Por Eduardo Luiz
09/03/2024, 19h59

Rony fez o gol da vitória magra em Barueri; time de Abel Ferreira avança com a melhor campanha pelo terceiro ano seguido; adversário será definido no domingo.

Palmeiras vence o Botafogo e termina a 1ª fase do Paulista invicto e na liderança geral
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem os pendurados Zé Rafael e Endrick, o Palmeiras iniciou o jogo num ritmo cadenciado, mostrando certo desinteresse, melhor para o Botafogo, que criou as primeiras oportunidades de gol. Logo no primeiro minuto Alex Sandro finalizou com perigo e exigiu boa defesa de Weverton. Aos 10, foi a vez de Jean tentar a sorte de fora da área, mas ele errou o alvo.

A primeira investida do Verdão surgiu aos 13 minutos, quando Raphael Veiga cobrou falta e Rony fez a casquinha, mas ninguém de verde chegou. Aos 20, Richard Ríos ajeitou para Aníbal Moreno soltar a bomba e parar em Michael. No lance seguinte Luan se antecipou ao atacante, ficou com a bola na intermediária e deu belo passe para Lázaro, que fintou seu marcador e bateu fraco, nas mãos do goleiro.

Já melhor em campo, o Palmeiras voltou a finalizar aos 23 minutos, e foi depois de bela e rápida troca de passes: Ríos tocou para Rony, que deixou para Mayke, que ajeitou para Moreno bater torto, para fora. A resposta do Botafogo veio imediatamente: aos 24, Patrick Brey bateu rasteiro e Weverton foi buscar.

Aos 36 minutos López fez belo lançamento para Rony, que sairia cara a cara com o goleiro se não fosse puxado por Matheus Costa; falta assinalada e zagueiro corretamente expulso pelo árbitro. Aos 40, Piquerez cruzou com a mão para López, que só não correu para o abraço porque o goleiro fez milagre.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final tentando fazer valer a superioridade numérica. Com 1 minuto de bola rolando Richard Ríos finalizou com desvio, para fora. Após a cobrança do tiro de canto executada por Raphael Veiga, López foi no terceiro andar e escorou por cima.

Aos 5 minutos Mayke cruzou rasteiro para López, que com o pé bom perdeu chance incrível. Aos 12, Veiga cobrou escanteio em jogada ensaiada para Ríos, que bateu de primeira, à esquerda do goleiro. Aos 20, após sobra de López dentro da área, Rony bateu rasteiro e Michael evitou o gol com a ponta dos dedos.

Logo depois da chance perdida, o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras alterações da noite: Piquerez por Caio Paulista, e Lázaro por Vandelan. Aos 23 minutos Mayke cruzou sob medida para Rony, que de cabeça enfim conseguiu vencer o goleiro: 1 a 0.

À frente no placar, o Verdão diminuiu o ritmo. E diante de um Botafogo sem conseguir reagir, a partida ficou chata. Ao invés de mandar Estêvão e Luis Guilherme a campo, Abel optou por trocar Raphael Veiga e Mayke por Breno Lopes e Marcos Rocha, isso aos 37 minutos.

A chance para o segundo gol surgiu apenas aos 47 minutos, quando Breno Lopes cruzou para López, ma o zagueiro chegou antes e conseguiu desvio providencia. E foi só.

Com a vitória em Barueri o Palmeiras termina a primeira fase do Campeonato Paulista com 28 pontos, invicto e na liderança geral (com 3 de vantagem para o Santos).

O jogo único das quartas de final contra Ponte Preta ou Água Santa será disputado no próximo final de semana. A tabela detalhada será definida pela FPF na segunda-feira.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações