Por Eduardo Luiz
03/09/2023, 18h03

Time de Abel Ferreira controlou o rival, mas não teve criatividade. Weverton e Cássio terminaram com uma boa defesa cada. Empate impede maior aproximação ao líder do Brasileirão.

Palmeiras é preguiçoso em Itaquera e fica no empate sem gols com o Corinthians
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Mayke de ponta direita e Artur pela esquerda, o Palmeiras iniciou o jogo ignorando o fator mando e controlando por completo o adversário, mas sem conseguir criar lances de perigo. Ciente da sua inferioridade técnica, o Corinthians se defendia e explorava os contra-ataques. Aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, Lucas Veríssimo escorou por cima.

A resposta do Verdão veio imediatamente. Aos 21, Mayke cruzou para Raphael Veiga, que dividiu com Gil, ganhando um escanteio. Após a segunda cobrança de Veiga, Gómez subiu sozinho no segundo pau e escorou para fora. Aos 25 minutos Zé Rafael tabelou com Rony e o atacante se precipitou ao chutar rasteiro, nas mãos de Cássio. A melhor opção seria devolver para Zé.

Aos 29 minutos Rojas arriscou de muito longe e errou o alvo. Aos 32, o paraguaio tentou surpreender Weverton em cobrança de falta, mas o goleiro estava atento. Dois minutos depois Raphael Veiga levantou para Gómez dividir com o zagueiro e escorar para fora. Aos 38, Gabriel Menino ajeitou para Veiga bater rasteiro, mas o chute foi interceptado.

A chance que o Corinthians tanto esperava surgiu aos 44 minutos; após vacilo de Zé Rafael, Yuri Alberto tocou para Maycon chutar na saída de Weverton, que fez milagre com os pés. No lance seguinte o Verdão também conseguiu fazer Cássio trabalhar: Artur recebeu de Piquerez e soltou a bomba, parando no goleiro.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final sem mudanças, assim como o Corinthians, que foi dono da primeira finalização: aos 4 minutos Rojas arriscou de média distância, para fora. Preso na marcação adversária, o time de Abel Ferreira não conseguia criar, repetindo o que aconteceu no começo do primeiro tempo.

Aos 18 minutos Marcos Rocha cobrou lateral na área, a defesa devolveu para o camisa 2, que levantou com os pés para Veiga, mas o meia escorou nas mãos de Cássio; o goleiro iniciou contra-ataque que terminou com Yuri Alberto chutando em cima de Weverton.

A primeira finalização de perigo do Verdão na etapa complementar surgiu apenas aos 30 minutos num chute rasteiro de Gabriel Menino que passou perto da trave esquerda de Cássio. Aos 32, a bola sobrou para o volante, que bateu de canhota, para fora. Foi a última participação do camisa 25 na partida; aos 33, ele foi substituído por Richard Ríos, e Marcos Rocha deu lugar a Breno Lopes.

Como as alterações não surtiram efeito, aos 39 Abel mexeu novamente: Artur, Piquerez e Rony deram lugar a Vanderlan, Jhon Jhon e Endrick, respectivamente. Aos 41 minutos Ríos cruzou para Jhon Jhon, que escorou para fora. Aos 46, Murilo cometeu falta no meio-campo e recebeu cartão amarelo; ele reclamou e acabou expulso por Anderson Daronco.

Com um jogador a mais, o Corinthians achou que conseguiria sair vencedor e se lançou ao ataque nos minutos finais. Aos 48, Endrick roubou a bola no campo de defesa, arrancou em contra-ataque e tocou para Jhon Jhon, que deu o gol de presente para Breno Lopes, mas o atacante recuou para Cássio. Na jogada, Maycon acertou Endrick com a sola e foi expulso após recomendação do VAR.

Nos últimos 2 minutos de acréscimo o Verdão seguiu rondando a área adversária, mas sem conseguir finalizar. E assim o clássico acabou. Com o empate o time de Abel Ferreira vai a 41 pontos e desperdiça a chance de reduzir para 8 pontos a vantagem do líder do Brasileirão – ficou em dez.

Agora o Verdão ficará 12 dias sem jogar por causa da Data Fifa. O próximo compromisso está marcado apenas para 15/9 (uma sexta-feira) contra o Goiás, às 21h30, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações