Por Eduardo Luiz
15/05/2024, 23h26

Richard Ríos e Gómez fizeram os gols da vitória por 2 a 1 no Allianz Parque; Verdão vai a 13 pontos na liderança do Grupo F.

Palmeiras vence o Del Valle, confirma classificação e vira líder geral da Libertadores
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem Raphael Veiga, que ficou no banco, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Del Valle criar as primeiras oportunidades. Logo no primeiro minuto Renato Ibarra soltou a bomba e Weverton espalmou. Aos 13, o mesmo jogador chutou com perigo novamente, mas desta vez o camisa 21 alviverde agarrou.

A primeira investida do Verdão surgiu aos 15 minutos, quando Piquerez cruzou buscando Lázaro, mas a defesa cortou. Aos 18, Estêvão cobrou escanteio e Zé Rafael subiu sozinho para escorar por cima do travessão. Após um longo período sem emoção, a partida voltou a esquentar aos 33 minutos, quando Estêvão meteu uma caneta dentro da área, mas o chute dele foi bloqueado.

A partida era complicada até que aos 36 minutos Richard Ríos cobrou falta de muito longe e marcou um golaço. 1 a 0. À frente no placar, o time do técnico Abel Ferreira conseguiu ficar mais tempo com a bola e passou a cadenciar o ritmo do jogo.

Aos 44 minutos, após levantamento na área, López escorou e a bola bateu na mão de Landázuri; pênalti assinalado pelo árbitro e convertido com categoria pelo capitão Gustavo Gómez: 2 a 0. Pouco depois a partida foi para o intervalo.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Com a vantagem que construiu no primeiro tempo, o Palmeiras voltou para a etapa final mais relaxado. Aos 5 minutos Ríos vacilou perto da área, perdeu a bola e o Del Valle descontou, mas por sorte o atacante estava impedido no rebote de Weverton. Aos 11, Kendry Páez chutou prensado, fácil para o goleiro alviverde.

Aos 14 minutos Endrick sentiu algo na perna e foi substituído por Raphael Veiga. Aos 17, Piquerez recebeu do camisa 23 e soltou a bomba; ele balançou a rede, mas pelo lado de fora. Aos 20 minutos Díaz ganhou de Gómez na intermediária, avançou, entrou na área, fintou Zé Rafael e chutou no contrapé de Weverton. Golaço: 1 a 2.

Para corrigir a marcação no lado direito e ao mesmo tempo renovar o fôlego do ataque, aos 23 minutos Abel trocou López e Estêvão por Rony e Mayke, respectivamente. Cinco minutos depois de entrar, a dupla quase marcou um gol. Mayke cruzou sob medida para Rony escorar rente ao ângulo esquerdo. Aos 34, Veiga cobrou falta direto e assustou o goleiro adversário.

Faltando 9 minutos para o fim do tempo regulamentar Abel promoveu as últimas duas alterações a que tinha direito: Lázaro por Rômulo, e Ríos por Luan. Com as trocas o Palmeiras recuou para segurar o resultado. Aos 47, Lerma fintou Zé Rafael e soltou a bomba, mas Weverton estava atento. Foi o último susto da noite.

Com a vitória em casa o Palmeiras vai a 13 pontos na liderança do Grupo F, confirma a classificação para as oitavas de final e assume a liderança geral da Libertadores.

Em função da paralisação do Brasileirão o Verdão só voltará a campo na próxima quinta-feira (23/5) para enfrentar o Botafogo-SP pela Copa do Brasil. A partida de volta da terceira fase será disputada em Ribeirão Preto, às 19h.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações