Por Eduardo Luiz
05/01/2021, 23h36
Rony, Luiz Adriano e Viña fizeram os gols da vitória alviverde na Argentina. Na volta, até derrota por dois gols de diferença coloca o Palmeiras na decisão da Libertadores.

Primeiro tempo
Com uma baixa de última hora – Luan sentiu no aquecimento e foi substituído por Alan Empereur, o Palmeiras iniciou o jogo sendo pressionado pelo River Plate. Logo no primeiro minuto Borré passou por Empereur e chutou cruzando, levando perigo à meta de Weverton. Aos 5 foi a vez de Marcos Rocha vacilar na marcação; Casco cruzou, Carrascal finalizou de primeira e Weverton fez grande defesa.
Passada a pressão inicial, o time argentino seguiu controlando a partida, enquanto que o Verdão, acuado, esperava uma chance para dar o bote nos contra-ataques. Aos 20 minutos Montiel passou como quis por Viña e cruzou para Borré, que chegou um pouco atrasado.
Aos 26 minutos, num raro momento em que o Palmeiras conseguiu ficar com a bola sem recuar para o goleiro, Patrick deu bom passe para Gabriel Menino, que cruzou; o goleiro afastou mal, com os pés, direto para Rony, que resolveu arriscar: a bola desviou em Enzo Pérez e tirou de Armani: 1 a 0.
O gol do Verdão desestabilizou o River Plate na mesma proporção que deu mais tranquilidade ao time do técnico Abel Ferreira. Aos 30 minutos Rony enfiou para Luiz Adriano e o atacante cruzou para Scarpa, que fez um belo gol, mas o mesmo foi corretamente invalidado porque o camisa 10 estava alguns centímetros impedidos no início da jogada.
Apenas nos minutos finais do primeiro tempo o River voltou a levar perigo. Aos 38, após cruzamento de Carrascal, Borré empurrou Viña em tentativa de finalização. Aos 43 Patrick de Paula cometeu falta próxima à área e Fernández cobrou no travessão.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Quem esperava um Palmeiras recuado no segundo tempo foi surpreendido. Logo aos 55 segundos Rony recebeu em boa condição para finalizar, mas demorou um pouco e teve o chute prensado. Aos 2 minutos Rony tocou para Danilo e o volante ajeitou de primeira para Luiz Adriano girar pra cima da marcação de Rojas ainda no meio-campo; o camisa 10 ligou o turbo, avançou e quando o goleiro saiu para fechar o ângulo o atacante tocou entre as pernas dele: 2 a 0.
O River tentou reagir rapidamente. Aos 4 minutos, após cobrança de falta, Borré desviou de cabeça e Weverton mandou para escanteio. Depois da segunda cobrança, Carrascal ganhou pelo alto e escorou rente ao travessão. O jogo era aberto. Aos 9 minutos Danilo roubou a bola no ataque e tocou para Patrick de Paula soltar a bomba e parar em boa defesa de Armani.
Incomodado com um domínio de letra de Gabriel Menino, Carrascal acabou agredindo o Palmeirense e foi corretamente expulso. Com 1 jogador a mais a partir dos 14 minutos, o Verdão foi se soltando ainda mais. Aos 17, na cobrança da falta, Scarpa levantou na área e Viña resvalou de cabeça o suficiente para mandar no cantinho direito de Armani: 3 a 0.
Com a enorme vantagem, o técnico Abel Ferreira começou a mexer no time. Aos 20 minutos ele trocou Danilo por Zé Rafael. Aos 24 foi a vez de Breno Lopes e Raphael Veiga irem pro jogo nos lugares de Rony e Scarpa, respectivamente. Aos 26 minutos Marcos Rocha cometeu falta, o River cobrou para a área e Pinola escorou para fora. Aos 31 Breno Lopes recebeu nas costas do lateral e chutou cruzado, à direita do goleiro.
Aos 32 minutos as últimas duas mexidas no Verdão: Patrick de Paula deu lugar a Emerson Santos, e Luiz Adriano foi substituído por Willian. Aos 34 outra investida com Breno Lopes: o camisa 39 cruzou para Willian, que passou da linha da bola. Aos 39 foi a vez de Gabriel Menino surgir em ótima condição para finalizar, mas Armani fez a defesa.
O quarto gol alviverde estava maduro. Aos 40 Breno Lopes cruzou para a área e Raphael Veiga mandaria para a rede se não fosse atrapalhado por Willian. Aos 41 Marcos Rocha quis dar um chapeuzinho perto da área, perdeu a bola e Borré bateu para fora. Depois desse susto o Verdão optou por não arriscar mais nada e segurou a excelente vantagem até o apito final.
Com os 3 a 0 obtidos em Buenos Aires, o Palmeiras pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta que mesmo assim se classificará para a final da Libertadores. A partida acontecerá na próxima terça-feira (12/1), no Allianz Parque.
Provavelmente com um mistão, o Verdão visitará o Sport às 19h de sábado (9/01) pela 29ª rodada do Brasileirão.
Notícias relacionadas:
- Notas de River Plate 0 x 3 Palmeiras
- Ficha técnica de River Plate 0 x 3 Palmeiras
- Gols e lances de River Plate 0 x 3 Palmeiras
- Abel parabeniza o time por goleada mas pede foco para jogo de volta
- Rony destaca estratégia de Abel e repete discurso do técnico: “Tem o jogo de volta”
- Acesse a página da Libertadores