Amigos Palestrinos, bom dia.
Chegamos a mais um final de ano, desta vez não estamos sendo protagonistas em contratações, pelo contrário estamos ansiosos por nomes, tanto para as chegadas, quanto os que oramos para que saiam.
A calmaria é tamanha, que falando em contratações, parece que 2019 não acabará nunca, porém todo esse silêncio pode ter motivos bem claros, uma das hipóteses seria a de melhorar nossas demonstrações contábeis no final do ano, afinal estamos com déficit no balanço, isso não é segredo, mesmo com a política de restringir o acesso aos números, todos sabem dessa situação.
Com isso qualquer contratação feita ainda em 2019 seria contabilizada nesse exercício aumentando assim esse número, lembrando que temos despesas nas contratações, não só investimentos.
Se elas forem anunciadas e concretizadas daqui a uma semana, essas despesas serão contabilizadas no próximo exercício, melhorando assim o balanço, é uma estratégia, não estou afirmando que isso está sendo feito, mas a afobação em liberar os negociáveis ainda em 2019 está grande, enquanto por outro lado o sigilo das contratações está cada vez maior o que nos leva a esse tipo de pensamento.
Sigilo que é importantíssimo, Mattos foi muito bom nesse quesito, se tivesse uma supervisão forte e menos poder, acredito que os erros seriam minimizados, afinal como dizem os mais velhos: “O que engorda o gado é olho do dono”, no nosso caso do presidente.
Nossa afobada e crítica torcida, com todo esse marasmo, fica sem confiança de que no próximo ano o gado irá engordar e que os olhos do “dono” estarão atentos aos detalhes que faltaram neste período que se encerra.
Pedir para a torcida parar de reclamar apenas mostra que falta um pouco de preparo a quem sonha em assumir um cargo que mexe com a paixão de milhares de pessoas, já o sigilo e trabalho supervisionado, são muito bem vindos para atingirmos as glórias que tanto desejamos.
A todos um 2020 verde cheio de paz, alegria e prosperidade.
Avanti Palestra.
Leandro Santile
30/12/2019