Por Eduardo Luiz
18/09/2023, 07h00

Desde que perdeu para o Fluminense por 2 a 1 no Maracanã, em 5 de agosto, o Palmeiras não foi mais vazado. O jogo da última sexta-feira contra o Goiás foi o oitavo seguido do Verdão sem sofrer gols, um recorde sob comando de Abel Ferreira.
Se a defesa está sólida, o sistema ofensivo “empacou”. No mesmo intervalo foram apenas 9 gols marcados, sendo 4 de uma vez na partida de ida das quartas de final da Libertadores contra o Deportivo Pereira.
Em três dos outros sete jogos o time passou em branco, em outros três marcou apenas 1 gol. Só diante do Cuiabá o ataque marcou mais de um gol (o Verdão venceu por 2 a 0 fora de casa com gols de Richard Ríos e Raphael Veiga).
O que explica parte a falta de poderio ofensivo é a péssima fase dos atacantes. Apenas 3 dos 9 gols dos últimos 8 jogos foram marcados pelos “especialistas”: López, Rony e Breno Lopes. Dudu, que já não fazia uma grande temporada, se lesionou em 27 de agosto e não marcava desde 8 de julho. Artur não balança as redes adversárias desde o final de julho. Já a seca de Endrick vem desde 02 de julho.
Atacante mais escalado por Abel na temporada, Rony marcou 3 gols nos últimos 15 jogos (um contra o Deportivo Pereira e 2 contra o América-MG).
Veja abaixo mais estatísticas dos atacantes na temporada:
Artur: 10 gols e 3 assistências em 32 jogos
Breno Lopes: 5 gols e 4 assistências em 44 jogos
Dudu: 3 gols e 7 assistências em 42 jogos
Endrick: 7 gols e 0 assistências em 37 jogos
López: 5 gols e 0 assistências em 31 jogos
Rony: 13 gols e 7 assistências em 46 jogos
Clique aqui e veja mais números do Palmeiras em 2023.