Por Eduardo Luiz
29/05/2022, 18h02 – Atualizado às 20h08

Meia desperdiçou a primeira cobrança em 25, mas Gómez fez o gol da vitória por 1 a 0 pouco depois. Verdão passa o Corinthians e assume a primeira colocação.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o retorno de Raphael Veiga (voltou na vaga de Rafael Navarro), o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola, mas nos contra-ataques o Santos levava perigo. Aos 4 minutos Rony experimentou de fora da área, fraco, nas mãos de João Paulo. Aos 6, Marcos Leonardo cruzou para Léo Baptistão finalizar por cima. O assistente só assinalou impedimento após a conclusão da jogada.

Aos 7 minutos Raphael Veiga driblou seu marcador, carregou e soltou a bomba; a bola passou perto da trave direita do goleiro. Aos 10, após confusão na área alviverde, Sandri chegou chutando e isolou. Dez minutos mais tarde Scarpa cruzou para Rony, que não alcançou por pouco. Aos 21, Baptistão fintou Gabriel Menino e chutou forte para boa defesa de Marcelo Lomba.

O clássico era equilibrado. Aos 24 minutos Dudu dominou a bola na área e tocou para Scarpa chutar para fora. Aos 27, Zé Rafael roubou a bola na intermediária, avançou e chutou fraco, fácil para o goleiro. No contra-ataque Marcos Leonardo experimentou de média distância e errou o alvo.

Aos 39 minutos Zé Rafael tentou sair jogando na entrada da área e sofreu falta de Baptistão; a jogada prosseguiu, Menino vacilou na área e acabou dando passe para Marcos Leonardo fazer 1 a 0. O VAR, porém, recomendou a Luis Flávio de Oliveira a revisão o lance, e ele acabou assinalando a falta em Zé, invalidando de maneira correta o gol.

A reta final do primeiro tempo seguiu movimentada. Aos 44 minutos Zé Rafael tentou um chute rasteiro de canhota, para fora. Aos 46, Menino descolou cruzamento preciso para Rony, que escorou por cima. No lance seguinte outra chance para o camisa 10, que voltou a finalizar muito alto após bom passe de Marcos Rocha. No último lance antes do intervalo foi a vez de Dudu “isolar” depois da bola sobrar na entrada da área.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Na etapa final os dois times tentaram manter o ritmo primeiro tempo; em menos de 2 minutos cada equipe já tinha finalizado uma vez, ambas sem perigo para os goleiros. Aos 6, Scarpa perdeu a bola na entrada da área e Jhojan Julio chutou para fora. Aos 13 minutos Raphael Veiga cruzou para Rony, mas Maicon interceptou.

Aos 15 minutos Ricardo Goulart enfiou para Léo Baptistão finalizar e ser bloqueado por Gustavo Gómez. Antes de Marcelo Lomba cobrar o tiro de meta, João Martins promoveu duas alterações, sendo uma por necessidade. Lesionado, Murilo deu lugar a Naves. A outra troca foi Dudu por Rafael Navarro.

Com o clássico equilibrado, o Palmeiras teve ótima chance para abrir o placar: aos 20 minutos Marcos Rocha foi empurrado por Rodrigo Fernández dentro da área; pênalti claro sonegado pelo árbitro mas o VAR não deixou passar. Após seis minutos de muita reclamação dos santistas, Raphael Veiga foi para a cobrança e mandou na trave. Foi o primeiro pênalti desperdiçado pelo meia em 25 oportunidades. No rebote Rony ainda conseguiu finalizar com perigo, para fora.

Três minutos depois do pênalti perdido por Veiga, João Martins trocou Gabriel Menino por Fabinho. Aos 34, após Navarro ganhar um escanteio, Scarpa cobrou, Gómez escorou e Lucas Pires resvalou, tirando João Paulo da jogada: 1 a 0. O Santos sentiu o gol e só voltou a incomodar a meta de Marcelo Lomba aos 42 minutos: Goulart chutou forte, o goleiro espalmou e no rebote Angulo isolou.

Aos 43 minutos João Martins fez as últimas alterações a que tinha direito: Veiga por Atuesta, e Rony por Breno Lopes. Autor do gol do Bi da Libertadores contra a equipe da baixada, Breno teve boa chance para fazer mais um gol no rival aos 46, mas ele chutou em cima da marcação após puxar rápido contra-ataque.

No restante dos 8 minutos de acréscimo o Palmeiras conseguiu neutralizar as investidas santistas e garantiu mais uma vitória, a terceira seguida no Brasileirão. A equipe de Abel Ferreira chegou a 15 pontos e assumiu a liderança da competição.

Agora o Verdão terá uma rara semana livre; o próximo jogo será no domingo (05/6) contra o Atlético-MG, às 16h, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp