Por Eduardo Luiz
15/01/2021, 23h22
Mesmo com mistão, Verdão foi melhor que a equipe gaúcha, mas desperdiçou um caminhão de gols. Empate em 1 a 1 complica ambição de encostar nos líderes do Brasileirão.
Primeiro tempo
Com seis jogadores que foram titulares contra o River Plate, o Palmeiras iniciou o jogo mostrando que seguirá levando o Brasileirão a sério. Logo aos 40 segundos Breno Lopes interceptou um passe na intermediária já acionando Rony, que devolveu para o companheiro; o camisa 39 avançou e quando estava em boa condição, finalizou fraco, fácil para Vanderlei. Aos 11 minutos Rony deu bom passe para Marcos Rocha, que cruzou rasteiro buscando Breno Lopes, mas o goleiro se antecipou e fez a defesa.
Só dava Verdão. Aos 13 minutos Emerson Santos, que atuou de volante, chutou de fora da área, Rony interceptou e tentou ele mandar para o gol, mas colocou pouca força na bola. Aos 16 Rony recebeu lançamento de Marcos Rocha, dominou no peito e bateu forte, mas Vanderlei estava atento. Aos 22 minutos, após bela troca de passes, Breno Lopes deu o gol de presente para Rony, que quis mandar no ângulo e acertou a trave.
O gol do Palmeiras estava amadurecendo. Aos 23 Willian bateu colocado buscando o ângulo esquerdo do goleiro e acertou a mesma trave de Rony. A primeira finalização do Grêmio surgiu apenas aos 27 minutos, mas o chute de Pepê não levou perigo à meta de Weverton. Ligado, o Verdão desperdiçou outra boa chance aos 28 minutos: Jean Pierre errou passe, Raphael Veiga agradeceu e soltou a bomba, rente à trave direita de Vanderlei.
Muito melhor em campo, o Palmeiras amassava a equipe gaúcha. Aos 29 minutos Willian deu bom passe para Raphael Veiga, o camisa 23 fez o corta luz e Breno Lopes foi o terceiro a acertar a mesma trave. E como não era pelada, três traves não virou pênalti.
O Verdão não desanimou. Aos 32 minutos o gol enfim saiu. Willian brigou pela bola na linha de fundo, ganhou de Rodrigues e tocou para Viña; o lateral ajeitou para Rony, que furou, mas a bola sobrou para Raphael Veiga chutar e ainda ver Vanderlei amortecer antes de cruzar a linha. Que gol chorado! 1 a 0.
A frente no placar, o Palmeiras manteve o ritmo. Aos 35 minutos Rony tocou de letra para Raphael Veiga chutar forte e parar em Vanderlei. Nocauteado, o Grêmio enfim fez Weverton trabalhar aos 37 minutos: Alisson chutou rasteiro e o goleiro mandou para escanteio, que não resultou em nada. Foi a última finalização da etapa inicial.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
No segundo tempo o Grêmio voltou marcando um pouco melhor o Verdão e mostrando mais disposição ofensiva. Aos 5 minutos Pepê arriscou da entrada da área e Weverton espalmou. Mesmo com outra postura, a equipe gaúcha não conseguia transformar a posse de bola em boas oportunidades.
Aos 19 minutos o Palmeiras resolveu acordar: Viña cruzou forte demais, Rony evitou a saída já cruzando para Willian, que pegou de primeira e exigiu linda defesa de Vanderlei. Seria um golaço. No lance seguinte Zé Rafael serviu Willian e ele tentou outro chute de primeira, mas novamente parou em boa defesa do goleiro adversário. Após cobrança de escanteio, o Verdão trabalhou bem a bola até Raphael Veiga ajeitar para Viña chutar por cima do travessão.
Para não deixar o ritmo cair, aos 22 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu duas alterações: Alan Empereur e Rony deram lugar a Kuscevic e Luiz Adriano, respectivamente. Aos 29 Zé Rafael roubou a bola na entrada da área e bateu com perigo, rente ao travessão. Aos 32 minutos um susto: Jean Pierre cobrou falta, Kuscevic, que estava na barreira, desviou de cabeça e Weverton viu a bola tirar tinta da sua trave esquerda.
Aos 34 minutos mais duas mexidas no Palmeiras: Lucas Lima substituiu Raphael Veiga, e Scarpa entrou na vaga de Willian. Aos 37 minutos Pinares arriscou de média distância, a bola desviou em Kuscevic e saiu em escanteio. O próprio argentino cobrou na cabeça de Diego Souza, que escorou fraco, fácil para Weverton.
Depois de uma dividida com Kannemann, aos 40 minutos, Marcos Rocha deixou o jogo. Mayke entrou em seu lugar. Aos 41 Diego Souza surgiu livre na cara de Weverton, que fez milagre. Aos 42 o Verdão não teve a mesma sorte: Luis Fernando tabelou com Maicon e cruzou; a bola desviou em Viña e se ofereceu para Diego Souza concluir de cabeça: 1 a 1.
Se o empate já era injusto, aos 47 minutos o Palmeiras quase ficou sem ponto nenhum: Lucas Lima cometeu falta na meia lua, Diego Souza cobrou muito bem mas Weverton fez milagre. Repetindo o filme do primeiro turno, o Verdão deixou a vitória escapar no fim.
Com o empate, o time de Abel Ferreira vai a 48 pontos, permanece na sexta colocação e desperdiça ótima chance para encostar de vez nos líderes do Brasileirão.
Novamente em casa, o Verdão volta a campo às 19h de segunda-feira (18/1) para enfrentar o Corinthians em clássico atrasado da 28ª rodada.
Notícias relacionadas: