Por Eduardo Luiz
08/10/2023, 17h59

Dessa vez Abel usou os garotos, mas “veteranos” foram mal e Verdão pipocou para o rival na Arena Barueri.

Palmeiras paga outro mico e perde de virada para o Santos
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Mayke na lateral, e Endrick e Kevin formando o trio de ataque com Rony, o Palmeiras iniciou a partida pressionando o Santos. Logo aos 2 minutos Raphael Veiga ajeitou para Endrick finalizar, mas o chute saiu fraco. Aos 4, Mayke foi à linha de fundo e rolou para Kevin, que fatalmente teria feito o gol se Rony não trabalhasse como zagueiro (o camisa 10 enfiou a cabeça na bola). Aos 6, Raphael Veiga soltou a bomba, à direita do goleiro.

A primeira investida do Santos surgiu no contra-ataque do lance anterior: Morelos recebeu e chutou fraco, nas mãos de Weverton. Aos 10, Kevyson tabelou com Marcos Leonardo e bateu forte; Weverton segurou. Ainda aos 10 minutos Endrick fez bela jogada individual e carimbou o travessão. Aos 11, foi a vez de Marcos Leonardo testar o camisa 21 Palmeirense, que defendeu em dois tempos.

Aos 15 minutos Zé Rafael perdeu a bola no campo de ataque e cometeu falta a um passo da área; Jean Lucas cobrou por cima. Aos 17, Mayke cruzou, Kevin bateu de primeira e a bola desviou na defesa. Aos 25 minutos Endrick fintou seu marcador com o corpo e soltou a bomba; João Paulo fez ótima defesa. Após a cobrança de escanteio executada por Raphael Veiga, Murilo escorou por cima.

O clássico era aberto. Aos 26 minutos Gabriel Menino arriscou da entrada da área, para fora. Aos 28, após cruzamento da direita, a defesa afastou parcialmente e Kevin fuzilou, parando em milagre de João Paulo. Aos 34, Rony ajeitou de letra para Gabriel Menino bater rente à trave esquerda do goleiro.

O gol Palmeirense estava amadurecendo, até que aos 42 minutos aconteceu: Gabriel Menino cobrou falta e Zé Rafael resvalou para enfim vencer João Paulo: 1 a 0. Mas alegria de Palmeirense não anda durando muito… Aos 46, Jean Lucas cobrou escanteio, Joaquim fez a casquinha no primeiro pau, e Rincón, livre no segundo, conferiu: 1 a 1. Foi o último lance do primeiro tempo.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem mudanças, o Palmeiras voltou para a etapa final num ritmo mais cadenciado e vendo o Santos tomar a iniciativa. Aos 2 minutos, após bate-rebate na área, Marcos Leonardo chutou e Weverton defendeu no susto. Aos 6, Nonato arriscou de média distância e fez o goleiro Palmeirense trabalhar.

A primeira investida do Verdão surgiu aos 10 minutos, e foi num chute/cruzamento de Mayke que morreu nas mãos de João Paulo. Aos 11, em contra-ataque, o Santos só não virou porque Weverton fez milagre em finalização cara a cara de Morelos. Para tentar fazer o time acordar, aos 11 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: Zé, Menino e Veiga deram lugar a Fabinho, Richard Ríos e Jhon Jhon, respectivamente.

Como as alterações não surtiram efeito, aos 20 minutos o treinador fez mais uma: Kevin por López. Aos 24, João Paulo deu bicão, Marcos Leonardo empurrou Murilo, tocou para Maxi Silveira e recebeu de volta para fazer a 2 a 1. Mesmo diante da falta clara o VAR não se intrometeu.

Perdendo o jogo de maneira bizarra, o Palmeiras resolveu acordar. Aos 28 minutos Jhon Jhon tocou para Rony dominar no peito e chutar, mas João Paulo fechou bem o ângulo e fez a defesa. Aos 31, Rony cruzou para Endrick resvalar de cabeça; o goleiro segurou. Dois minutos depois Abel Ferreira fez a última mudança a que tinha direito: Murilo deu lugar a Luis Guilherme.

Aos 36 minutos Mayke cruzou para Rony escorar para fora. Aos 37, Ríos tentou de canhota, à direita do goleiro. Perdido em campo, o Palmeiras escapou de levar o terceiro aos 43; Julio Furch soltou a bomba, Weverton defendeu e rebote também segurou a tentativa de Maxi Silveira. Aos 44 o empate saiu, mas Gómez estava impedido após passe de López, que deveria ter finalizado.

Nos acréscimos cada time desperdiçou uma boa chance, o Palmeiras com Rony, e o Santos com Julio Furch. E foi só. Com a derrota de virada na Arena Barueri o time de Abel Ferreira permanece na quarta colocação com 44 pontos.

Agora o Palmeiras volta a parar por dez dias por causa da penúltima Data Fifa do ano; o próximo jogo acontecerá em 19/10 (quinta-feira) contra o Atlético-MG, às 19h, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações