Por Eduardo Luiz
21/09/2023, 23h35

Gol da vitória da equipe gaúcha saiu no começo do jogo; time de Abel Ferreira voltou a pecar na finalização e saiu derrotado.

Palmeiras domina o Grêmio mas perde e desperdiça chance de encostar no líder
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Endrick de titular no lugar de Rony, o Palmeiras viu o Grêmio fazer valer o fator mando e iniciar a partida tomando a iniciativa. Aos 4 minutos, após levantamento na área, Weverton saiu mal e a bola sobrou para Suárez, que bateu por cima. Aos 9, João Pedro recebeu de Suárez, invadiu a área e bateu forte no canto direito de Weverton: 1 a 0.

Precisou sair atrás para o Verdão acordar. Mas aí o time passou a acumular chances perdidas. Aos 13 minutos Raphael Veiga arrancou da intermediária até a entrada da área, de onde chutou rasteiro, para fora. Aos 17, em jogada ensaiada de falta, Gabriel Menino acionou Endrick, que dividiu com o goleiro, levando a pior.

Aos 22 minutos Veiga cobrou escanteio e Endrick resvalou na bola, mandando para fora. Aos 25, o camisa 23 Palmeirense cobrou falta de muito longe e levou perigo à meta do goleiro adversário. Aos 29 minutos Menino tocou para Mayke, o lateral fez o corta-luz, Endrick bateu prensado e a bola sobrou para Veiga, que com o pé ruim chutou em cima de Gabriel Grando. Incrível!

Em busca do empate e já muito melhor em campo, o Palmeiras desperdiçou outra grande oportunidade aos 38 minutos: Gabriel Menino cruzou sob medida para Endrick, que não conseguiu acertar a bola. Aos 39, a dupla voltou a tentar, mas por baixo: Menino enfiou para Endrick chutar torto, para fora. Aos 51, João Pedro Galvão acertou uma cotovelada em Gómez e só recebeu amarelo. No último lance do primeiro tempo Veiga cruzou e Mayke concluiu mal de cabeça.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final tentando manter a pressão. Aos 5 minutos, após perde-ganha na entrada da área a bola sobrou para Endrick, que chutou fraco, fácil para o goleiro. Aos 6, Mayke cruzou para Artur, mas a zaga conseguiu cortar. Aos 11 minutos Gabriel Menino arriscou de fora da área, sem direção.

A primeira investida do Grêmio no segundo tempo surgiu aos 14 minutos com Suárez, que bateu de primeira, nas mãos de Weverton. Pouco depois, aos 18, Galdinho finalizou com perigo, à esquerda do goleiro Palmeirense. Como o gol de empate não saiu, aos 19 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: Endrick por Kevin, Artur por Kevin, e Marcos Rocha por Luis Guilherme.

As trocas não surtiram o efeito desejado. Aos 28, Abel mexeu novamente: Gabriel Menino deu lugar a Richard Ríos. Logo depois da mudança, Zé Rafael perdeu bola na intermediária e armou contra-ataque para o Grêmio que terminou com André batendo prensado por Mayke, para fora.

Em busca ao menos de 1 pontinho, aos 35 minutos Abel Ferreira foi para o tudo ou nada ao trocar Zé Rafael por Breno Lopes. Aos 37, João Pedro cruzou para Suárez chutar por cima. Aos 40 minutos Villasanti parou contra-ataque de Kevin e como já tinha amarelo foi para o chuveiro mais cedo.

Com um jogador a mais, o Verdão intensificou a pressão. Aos 45 minutos Breno Lopes recebeu na entrada da área e bateu prensado, facilitando a vida do goleiro. Aos 50, Raphael Veiga cobrou escanteio e Gómez escorou no travessão. Nos últimos 4 minutos de acréscimo o Palmeiras não conseguiu superar a retranca e o antijogo adversário.

A derrota em Porto Alegre impede o time de Abel Ferreira de encostar de vez no Botafogo, que ainda pode voltar a ter 10 pontos de vantagem se vencer o Corinthians nesta sexta-feira.

Agora o foco é no Boca Juniors. O jogo de ida da semifinal da Libertadores acontecerá na quinta-feira (28/9), às 21h30, na Argentina.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Palmeiras 2 x 1 Del Valle

2. CBF suspende o Brasileirão por duas rodadas

3. Com o Brasileirão paralisado, veja os próximos jogos do Palmeiras

4. Palmeiras não terá Abel, auxiliares e 3 jogadores contra o Criciúma; veja lista de desfalques

5. Rony manda recado aos haters: “Vão ter que me engolir por muito tempo no Palmeiras”