e Bahia (f) sem três titulares: Weverton, Piquerez e Gustavo Gómez, convocados respectivamente por Brasil, Uruguai e Paraguai.

Confira abaixo a nota da CBF:

“Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:

  • A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.
  • Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.
  • A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.
  • Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.”

Participe do canal do PTD no WhatsApp