Por Eduardo Luiz
06/03/2022, 17h59

Com formação alternativa, time do técnico Abel Ferreira dominou o adversário e venceu por 2 a 0, gols de Scarpa Wesley.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com apenas três titulares – Weverton, Gómez e Scarpa, o Palmeiras iniciou a partida com mais posse de bola que o Guarani, mas sem conseguir transformar a superioridade em oportunidades de gol. A primeira investida surgiu apenas aos 14 minutos: Mayke cruzou rasteiro mas nem Rafael Navarro nem Gabriel Veron alcançaram. Aos 17, Giovani tocou para Scarpa arriscar de fora da área; a bola desviou no meio do caminho e saiu rente ao travessão.

Bem no jogo, aos 21 minutos Giovani criou outra oportunidade ao enfiar para Atuesta ir à linha de fundo e cruzar para Navarro, mas Ronaldo se antecipou ao centroavante e mandou para escanteio, que não resultou em nada. Apostando em algum vacilo do Verdão, o Guarani quase deu sorte aos 24 minutos: Jailson escorregou na entrada da área, mas Gómez travou Lucão, e na sequência Kuscevic fez o mesmo com Maxwell, aliviando a barra do camisa 30.

Aos 27 minutos Júlio César foi lançado nas costas de Mayke e chutou por cima, sem perigo para Weverton. No lance seguinte, em rápido contra-ataque, Scarpa tabelou com Veron mas o camisa 14, já dentro da área, furou ao tentar finalizar com o pé ruim. Aos 32, Rafael Navarro recebeu lançamento longo, dominou com estilo e concluiu, mas a zaga bloqueou.

Trabalhando bem como pivô, Rafael Navarro descolou bom passe para Giovani aos 38 minutos, mas o garoto finalizou mal. Aos 41, em outro lançamento para Júlio César, o atacante do Guarani chegou a balançar a rede, mas pelo lado de fora.

Depois do segundo susto o Palmeiras enfim conseguiu abrir o placar. Aos 46 minutos Maxwell levantou demais o pé dentro da área e atingiu Mayke. Inexplicavelmente o árbitro de campo nada marcou, mas alertado pelo VAR ele reviu o lance e confirmou a penalidade. Aos 50, Scarpa foi para a cobrança e mandou no ângulo direito de Maurício Kozlinski, que nem se mexeu: 1 a 0. Foi o último lance da etapa inicial.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para o segundo tempo em busca do segundo gol. Logo no primeiro minuto Gómez deu ótimo passe para Veron, que cruzou para a área buscando Navarro, mas Ronaldo se antecipou e conseguiu um desvio providencial. Aos 3, Giovani cruzou para Veron concluir de voleio, por cima.

Aos 8 minutos, após erro na saída de bola do Guarani, Rafael Navarro tocou para Veron chutar em cima da marcação. Aos 12, uma jogada parecida: Giovani roubou a bola no ataque e tocou para Veron, que passou pelo goleiro mas chutou mal, dando chance para o zagueiro interceptar.

A resposta da equipe visitante veio aos 13 minutos: Maxwell passou por Mayke, foi à linha de fundo e cruzou: a bola passou por toda área até Scarpa afastar. No minuto seguinte o técnico Abel Ferreira promoveu a primeira alteração: Scarpa deu lugar a Wesley. O jogo era corrido. Aos 15, Maxwell cruzou para Júlio César ganhar de Jorge pelo alto e exigir ótima defesa de Weverton.

Com o crescimento do Guarani, aos 19 minutos Abel mandou a campo outros dois titulares: saíram Giovani e Veron para as entradas de Raphael Veiga e Dudu. Aos 20, Atuesta arriscou de longe e errou o alvo por muito. Aos 25 minutos, em sua primeira participação, Dudu fez a festa na defesa rival e soltou a bomba; Maurício Kozlinski defendeu e no rebote Navarro chutou prensado, para fora.

Aos 28 minutos um susto: Nicolas Careca pegou uma sobra de Kuscevic e fuzilou; Weverton defendeu com os pés. No contra-ataque Dudu cruzou para Wesley e o atacante perdeu chance incrível, mas se entra seria anulado por impedimento do camisa 11. Pouco depois, aos 31, Abel fez as últimas mudanças: Jorge por Piquerez, e Danilo por Atuesta.

Em busca do empate, o Guarani perdeu um jogador de maneira infantil aos 34 minutos: Rodrigo Andrade deu uma cotovelada em Mayke após falta do Palmeirense; o VAR “dedurou” e o árbitro expulsou. Aos 38, Danilo arriscou de média distância, a bola desviou e saiu em escanteio.

Em superioridade técnica e numérica, o Verdão seguiu em busca de mais um gol. Aos 40 minutos Jailson soltou a bomba da entrada da área e parou em ótima defesa do goleiro. Após a cobrança de escanteio executada por Wesley, o camisa 30 subiu sozinho e escorou no pé da trave. Aos 42, Vitinho, revelado na base alviverde, chutou colado buscando o ângulo esquerdo de Weverton, mas errou a pontaria.

Nos 5 minutos de acréscimo o Palmeiras manteve a posse de bola no campo de ataque e enfim conseguiu fazer o segundo gol com Wesley, aos 48; o atacante chutou, a bola desviou em Ronaldo e matou o goleiro: 2 a 0 e fim de papo no Allianz Parque.

A vitória mantém o time do técnico Abel Ferreira como líder isolado do Grupo C – agora com 20 pontos, como dono da melhor campanha geral e como único invicto do Campeonato Paulista. A confirmação da vaga na próxima fase virá com mais 2 pontos.

Agora o Verdão se prepara para a sequência de três clássicos seguidos. O primeiro será na quinta-feira (10/3) contra o São Paulo, às 20h30, no Morumbi.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp