Por Eduardo Luiz
03/04/2025, 20h59
Verdão empatava em 2 a 2 até os 46 minutos do segundo tempo, quando Richard Ríos fez o gol da vitória.

Primeiro tempo
No 3-5-2, como Bruno Fuchs formando a linha defensiva com Gómez e Micael, o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola, mas encontrando dificuldades para criar. Aos 7 minutos Facundo Torres experimentou da entrada da área, por cima. Aos 17, em falta de mão na bola cometida por Fuchs na linha da área, González cobrou e Weverton espalmou.
Aos 24, já gostando mais do jogo, o Sporting Cristal só não abriu o placar porque Weverton salvou a cabeçada de Chávez sobre a linha. Os sustos fizeram o Verdão acordar. Aos 32 minutos Piquerez cruzou para Estêvão, que de cabeça perdeu chance incrível. Aos 36, o camisa 41 cruzou para Lucas Evangelista, que parou em boa defesa do goleiro.
As oportunidades perdidas não fizeram o time desanimar. Aos 37, Martínez cruzou, Facundo brigou pela bola, Vitor Roque tentou o desvio mas ela voltou para o argentino, que chutou; o goleiro deu rebote nos pés de Estêvão, que desta vez guardou: 1 a 0.
À frente no placar, o Palmeiras foi em busca do segundo gol. Aos 39 minutos Estêvão fintou seu marcador e soltou a bomba; a bola desviou e saiu em escanteio, que não resultou em nada. Abalado, o Sporting Cristal só conseguiu reagir nos minutos finais do primeiro tempo em cobrança de falta que Weverton estava atento. E foi só.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Parecendo outro time, o Palmeiras voltou para o segundo tempo sufocando o Sporting Cristal e acumulando chances claras para aumentar a vantagem. Antes dos dez minutos foram 5, com Felipe Anderson, Vitor Roque, Martínez e duas com Lucas Evangelista. Em duas delas o goleiro apareceu bem.
A partir dos 15 minutos o time perdeu intensidade. Para tentar corrigir isso aos 19, o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: Ríos, Mayke e López entraram nas vagas de Felipe Anderson, Bruno Fuchs e Vitor Roque, respectivamente.
O castigo por ter perdido tantos gols acabou vindo aos 21 minutos, quando Pretell acertou uma bomba de fora da área no canto direito de Weverton: 1 a 1. Seis minutos depois de entrar Mayke sentiu lesão muscular e foi substituído por Giay. Aos 30, Ríos foi atingido por uma solada e inexplicavelmente o VAR não chamou o árbitro para expulsão.
Aos 34 minutos López foi atropelado por Sosa na área e o árbitro assinalou pênalti. Piquerez cobrou bem e recolocou o Verdão à frente: 2 a 1. Não deu tempo para comemorar. Aos 38 minutos Tavara acertou um chute no ângulo direito de Weverton e decretou nova igualdade: 2 a 2.
Em busca da vitória, Abel foi para o tudo ou nada aos 42 minutos ao trocar Evangelista por Luighi. Aos 44, Facundo Torres cruzou para López, que escorou para fora. No primeiro dos 4 minutos de acréscimo Luighi levantou e Ríos conferiu de cabeça: 3 a 2. Ufa!
Nos dois minutos finais do acréscimo o Sporting Cristal ainda conseguiu um escanteio, e desta vez a defesa do Palmeiras conseguiu neutralizar para garantir os três pontos na estreia da Libertadores.
O Verdão volta a campo já no domingo (6/4) para enfrentar o Sport pela segunda rodada do Brasileirão. A partida será disputada no Recife, às 18h30.
Notícias relacionadas:
Notas de Sporting Cristal 2 x 3 Palmeiras
Ficha técnica de Sporting Cristal 2 x 3 Palmeiras
Vídeo: melhores momentos Sporting Cristal 2 x 3 Palmeiras
Abel explica esquema com três zagueiros e revive lema de fase vitoriosa: “Lutar até o fim”
Acesse a página da Libertadores

FOI BEM!
Lucas Evangelista: o melhor em campo. Estêvão, Piquerez e Ríos: pelos gols.

FOI MAL…
Arbitragem: o lance em Ríos era para expulsão. Árbitro e VAR deixaram passar.