Por Eduardo Luiz
25/01/2023, 21h23

Rafael Navarro, Lucas Siqueira (contra) e Bruno Tabata fizeram os gols da vitória por 3 a 1; Verdão vai a 8 pontos e retoma liderança do Grupo D.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com um time todo reserva, o Palmeiras iniciou a partida buscando o gol. Logo no primeiro minuto Kuscevic fez um desarme na intermediária e deu bom passe para Breno Lopes chutar cruzado, para fora. A resposta do Ituano foi imediata: aos 5, Paulo Victor arriscou da entrada da área, para fora. Aos 7 minutos Quirino aproveitou vacilo de Jailson e soltou a bomba, mas Marcelo Lomba estava atento.

Após o começo movimentado, o jogo esfriou, voltando a ter emoção a partir dos 18 minutos, quando Paulo Victor tentou outra finalização de média distância, para fora. Aos 20, Bruno Tabata tentou a sorte de longe e errou por muito. Aos 28 minutos Eduardo Person passou por Luan com um drible de corpo e bateu rente à trave direita de Lomba.

O Palmeiras conseguiu fazer 1 a 0 aos 29: Mayke roubou a bola, Rafael Navarro deu um toquinho para López e o argentino devolveu para Mayke, que cruzou para Navarro abrir o placar. Em vantagem, o Verdão partiu em busca do segundo. Aos 33, Tabata enfiou para Navarro fuzilar a meta de Jefferson, que espalmou. No contra-ataque, Yago arrancou livre e chutou forte, parando em Marcelo Lomba. Aos 38, Raí Ramos experimentou, a bola desviou em Luan e morreu nas mãos do goleiro Palmeirense.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Ituano se lançou de vez ao ataque, deixando muitos espaços em sua defesa. Aos 39, López lançou Breno Lopes, que dominou no peito e bateu colocado, para fora. Aos 41, Jailson cruzou para Navarro, que furou de maneira incrível. Se o gol saísse, no entanto, seria anulado por impedimento. Aos 45, López fez boa jogada individual, mas demorou para finalizar e perdeu chance absurda.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Ituano voltou para a etapa final com mudanças que o tornaram mais ofensivo. Aos 6 minutos, Mário Sérgio chutou de fora da área, para fora. No lance seguinte Paulo Victor disparou nas costas de Vanderlan e cruzou para Eduardo Person empatar: 1 a 1. O gol animou o time da casa na mesma proporção que desestabilizou o Palmeiras.

Aos 10 minutos Felipe Saraiva finalizou rasteiro e Lomba fez a defesa. Aos 11, Quirino aproveitou outro vacilo de Vanderlan na marcação e cruzou para Eduardo Person cabecear perto da trave direita de Marcelo Lomba, que não teria o que fazer. A primeira finalização do Verdão no segundo tempo surgiu apenas aos 20 minutos: López dominou bicão de Lomba e chutou para defesa tranquila de Jefferson.

Tentando reagir, o Palmeiras teve um gol anulado aos 23 minutos: Tabata cobrou escanteio, Jailson não conseguiu finalizar, mas tocou para Kuscevic empurrar para o fundo da rede. O volante usou o braço para dominar, infração apontada pelo árbitro de campo e confirmada pelo VAR. Aos 27, em lance parecido, saiu um gol regular: Tabata levantou na área, López resvalou e Lucas Siqueira fez contra: 2 a 1.

Com o Verdão novamente à frente no placar, o técnico Abel Ferreira promoveu a primeira alteração aos 33 minutos: Atuesta deu lugar a Fabinho. Aos 34, Bernardo Schappo acertou um chute em López dentro da área, pênalti assinalado pelo árbitro e convertido por Bruno Tabata: 3 a 1.

Valente, o Ituano tentou seguir vivo no jogo. Aos 37 minutos Quirino recebeu cruzamento e isolou. Aos 40, Breno Lopes foi lançado, fintou seu marcador e chutou forte, parando em boa defesa do goleiro. Com a vitória garantida, aos 40, Abel fez três alterações de uma vez: Navarro, López e Tabata deram lugar a Jhon Jhon, Merentiel e Giovani, respectivamente. Pouco depois foi a vez de Breno Lopes sair para a entrada de Garcia.

Nos minutos finais, contando os 6 de acréscimo, o Verdão manteve o controle da partida até o árbitro apitar pela última vez. Com a vitória fora de casa o Palmeiras vai a 8 pontos e retoma a liderança provisória do Grupo D.

No sábado (28/1) o Verdão enfrenta o Flamengo pela Supercopa do Brasil. O jogo acontecerá em Brasília, às 16h30.

Notícias relacionadas: