Por Tática Didática
23/02/2022

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Nesta quarta-feira ocorre na Arena da Baixada em Curitiba o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana entre Athletico Paranaense e Palmeiras. E o que podemos esperar das duas equipes nessa disputa?

O Athletico fez apenas dois jogos com sua equipe principal nessa temporada pelo campeonato estadual e se serve como uma pequena amostragem, podemos notar que fizeram uma alteração tática bem relevante, saindo do esquema com três zagueiros muito utilizado em 2021 para um 4-3-3 que conta com muito apoio dos laterais, buscando triangulações nas beiradas com associações junto aos meio-campistas e atacantes pelos lados, conforme explicado no vídeo abaixo.

Pelo lado alviverde é difícil cravar qual formação tática será escolhida por Abel Ferreira, em oito jogos na temporada a equipe já jogou de diversas maneiras diferentes. A última formação no jogo contra o Santo André, sem um centroavante de referência, com Rony e Dudu abertos e com quatro jogadores no meio, pode ser uma alternativa interessante para enfrentar a pesada dupla de zaga do Furacão.

Com os desfalques dos seus zagueiros titulares, o Verdão pode encontrar maiores dificuldades para construir jogadas a partir de sua defesa caso o Athletico pressione a saída de bola do Palmeiras no campo de ataque. Outro provável desfalque é Gustavo Scarpa, o que vai impedir Abel Ferreira de ter maiores variações táticas, visto que o meia é um dos jogadores mais versáteis do elenco, podendo fazer diversas funções em campo.

Por fim, além das questões táticas, também será muito importante quais estratégias as equipes adotarão. Se o Palmeiras vai manter sua pressão mais alta no campo de ataque como tem feito em boa parte dessa temporada, e se o Athletico de Alberto Valentin vai ser mais conservador e pragmático, como foi na final da Sul-Americana ano passado na qual saiu campeão. Isso só saberemos depois que a bola rolar, e no Tática Didática em parceria com o Palmeiras Todo Dia, você poderá acompanhar uma análise em tempo real do jogo no Twitter, e um vídeo com análise completa de tudo que aconteceu na partida.