Por Eduardo Luiz
30/08/2023, 23h32

Time de Abel Ferreira fez valer a imensa vantagem que construiu na Colômbia (4 a 0) e garantiu a vaga com o 0 a 0 no Allianz Parque.

Palmeiras empata com o Deportivo Pereira e vai à semi da Libertadores pelo 4º ano seguido
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Praticamente com força máxima, mas no 3-5-2, o Palmeiras iniciou o jogo cozinhando o Deportivo Pereira, que por sua vez mostrava-se mais preocupado em não sofrer nova goleada do que diminuir o prejuízo. A primeira boa chance aconteceu apenas aos 16 minutos: López disputou e ganhou do zagueiro e ficou cara a cara com o goleiro, que fez ótima defesa na finalização do argentino.

Já a primeira investida dos visitantes aconteceu aos 22 minutos: Boca Negra arriscou de longe e errou o alvo. Aos 23, Marcos Rocha cobrou lateral na área e Gómez desviou nas mãos do goleiro. Sete minutos depois Rony trabalhou bom pivô e ajeitou para Richard Ríos chutar para fora.

Um pouco mais ligado, o Verdão perdeu outra boa chance as 31 minutos: Piquerez foi à linha de fundo e cruzou para López, que de primeira concluiu à direita do goleiro. No lance seguinte veio resposta do Pereira: Boca Negra experimentou da entrada da área e Weverton espalmou.

Na reta final do primeiro tempo a partida ficou aberta. Aos 40 minutos, após confusão na área, Rony não finalizou e acabou desarmado. Aos 42 a confusão foi na área alviverde; Zuluaga aproveitou vacilo geral e finalizou nas mãos de Weverton. Aos 44 minutos Luan errou uma antecipação, Gómez não conseguiu proteger de Ángelo Rodríguez, que entrou na área, cortou Marcos Rocha e bateu na trave.

Antes do intervalo o Verdão chegou mais uma vez: aos 47 minutos Marcos Rocha cruzou de três dedos na cabeça de Murilo, mas o goleiro estava atento e agarrou.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Com Vanderlan e Mayke nos lugares de Piquerez e Marcos Rocha, o Palmeiras voltou para a etapa final tentando imprimir um ritmo mais veloz. Logo aos 42 segundos Mayke fez boa jogada individual e tocou para Raphael Veiga bater no canto direito do goleiro, que foi buscar. Aos 6 minutos Rony tocou para López bater fraco, no meio do gol.

O Deportivo Pereira respondeu aos 10 minutos: Ramírez cobrou falta à direita de Weverton. Aos 13, após levantamento na área, Rony concluiu de bicicleta, mas errou o alvo. Três minutos mais tarde o técnico Abel Ferreira promoveu mais duas alterações: Veiga por Artur, e Rony por Endrick. Aos 20, em sua primeira participação no jogo, Artur recebeu bom passe de López e bateu cruzado, parando em boa defesa de Quintana.

Conformado com a eliminação, o Deportivo Pereira se arriscava pouco. aos 24, Balboa bateu cruzado, à esquerda de Weverton. Aos 26 minutos Mayke arrancou em velocidade e serviu Artur, que concluiu por cima do travessão. Aos 29, Rodríguez foi lançado nas costas do camisa 12 e só não fez o gol porque Weverton defendeu com o rosto.

Num intervalo de apenas 3 minutos, Quintero recebeu dois cartões amarelos em disputas com Endrick e acabou sendo corretamente expulso. Aos 36, Zé Rafael desarmou na intermediária e tocou para Vanderlan, que enfiou Endrick; o garoto disputou com o goleiro e ganhou um escanteio, que não resultou em nada.

Aos 38 minutos, após outra boa jogada de Mayke, o Palmeiras perdeu mais uma boa chance para tirar o zero do placar: o lateral cruzou para Endrick, de primeira, bater para fora. Aos 40, Luan cruzou para López escorar de cabeça nas mãos do goleiro. Faltando 4 minutos para o fim do tempo regulamentar, Abel trocou López por Kevin. O garoto, no entanto, mal conseguiu tocar na bola porque o árbitro deu apenas 3 minutos de acréscimo.

Classificado para a semifinal da Libertadores pela 11ª vez na história, sendo a 4ª vez seguida, o Verdão enfrentará o Boca Juniors, que eliminou o Racing nos pênaltis. O primeiro jogo da próxima fase acontecerá apenas no final do mês de setembro, na Argentina.

Domingo (03/9), às 16h, o Verdão disputa o último jogo antes da parada pra primeira de três Datas Fifas seguidas (setembro, outubro e novembro); o adversário será o Corinthians, em Itaquera.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações