Por Thiago Soares
05/09/2020

(Foto: Allianz Parque)

A coluna de hoje informa que, finalmente, a RGT passará a ser chamada de Rede Globo nos próximos textos! Sim amigos, a televisão começou a respeitar o nome da nossa casa e como sou adepto do lema “gentileza gera gentileza”, também respeitarei o nome da televisão.

Sejamos sinceros, a Globo decidiu agir da forma correta. A postura anterior era uma aberração jornalística. Como todos nós sabemos a arena Palmeiras não existe, portanto o que acontecia antes era a criação de um nome fictício e errado, ou seja, uma regra estúpida que sobrepunha à informação correta.

O importante é que pouco muda, as outras emissoras já respeitavam o nome da nossa casa e esse nome foi aceito e disseminado por toda a comunidade Palmeirense. A maior parte dos torcedores reconhece e gosta do nome da arena, então o mais difícil já tinha sido feito.

Mas agora, vamos tentar entender o que aconteceu e clarificar muitos dos enganos sendo divulgados por aí? A nova postura não tem relação com o nosso rival, mas sim com o patrocinador deles.

Como já havia sido o noticiado pelo UOL antes do anúncio oficial, a Globo recebeu R$ 307 Milhões em cotas comerciais para o futebol da atual detentora dos direitos do estádio do nosso rival. É óbvio que não citar o nome da arena deles criaria um desconforto, pois a TV e a empresa de medicamentos são parceiros de longa data.

A decisão tomada agora não mostra nenhuma força de bastidor do time de Itaquera, muito pelo contrário. Citar o novo nome da arena deles era o natural, afinal de contas o estádio é patrocinado por uma parceira do grupo Globo.


No entanto, citar o nome da nossa arena mostra a força que a nossa torcida tem. A Allianz não é uma parceira do futebol da Globo, essa relação não mudou, portanto a emissora mudou a postura para não causar desgaste com o nosso torcedor. Nada temos a agradecer ao rival, essa foi uma conquista nossa. A nossa casa tem nome, Allianz Parque!


Temos o único estádio do país onde o nome “pegou”, tudo graças ao nosso torcedor. Eles que corram atrás do deles, porque o nosso já foi feito há muito tempo e sem ajuda.

Quanto à televisão, antes tarde do que nunca!

Saudações Alviverdes.