Por Eduardo Luiz
24/02/2024, 20h08 – Atualizado às 20h28

Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Breno Lopes fizeram os gols da vitória por 3 a 1, na Arena Barueri. Classificação para a próxima veio com três rodadas de antecedência.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o retorno de Raphael Veiga e no 4-2-3-1, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a indicativa. Logo aos 2 minutos Zé Rafael ajeitou para o camisa 23, que teve o chute bloqueado. A torcida pediu pênalti, mas a árbitra mandou seguir. Aos 4, Endrick soltou a bomba da entrada da área e o goleiro defendeu em dois tempos.

O começo alucinante do Verdão, no entanto, rapidamente foi controlado pelo Mirassol, que aos poucos passou a gostar da partida. Gostou tanto que aos 14 minutos abriu o placar em cobrança de escanteio: Rodrigo ganhou de Murilo pelo alto na pequena área e escorou sem chance de defesa para Weverton. O segundo gol da equipe do interior só não saiu pouco depois, aos 16, porque Weverton fez milagre em finalização de Dellatorre.

Passado o baque do gol e o susto, o Palmeiras reagiu aos 24 minutos: Luan levantou com efeito e Aníbal Moreno escorou no ângulo esquerdo de Muralha: 1 a 1. Com o empate, o jogo ficou ainda mais movimentado. Aos 27, em confusão na área, o goleiro precisou trabalhar duas fezes em finalizações de Zé Rafael e López. No lance seguinte Veiga levantou para Aníbal, que desta vez errou a cabeçada.

O Mirassol também era perigoso, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. Aos 33 minutos Fernandinho finalizou com força e parou em ótima defesa de Weverton. Aos 36, Endrick tabelou com Veiga mas bateu fraco, fácil para Muralha. No minuto seguinte Fernandinho fintou Marcos Rocha e bateu colocado, para fora.

Aos 42 minutos Weverton mostrou que aprendeu a lição do clássico ao espalmar uma cobrança de falta que iria para fora. Aos 46, no último lance do bom primeiro tempo, Endrick deixou Marcos Rocha em ótima condição e o lateral chutou em cima do goleiro.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Os dois times voltaram para a etapa final sem alterações, e o jogo seguiu corrido. O Mirassol foi dono das primeiras oportunidades. Aos 2 minutos Rodrigo chutou à direita de Weverton. Aos 7 e aos 9 Delllatorre conseguiu se antecipar aos zagueiros alviverdes, mas concluiu para fora nas duas oportunidades.

A resposta do Verdão foi fatal. Aos 11 minutos Richard Ríos enfiou para López, que foi atropelado por Gazal dentro da área. Pênalti assinalado e convertido por Raphael Veiga aos 14: 2 a 1. O gol foi o último ato do camisa 23 na partida; logo depois ele deu lugar a Caio Paulista.

Aos 18 minutos Marcos Rocha lançou Endrick, o garoto conduziu a bola mas adiantou muito ao entrar na área; Muralha conseguir cortar. Aos 24, Luiz Otávio escorou por cima do travessão após cobrança de falta. Aos 37 minutos Piquerez saiu jogando errado e o Mirassol só não empatou porque o chute de Dellatorre tirou tinta da trave direita de Weverton.

Imediatamente depois do susto, o técnico Abel Ferreira promoveu duas alterações: López e Endrick deram lugar a Rony e Breno Lopes, respectivamente. Aos 44, Zé Rafael iniciou contra-ataque de cabeça; Breno Lopes arrancou do campo de defesa até a entrada da área, de onde bateu com categoria na saída de Muralha: 3 a 1. Antes da nova saída Abel trocou Aníbal Moreno por Gabriel Menino.

Nos 5 minutos de acréscimo o Palmeiras manteve a posse de bola até o apito final. A vitória de virada leva a equipe a 21 pontos na liderança disparada do Grupo B e garante a classificação antecipada para a quartas de final do Paulista.

Quarta-feira (28/2) o Verdão disputa o jogo atrasado da quinta rodada contra a Portuguesa. A partida será realizada no Canindé, às 19h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão