Por Eduardo Luiz
19/06/2020, 15h33

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

Através de uma nota divulgada em seu site oficial na tarde de sexta-feira, a FPF informou que recebeu do Governo do Estado de São Paulo autorização para que os clubes participantes da Série A1 do Campeonato Paulista promovam “readaptação física” em seus elencos na semana que vem, de 22/6 a 30/6, antes, portanto, da retomada dos treinos presenciais, marcada para 01/7.

O Verdão promoverá testes físicos, clínicos e fisiológicos na Academia de Futebol, mas de maneira individualizada. Quando os treinos forem retomados, no dia 01/07, os jogadores poderão frequentar o CT juntos, mas respeitando medidas de distanciamento.

Confira abaixo a nota:

“A Federação Paulista de Futebol informa que realizou nesta quinta-feira ajustes no Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista – Série A1 e, no mesmo dia, encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo um novo documento.

O protocolo complementar enviado trata da necessidade do processo de readaptação física dos profissionais para que a retomada dos treinamentos, em 1º de julho, seja segura, uma vez que, devido à pandemia, os atletas foram obrigados a paralisar suas atividades por mais de 90 dias, um inédito e danoso período, especialmente para quem depende de sua condição física para exercer seu trabalho.

Assim, a FPF e os clubes receberam com grande satisfação o anúncio do Governo do Estado de São Paulo de que os times poderão se preparar, entre 22 e 30 de junho, de maneira adequada, realizando testes clínicos, físicos e fisiológicos, de forma individualizada.

Como previsto no protocolo, antes do início da readaptação, todos os profissionais deverão ser submetidos a testes de COVID-19. Todos os ambientes serão devidamente preparados e higienizados, com obrigatório uso de EPI’s, conforme determinado pelo Centro de Contingência do Governo de São Paulo.

O futebol paulista segue unido e responsável, zelando, em primeiro lugar, pela saúde de todos. Acreditamos que o entendimento, o consenso e a harmonia estabelecidos entre FPF, clubes e o Governo de São Paulo, comandado pelo Governador João Doria, e Prefeitos são fundamentais para virarmos o jogo.”