Por Eduardo Luiz
09/02/2023, 21h29

Time de Abel Ferreira fez 2 gols, perdeu dois pênaltis e parou em várias defesas do goleiro; vitória leva o Verdão a 17 pontos na liderança do Grupo D.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

O jogo começou movimentado, com os dois times buscando o gol. O Palmeiras, com força máxima, teve boa chance logo no primeiro minuto: Raphael Veiga enfiou para Dudu cruzar para Endrick dominar e finalizar de bicicleta, na trave. A resposta da Inter de Limeira foi imediata: aos 2, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Leandro Silva fez a casquinha no primeiro pau e Marcos Rocha protegeu de Claudinei no segundo.

Aos 4 minutos Gabriel Menino mandou para a área, a bola ganhou efeito e por precaução o goleiro mandou para escanteio. Aos 7, Matheus Oliveira tocou para Everton Brito chutar rasteiro e parar em boa defesa de Weverton. Dois minutos depois Dudu cruzou fechado demais buscando Endrick, mas Léo Vieira ficou bom a bola. No lance seguinte jogada parecida: o camisa 7 cruzou do lado esquerdo, desta vez para Rony, que escorou para fora.

A partida não parava. Aos 14 minutos Iago Teles arriscou um chute forte, rasteiro, mas Weverton estava atento. Aos 15, após bola recuperada por Marcos Rocha, Zé Rafael enfiou Rony que com um tapa deixou Endrick na cara do goleiro; o camisa 16 passou pelo adversário e levou um tapa na perna – pênalti assinalado pela árbitra e convertido por Raphael Veiga: 1 a 0.

O gol do Verdão não mudou o ritmo do jogo, que seguiu alucinante. Aos 18 minutos Matheus Oliveira só não empatou graças a outra defesaça de Weverton. Aos 19, Everton Brito arriscou da entrada da área, para fora. Aos 24 minutos Dudu fez boa jogada individual e soltou a bomba, parando no goleiro. Ainda dentro do minuto 24 Zé Rafael levantou de canhota na cabeça de Gabriel Menino, mas também parou em Léo Vieira. Pouco depois, aos 29, foi a vez de Piquerez cruzar sob medida para Menino, que viu o goleiro evitar outro gol.

Aos 30 minutos Gabriel Menino resolveu tentar a sorte de média distância, com o pé esquerdo, mas Léo Vieira defendeu. Aos 32, Matheus Oliveira deu lindo passe para Iago Teles finalizar no canto esquerdo baixo de Weverton, que fez milagre. Aos 35 minutos Piquerez carregou a bola sem ser incomodado até a entrada da área, de onde bateu de rosca para enfim vencer o goleiro: golaço! 2 a 0.

Novamente o gol alviverde não fez o ritmo da partida diminuir. Aos 41 minutos Dudu soltou a bomba e o goleiro defendeu em dois tempos. Aos 42, Rony ajeitou para Gómez bater cruzado, para fora. No lance anterior o VAR enxergou um pênalti de Douglas em Dudu; a árbitra foi a monitor e concordou. Para surpresa de todos presentes ao Allianz Parque, o próprio camisa 7 foi para a cobrança e… errou. Antes do primeiro tempo terminar deu tempo para o Palmeiras perder mais uma chance: Raphael Veiga recebeu de Rony e bateu de direita, rente ao travessão.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

A etapa final também começou corrida. No primeiro minuto Endrick deu bom passe para Rony, que se atrapalhou para dominar e foi desarmado. Aos 4, Claudinei escorou por cima do travessão após cobrança de escanteio. No contra-ataque, Zé Rafael carregou demais a bola e chutou no meio do gol, onde estava Léo Vieira.

Aos 5 minutos Raphael Veiga tentou encobrir o goleiro da entrada da área e errou o alvo por pouco. Aos 8, o camisa 23 cruzou para Rony, que chegou um instante atrasado. Aos 17 minutos Dudu pedalou pra cima da marcação e chutou torto. No lance seguinte a Inter de Limeira não descontou por puro azar: Jonathas tabelou com Iago Teles tirou de Weverton, mas a bola saiu.

As primeiras alterações do técnico Abel Ferreira foram promovidas aos 19 minutos: Endrick deu lugar a Giovani, e Dudu saiu para a entrada de Breno Lopes. Na sua primeira participação no jogo, Giovani meteu uma caneta dentro da área e tentou finalizar, mas foi bloqueado. Aos 25, Veiga cruzou para o garoto bater de primeira, para fora.

O Verdão teve outra chance para fazer 3 a 0 aos 28 minutos, mas Rony parou em Léo Vieira após passe de Raphael Veiga. Aos 32 minutos mais duas mexidas de Abel: Jailson e López substituíram Gabriel Menino e Rony, respectivamente. Após um breve período sem finalizar, a Inter de Limeira tentou descontar aos 34, com Zé Mário, mas o chute do lateral saiu por cima do travessão.

Aos 36 minutos Breno Lopes soltou a bomba e fez Léo Vieira trabalhar pela vigésima vez na noite. Logo na sequência Luan entrou na vaga de Zé Rafael. Aos 41, Giovani foi atropelado por Zé Mário dentro da área. Edna marcou o pênalti e Raphael Veiga cobrou muito mal, consagrando ainda mais o goleiro. Aos 47, Veiga descolou ótimo cruzamento para Giovani, que mesmo cara a cara com o goleiro, isolou. E foi “só”.

Com a vitória no Allianz Parque o Palmeiras vai a 17 pontos e mantém a liderança isolada do Grupo D e a melhor campanha geral do Campeonato Paulista.

Na próxima rodada o Verdão enfrenta o Água Santa. A partida está marcada para 11h de domingo (12/2), em Diadema.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp