Por Eduardo Luiz
04/06/2023, 20h28

Artur e Rony (2) fizeram os gols da vitória por 3 a 1, no Allianz Parque; Verdão vai a 19 pontos e fica a 2 do Botafogo.

Palmeiras vence o Coritiba em casa e cola no líder do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Luis Guilherme de titular no lugar de Raphael Veiga, suspenso, o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola, mas enfrentando dificuldade para superar a forte marcação imposta pelo Coritiba. Aos 2 minutos Artur cobrou escanteio, Zé Rafael fez a casquinha no primeiro pau, mas no segundo Natanael se antecipou a Gómez e fez o corte. Aos 5, Zé experimentou de fora da área, mas pegou mal na bola, fácil para o goleiro.

Depois disso o Verdão só voltou a incomodar a meta adversária aos 18 minutos, foi quando Dudu fintou seu marcador e bateu nas mãos de Gabriel. Aos 21, Gabriel Menino cruzou buscando Artur, mas Bruno Viana fez bem a cobertura. A melhor chance do Palmeiras surgiu aos 24 minutos: Dudu cruzou e Luan exigiu ótima defesa do goleiro numa cabeçada que tinha direção.

A resposta do Coritiba não demorou. Aos 25, Boschilla recebeu na entrada da área e bateu no meio do gol, onde estava Weverton. Aos 28 minutos Gabriel Menino sofreu falta perto da área e ele mesmo cobrou, por cima. Aos 29 o Verdão conseguiu fazer 1 a 0: Piquerez percebeu a infiltração de Artur nas costas da zaga e deu ótima assistência para o camisa 14 chegar chapando: 1 a 0.

A torcida, que foi em bom número ao Allianz Parque mas sem lotar, ainda comemorava quando aos 33 minutos saiu o segundo gol: Mayke cruzou com perfeição na cabeça de Rony: 2 a 0. Com a boa vantagem o Verdão desacelerou o jogo na reta final do primeiro tempo, permitindo ao Coritiba duas investidas. Aos 45, Natanael cruzou, Robson resvalou e Zé Roberto cabeceou no contrapé de Weverton, que foi buscar. Aos 47, Boschilla chutou de longe, mas o goleiro Palmeirense estava atento.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final sem mudanças, mas logo aos 2 minutos o técnico Abel Ferreira precisou fazer a primeira alteração porque Gabriel Menino sentiu algo no tornozelo. Richard Ríos entrou em seu lugar. Aos 6, Zé Rafael cometeu falta a dois passos da área; Boschilla cobrou e a bola explodiu na barreira. Após a cobrança de escanteio em jogada ensaiada, Bruno Gomes escorou fraco, nas mãos de Weverton.

A primeira investida do Palmeiras surgiu aos 12 minutos: Artur cobrou escanteio, a defesa não conseguiu cortar e a bola sobrou para Ríos, que isolou. Aos 17, após outra bola parada executada por Artur, desta vez uma falta, Luis Guilherme desviou de cabeça e Gabriel defendeu. Dois minutos depois Zé Rafael inverteu o jogo para Dudu, que pedalou pra cima do zagueiro, puxou para dentro e bateu por cima.

A dupla Zé-Dudu voltou a aparecer bem aos 20 minutos: o camisa 8 lançou o atacante, que evitou a saída, ganhou do zagueiro e bateu colocado, parando em ótima defesa do goleiro. Aos 22, o terceiro gol saiu com Dudu, mas foi corretamente anulado por impedimento. Não deu muito tempo para a torcida lamentar. Aos 27, o camisa 7 enfiou para Rony, que tocou na saída do goleiro: 3 a 0.

Com o jogo resolvido, aos 28 minutos Abel promoveu mais duas mexidas: Zé por Fabinho, e Luis Guilherme por Jhon Jhon. Aos 34, o ex-Palmeirense Kuscevic escorou de cabeça um levantamento da direita, para fora. Logo na sequência o Verdão fez as últimas alterações a que tinha direito: Tabata substituiu Artur, e López entrou no lugar de Rony.

Provavelmente por acomodação, aos 37 minutos Weverton e Luan bateram cabeça numa bola fácil, que sobrou para Alef Manga descontar: 3 a 1. Aos 39, Tabata recebeu na entrada da área e bateu com desvio, para fora. Nos 7 minutos de acréscimo deu tempo para o árbitro perder o controle da partida e amarelar vários jogadores, dentre eles Gustavo Gómez, que estava pendurado e que vai ser desfalque no clássico contra o São Paulo.

Com a vitória em casa o Palmeiras encerra uma sequência de três empates seguidos, vai a 19 pontos, mantém a vice-liderança do Brasileirão mas agora apenas a 2 pontos do Botafogo.

Agora o Verdão volta o foco pra Libertadores. Na quarta-feira (07/6) o adversário será o Barcelona pela 5ª rodada da fase de grupos. O jogo será disputado no Allianz Parque, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Palmeiras 2 x 1 Del Valle

2. CBF suspende o Brasileirão por duas rodadas

3. Com o Brasileirão paralisado, veja os próximos jogos do Palmeiras

4. Palmeiras não terá Abel, auxiliares e 3 jogadores contra o Criciúma; veja lista de desfalques

5. Rony manda recado aos haters: “Vão ter que me engolir por muito tempo no Palmeiras”