Por Eduardo Luiz
20/10/2024, 21h59

Estêvão e Richard Ríos completaram o placar em jogo marcado por erros absurdos da arbitragem; Verdão vai a 60 pontos e fica a 1 do Botafogo.

Raphael Veiga marca 3 e Palmeiras vence o Juventude em Caxias do Sul
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Precisando da vitória, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa mas sendo prejudicado pela arbitragem. Aos 4 minutos o zagueiro recuou para o goleiro, mas o juiz inventou uma falta de López. Aos 9, Estêvão foi atropelado na área mas tanto o árbitro de campo quanto o VAR se fizeram de cegos.

O Juventude, que prometeu a “atuação da vida”, foi dono da primeira finalização da noite: aos 14 minutos Mandaca experimentou e errou o alvo. Aos 21, o Verdão deu a resposta de maneira fatal: Felipe Anderson deu belo passe para Estêvão, que se infiltrou, dominou no peito já tirando do goleiro e concluindo com categoria: 1 a 0.

Os donos da casa não se intimidaram. Aos 24 minutos Jadson arriscou de longe e carimbou o travessão. No contra-ataque Estêvão recebeu de Raphael Veiga mas na hora do chute foi bloqueado; o goleiro ainda mandou para escanteio. Aos 33, Edson também tentou a sorte de longe e ganhou tiro de canto. Após a cobrança e desvio no primeiro pau, Danilo Boza conferiu livre no segundo: 1 a 1.

O Palmeiras teve a chance para responder imediatamente, mas Felipe Anderson perdeu gol incrível aos 38, após passe de Caio Paulista. Mas não deu muito tempo para a torcida lamentar. Aos 43 minutos López enfiou Estêvão e o garoto tocou para Veiga, que bateu rasteiro para vencer o goleiro: 2 a 1.

Valente, o Juventude novamente mostrou poder de reação e quase empatou aos 45 minutos, outra vez após levantamento na área; por sorte a cabeçada de Alan Ruschel saiu à esquerda de Weverton. E no primeiro tempo foi “só”.

continua após a publicidade

Segundo tempo

A etapa final começou a mil por hora. Aos 2 minutos Mandaca bateu cruzado, sem desvio, para fora, mas o árbitro marcou escanteio no grito. Após a cobrança o Juventude empatou. A defesa cortou parcialmente, a bola ficou viva e depois de novo cruzamento Ronaldo decretou a igualdade: 2 a 2.

Novamente não deu tempo para a torcida lamentar. Aos 4, Ríos recebeu de López e cruzou para Veiga, que se atirou na bola para fazer 3 a 2. Aos 7 minutos Mancada assustou a meta alviverde de cabeça. Aos 9, Everton bateu para fora. Aos 17 minutos Veiga puxou contra-ataque e sofreu falta; Richard Ríos cobrou, a bola desviou na barreira e entrou: 4 a 2.

Para evitar expulsões, aos 19 minutos o técnico Abel Ferreira tirou de campo os amarelados Marcos Rocha e Aníbal Moreno; Mayke e Zé Rafael entraram em seus lugares. Na primeira participação no jogo, Mayke levou uma bola entre as pernas de Edson, que marcou um golaço: 4 a 3.

O gol manteve o Juventude vivo. Aos 23 minutos Talliari concluiu de puxeta, para fora. Aos, 27, após falta cobrada na área, Danilo Boza escorou por cima. Para tentar melhorar a marcação, logo na sequência Abel trocou Ríos por Fabinho. Aos 31 minutos Veiga arriscou da entrada da área, nas mãos do goleiro.

Aos 34 minutos Estêvão puxou contra-ataque e sofreu duas faltas de Jadson, mas o árbitro deu apenas cartão amarelo ao jogador adversário. Na cobrança executada por Felipe Anderson, a bola saiu rente ao travessão. Aos 40, aconteceram as últimas mexidas no Verdão: Caio Paulista por Vanderlan, e Estêvão por Naves.

Melhor arrumado e já contando com o cansaço do Juventude, o Palmeiras matou o jogo aos 44: Vanderlan carregou a bola e tocou para Veiga, que chutou cruzado para fazer seu terceiro da noite e fechar o placar em 5 a 3.

A vitória em Caxias do Sul leva o Palmeiras a 60 pontos, apenas 1 atrás do Botafogo e com 4 de vantagem para o Fortaleza.

O Verdão volta a campo no sábado (26/10), às 16h30, para enfrentar justamente o Fortaleza, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Juventude 3 x 5 Palmeiras

2. Vídeo: Dinei tenta agredir árbitro após Palmeiras eliminar o Corinthians no Sub-20

2. Palmeiras marca no último lance e elimina o Corinthians do Paulista Sub-20

4. VAR dormindo? Estêvão sofre pênalti e Palmeiras é prejudicado contra o Juventude; veja

5. Luighi marca 4 gols em vitória da seleção Sub-20