Por Eduardo Luiz
25/10/2023, 21h58

Em uma das melhores atuações do ano, Verdão não tomou conhecimento do rival e atropelou por 5 a 0. Breno Lopes (2), Piquerez (2) e Marcos Rocha fizeram os gols.

Palmeiras volta ao normal e massacra o São Paulo no Allianz Parque
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repetindo a formação com três zagueiros, e com Endrick no lugar de López, o Palmeiras iniciou o jogo como há muito tempo não se via: dominando as ações e partindo para cima do adversário. Logo aos 4 minutos Richard Ríos abriu o placar de cabeça após cruzamento de Mayke, mas o VAR anulou corretamente por impedimento do volante. O time não se abalou.

Aos 11 minutos Endrick tocou para Breno Lopes finalizar e parar no goleiro. Aos 15, após bela troca de passes, Mayke recebeu de Raphael Veiga e cruzou rasteiro para Breno Lopes conferir: 1 a 0. Em desvantagem, o São Paulo respondeu ficando mais tempo com a bola. Aos 22 minutos Zé Rafael cometeu falta perto da área e James Rodríguez cobrou por cima.

Aos 26 minutos Richard Ríos descolou lindo passe de três dedos para Breno Lopes, que tocou com categoria na saída do goleiro: 2 a 0. Empurrado pela torcida, o Palmeiras não diminuiu o ritmo. Aos 30, Endrick cruzou para Breno Lopes, que foi atrapalhado por Rafinha em escanteio claro sonegado pela arbitragem. Aos 35, Lucas ajeitou para Alison bater sem direção. Dez minutos depois Wellington Rato cobrou falta e errou o alvo.

Nos acréscimos o clássico esquentou ainda mais. Aos 46, Rafinha acertou um soco na cara de Breno Lopes e inexplicavelmente recebeu apenas cartão amarelo. Após a cobrança de falta, a defesa rebateu e Zé Rafael dominaria se não fosse empurrado por Wellington Rato dentro da área; pênalti assinalado e convertido por Piquerez: 3 a 0. Foi o último lance do primeiro tempo.

continua após a publicidade

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

Segundo tempo

Para não dar chance ao azar, o Verdão voltou para a etapa final no mesmo ritmo. Aos 3 minutos Ríos soltou a bomba de fora da área, a bola ganhou efeito e Rafael evitou outro golaço. Aos 12, Zé Rafael roubou a bola no campo de ataque e cruzou para Raphael Veiga, mas o goleiro chegou antes.

Com atraso, Rafinha foi expulso aos 15 minutos após acertar carrinho por trás em Breno Lopes. Com o jogo controlado, a partir da metade do segundo tempo o técnico Abel Ferreira começou a rodar o elenco. Aos 22, Richard Ríos e Mayke deram lugar a Fabinho e Marcos Rocha, respectivamente. Cinco minutos depois de entrar Marcos Rocha criou boa chance para o quarto gol, mas Breno Lopes furou.

Ainda dentro do minuto 27 Abel promoveu mais duas mexidas: Endrick por Rony, e Raphael Veiga por Artur. Aos 34, em jogada que está virando sua marca, Piquerez chutou forte, por baixo, e exigiu ótima defesa do goleiro. Logo na sequência Luis Guilherme substituiu um dos destaques da noite da noite, Breno Lopes.

Em sua primeira participação no jogo, Luis Guilherme acionou Piquerez, que cruzou rasteiro; a bola cruzou toda área até encontrar Marcos Rocha: 4 a 0. A torcida ainda comemorava o gol do lateral quando Piquerez, aos 41 minutos, arriscou chute de muito longe e acertou o ângulo esquerdo do goleiro. GOLAÇO! 5 a 0.

Por pena do rival, Raphael Claus encerrou o clássico sem acréscimo. A surra no São Paulo, além de lavar a alma da torcida e confirmar em grande estilo o fim da má fase, faz o Palmeiras ir a 50 pontos e permanecer no G4 do Brasileirão, agora na terceira colocação.

Sábado (28/10) o Verdão enfrenta o Bahia novamente no Allianz Parque. O jogo será disputado às 19h.

Notícias relacionadas:

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Red Bull Bragantino 0 x 0 Palmeiras

2. Gabriel Jesus de volta ao Palmeiras? Salário e vontade do Arsenal impedem “sonho”

3. Fifa cria janela de transferências para o Super Mundial; CBF precisa aderir

4. Notas de Palmeiras 2 x 1 Atlético-MG

5. Vídeo: Deivid, goleiro do Palmeiras, defende dois pênaltis na final do Brasileirão Sub-20