Por Eduardo Luiz
10/08/2025, 17h59
No primeiro jogo pós-queda na Copa do Brasil Verdão saiu atrás mas precisou de 2 minutos para virar; López e Vitor Roque fizeram os gols.

Primeiro tempo
Com o mesmo time da eliminação na Copa do Brasil, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Ou melhor, tentando. Aos 4 minutos Lucas Evangelista arriscou de fora da área, nas mãos do goleiro. Aos 11, após jogada ensaiada em falta, Piquerez levantou na cabeça de Sosa, que escorou fraco, fácil para Bruno Ferreira.
Após as duas investidas o time do técnico Abel Ferreira passou encontrar muita dificuldade passar pela retranca armada pelo Ceará. Aos 26 minutos Richardson cometeu falta dura em Evangelista e deveria ter recebido o segundo cartão amarelo, mas o árbitro contemporizou.
A partida era fraca. Aos 33, depois de levantamento na área, o goleiro falhou, a defesa afastou parcialmente e Piquerez tentou de primeira, sem direção. No restante da etapa inicial nada aconteceu, e o time foi para o vestiário sob vaias da torcida.
continua após a publicidade
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem mudanças. Aos 5 minutos, na primeira descida ao ataque em todo jogo, o Ceará abriu o placar. Piquerez afastou mal uma bola na área e Galeano tocou para Lourenço, que acertou um chute no ângulo direita de Weverton: 1 a 0.
Aos 8 minutos Facundo Torres cruzou e Lucas Evangelista desviou para fora. Diante de um adversário mal treinado e perdido, o Ceará passou a ter espaços para contra-atacar. Aos 10, Galeano tocou para Pedro Raul soltar a bomba e parar em defesa de Weverton. Após cobrança de escanteio, a defesa vacilou e Pedro Raul perdeu chance incrível.
Apenas aos 12 minutos Abel decidiu mexer no time. Sosa e Facundo Torres deram lugar a López e Felipe Anderson, respectivamente. Aos 16, Piquerez foi à linha de fundo, a defesa afastou, Gómez pegou o rebote e bateu para fora. No lance seguinte Vitor Roque tentou resolver sozinho e errou o alvo.
Aos 18 minutos a bola bateu na mão de William Machado em disputa com López dentro da área. O árbitro nada marcou mas o VAR indicou para revisão. Após ver a imagem o juiz confirmou a penalidade. Aos 21, López cobrou e empatou: 1 a 1.
A torcida presente ao Allianz Parque ainda comemorava o empate quando saiu a virada. Aos 23, López lançou Maurício e o meia cruzou para Vitor Roque chegar enchendo o pé: 2 a 1. Após o gol o Verdão teve três bons ataques, todos invalidados por impedimentos milimétricos marcados em campo.
Aos 36, Aylon recebeu em posição irregular e empatou. Dessa vez o assistente não marcou, e coube ao VAR anular o gol. Aos 38 minutos Abel promoveu mais duas mexidas: Vitor Roque por Allan, e Aníbal Moreno por Martínez. Pouco depois, aos 44, Khellven fez sua estreia no lugar de Maurício.
No primeiro dos sete minutos de acréscimo Pedro Raul tentou encobrir Weverton, mas o goleiro estava atento e fez a defesa. Aos 50, Dieguinho arriscou da entrada da área e viu a bola passar perto do travessão. Nos últimos minutos o Palmeiras manteve o adversário distante da sua meta e segurou a vitória.
Com o resultado positivo o Verdão vai a 36 pontos, se mantém na terceira colocação do Brasileirão e continua próximo aos líderes, que têm jogos a mais.
Agora o Palmeiras muda o foco pra Libertadores. Na quinta-feira (14/8), às 21h30, acontece o jogo de ida das oitavas de final contra o Universitario, no Peru.
Notícias relacionadas:
Notas de Palmeiras 2 x 1 Ceará
Ficha técnica de Palmeiras 2 x 1 Ceará
Vídeo: melhores momentos de Palmeiras 2 x 1 Ceará
Abel explica tempos distintos na virada sobre o Ceará e volta a falar sobre futuro no Palmeiras
Brasileirão 2025: resultados de domingo pela 19ª rodada + classificação atualizada

FOI BEM!
Vitor Roque: bom jogo com direito a gol. López: entrou bem.

FOI MAL…
Abel: precisou ver o time sair atrás para mudar peças e esquema. Teimoso.