Por Eduardo Luiz
29/11/2023, 23h56

Endrick, Éder (contra) e López (2) fizeram os gols da vitória no Allianz Parque; Verdão vai a 66 pontos e aumenta vantagem para o segundo colocado.

Palmeiras goleia o América-MG e abre 3 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem Luan, vetado por não estar 100% fisicamente, e com Rony de titular, o Palmeiras iniciou o jogo ciente da derrota do Flamengo. E logo no primeiro minuto abriu o placar: Raphael Veiga cobrou falta e a defesa afastou nos pés de Endrick, que bateu no canto esquerdo baixo do goleiro: 1 a 0. Aos 3, Rony foi lançado por Naves e quando tirou do goleiro foi atropelado. Seria lance de expulsão, mas o VAR assinalou impedimento.

Com dores no antebraço direito em função da entrada violenta que sofreu de Jori, Rony não conseguiu seguir em campo. Aos 9 minutos Artur entrou em seu lugar, e o camisa 14 estava com fome. Aos 12, Piquerez cruzou para ele, que escorou para fora. Aos 15, Artur chutou à direita do goleiro.

Só dava Verdão: aos 16 minutos Artur ajeitou para Piquerez soltar a bomba e parar em boa defesa de Jori. Após a cobrança de escanteio executada por Raphael Veiga, Murilo foi no terceiro andar e escorou por cima. Quatro minutos depois Veiga acionou Richard Ríos, que também errou o alvo. Logo na sequência Artur fez boa jogada individual e da entrada da área bateu cruzado, para fora.

Em busca do segundo gol, o Palmeiras teve outra boa chance aos 25 minutos: após bate-rebate na entrada da área, Piquerez rolou para Marco Rocha, que não chegou por pouco. Aos 30, Zé Rafael cobrou falta sem perigo para o goleiro. Aos 36 minutos Endrick fez Jori trabalhar novamente.

Empurrado pela torcida, o Verdão manteve a pressão nos minutos finais da etapa inicial. Aos 37, Raphael Veiga cobrou escanteio e Murilo concluiu por cima. Aos 39, Veiga voltou a ser decisivo em bola parada: ele cobrou falta e Éder, na tentativa de impedir a finalização de Murilo, mandou contra a própria meta: 2 a 0. Já rebaixado, o América-MG conseguiu sua primeira finalização aos 47 minutos com Felipe Azevedo, mas sem qualquer perigo para Weverton.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O segundo tempo começou na mesma toada do primeiro, ou seja, com o Palmeiras sufocando o América-MG. Logo no primeiro minuto Artur cruzou para Endrick, mas Julio César conseguiu desarme providencial. Aos 3, Raphael Veiga cobrou escanteio e Murilo cabeceou como manda o manual, para baixo, mas faltou força. Três minutos depois, em jogada ensaiada de falta, Zé Rafael não conseguiu finalizar por pouco.

O terceiro gol parecia próximo. Aos 12 minutos Artur arrancou em velocidade e tentou dar o passe para Endrick; a defesa cortou e a bola voltou para Artur, que soltou a bomba, parando no goleiro. Aos 18, Endrick enfiou para Breno Lopes, que cara a cara com Jori, isolou. Incrível. Aos 23 minutos Veiga deu bom passe para Endrick, mas Julio César fez outro bom desarme. Aos 25, o camisa 23 ajeitou para Ríos, que bateu fraco, fácil para o goleiro.

Para renovar o fôlego do time, aos 26 minutos o auxiliar Vitor Castanheira trocou Breno Lopes por Jhon Jhon, e Richard Ríos por Fabinho. Aos 33, em sua primeira participação no jogo, praticamente, Jhon Jhon acertou a trave após cruzamento de Artur. No minuto seguinte Endrick, com dores musculares, foi substituído por López. Aproveitando a parada, Jailson também entrou no lugar de Zé Rafael.

O Verdão teve outra boa chance para ampliar a vantagem aos 36 minutos: Veiga ajeitou para Jhon Jhon, que bateu para fora. O América-MG só foi chegar ao ataque aos 36 minutos num chute cruzado de Everaldo que Weverton mandou para escanteio. Aos 38, López não balançou a rede por causa de uma ótima defesa de Jori. Quatro minutos depois, porém, o goleiro nada pôde fazer quando Piquerez recebeu de Jailson e cruzou sob medida para o argentino: 3 a 0.

Aos 45 minutos, após bela troca de passes na área, Veiga ajeitou para Fabinho, que parou em milagre do goleiro. Na cobrança de escanteio executada por Veiga, Jailson escorou e López conferiu: 4 a 0. Antes do apito final ainda deu tempo para Jailson quase marcar um golaço em chute colocado.

Com a goleada no Allianz Parque o Palmeiras vai a 66 pontos, mantém a liderança do Brasileirão, e aproveitando outros resultados da rodada abre 3 de vantagem para o segundo colocado, que voltou a ser o Botafogo. Faltam duas rodadas.

O Verdão volta a campo no domingo (3/12) para enfrentar o Fluminense. A partida será disputada no Allianz Parque, às 16h.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações