Por Eduardo Luiz
23/10/2025, 23h28
Abel inventou na escalação, mexeu mal e viu o adversário vencer por 3 a 0 o jogo de ida da semifinal.

Primeiro tempo
Com Murilo, Martínez e Rapael Veiga de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo sendo atropelado pela LDU. Aos 5 minutos Gómez vacilou na marcação e Villamil exigiu ótima defesa de Carlos Miguel. Ainda dentro do minuto 5, Quiõnez soltou a bomba e Carlos Miguel mandou para escanteio; a bola iria fora. Após a cobrança do tiro de canto, Quintero subiu sozinho e escorou para fora.
Aos 9 minutos Quiñonez chutou rasteiro e voltou a exigir boa intervenção de Carlos Miguel. Aos 13, Medina experimentou da entrada da área, para fora. A pressão dos mandantes surtiu efeito aos 15: Khellven bateu cabeça com Carlos Miguel e Quiñonez tocou para Villamil soltar a bomba para fazer 1 a 0.
Precisou ficar atrás para o Verdão finalizar pela primeira vez: Khellven cobrou lateral, a defesa afastou parcialmente e a bola sobrou para Felipe Anderson isolar. Aos 18, o árbitro inverteu um lateral e a LDU quase ampliou: Bryan Ramírez avançou em velocidade e foi travado na finalização. No lance seguinte López tentou do meio-campo e naturalmente errou o alvo. Aos 21 minutos enfim uma jogada trabalhada: Vitor Roque ajeitou para Raphael Veiga chutar forte, perto do travessão.
A chance criada, porém, não serviu para acordar o time. Aos 24 minutos Quiñonez arriscou de média distância, a bola bateu no ombro de Andreas Pereira e depois na mão; o árbitro marcou pênalti e o VAR não interferiu. Alzugaray cobrou e ampliou: 2 a 0. Aos 28, Minga tentou a sorte da entrada da área e Carlos Miguel espalmou.
Aos 34 minutos Vitor Roque arrancou, ninguém acompanhou e ele tentou resolver sozinho, mas bateu para fora. Aos 41, Veiga lançou Vitor Roque, que ganhou do zagueiro e finalizou; a bola bateu no goleiro, voltou nele e saiu em tiro de meta. Aos 45 minutos Alzugaray bateu de longe e mandou por cima. O desastre do primeiro tempo virou vexame aos 46: Piquerez perdeu disputa para Bryan Ramírez, que deu o terceiro gol de presente para Villamil: 3 a 0 e fim de atropelo na etapa inicial.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Para tentar estancar o desastre do primeiro tempo, o Palmeiras voltou para a etapa final com duas alterações: Raphael Veiga por Sosa, e Khellven por Giay. Logo no primeiro minuto Sosa cruzou, Felipe Anderson ficou com a bola do lado oposto e tocou para López, que invadiu a área e chutou em cima do goleiro.
Disposta a não deixar o Verdão crescer, a LDU respondeu prontamente: aos 3 minutos Quiñonez chutou cruzado, para fora. Aos 6, Alzugaray finalizou fraco, fácil para Carlos Miguel. Aos 10, Bryan Ramírez deu um soco em Giay, o árbitro mostrou amarelo e o VAR não chamou para revisão. Aos 17 minutos Quintero soltou a bomba e Carlos Miguel defendeu.
Como quase nada acontecia, a partir dos 18 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu mais mudanças. Primeiro Jefté substituiu Felipe Anderson. Depois foi a vez de Martínez dar lugar a Allan. Aos 29, Andreas Pereira cobrou escanteio e Murilo escorou por cima. Aos 31, Allan fez boa jogada individual e chutou com desvio, para fora. Logo na sequência Sosa levantou para Vitor Roque concluir por cima.
A cabeçada foi a última participação de Roque na partida; aos 36 minutos ele deu lugar a Bruno Rodrigues. Aos 37, Sosa recebeu lançamento longo e ficou na cara do goleiro, mas chutou em cima dele, desperdiçando chance absurda. Aos 39, Brian Rodríguez chutou forte e viu a bola passar perto da trave.
Nos 5 minutos de acréscimo Brian Ramírez deu outra entrada criminosa em Giay e dessa vez o VAR viu e recomendou a expulsão, acatada pelo árbitro. No último lance López perdeu boa chance de cabeça.
Com a surra levada em Quito o Palmeiras fica dependendo de um milagre para avançar à final da Libertadores. O jogo de volta será na quinta-feira (30/10).
O Palmeiras volta a campo no domingo (26/10) para enfrentar o Cruzeiro pelo Brasileirão. O jogo será disputado no Allianz Parque, às 20h30.
Notícias relacionadas:
Ficha técnica de LDU 3 x 0 Palmeiras
Vídeo: melhores momentos de LDU 3 x 0 Palmeiras
Abel vê derrota justa em Quito e tenta não jogar a toalha: “90 minutos no Allianz é muito tempo”
Acesse a página da Libertadores

FOI BEM!
Ninguém: foi um desastre coletivo em Quito.

FOI MAL…
Abel: o principal responsável pela pior apresentação em anos.







