Por Eduardo Luiz
07/05/2023, 20h23
Verdão se impõe em Goiânia e vence por 5 a 0, gols de Artur, Sidimar (c), Raphael Veiga, Endrick e Dudu; time de Abel Ferreira vai a 10 pontos.
Primeiro tempo
Com força máxima, o Palmeiras viu o Goiás iniciar o jogo tomando a iniciativa. Antes dos 5 minutos a equipe da casa já tinha finalizado duas vezes, ambas em arremates rasteiros que tiveram como destino as mãos de Weverton. Na primeira chegada ao ataque, o Verdão fez 1 a 0. Aos 9 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio, Zé Rafael fez a casquinha no primeiro pau, e Artur, do alto do seu 1,68m, completou no segundo.
Atrás no marcador, o Goiás tentou reagir prontamente. Aos 12, Morelli arriscou da entrada da área, à direita de Weverton. Aos 18 minutos, após outro escanteio, o Palmeiras quase fez 2 a 0: Veiga levantou na área e Luan escorou por cima do travessão. O jogo ficou aberto. Aos 25, Vinícius cruzou fechado e a bola cruzou toda área alviverde. Dois minutos depois jogada parecida: Palácios cruzou e Guilherme não alcançou por pouco.
Aos 28 minutos Zé Ricardo arriscou de fora da área, para fora. Aos 32, Raphael Veiga fez jogada individual e chutou para fora com o pé ruim. Zé Rafael, livre na entrada da área, ficou reclamando o passe. Aos 35 minutos Artur limpou dois marcadores e bateu colocado, para fora.
Novamente com o jogo controlado, o Palmeiras ficou com 1 jogador a mais aos 40 minutos: Rony sofreu falta e ficaria cara a cara com o goleiro se não fosse derrubado por Lucas Halter; em campo o árbitro deu apenas cartão amarelo para o defensor do Goiás, mas o VAR sugeriu a revisão para vermelho, e foi aceita. Na cobrança da falta, Raphael Veiga fez o goleiro ir buscar a bola no ângulo.
Nos acréscimos deu tempo para cada time finalizar mais uma vez. O Palmeiras aos 46 com Gómez, após jogada ensaiada em cobrança de falta, mas o goleiro defendeu; o Goiás aos 50, com Matheus Peixoto depois de cruzamento de Sander; Weverton fez a defesa.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
Sem mudanças, o Palmeiras voltou para a etapa final disposto a fazer valer a vantagem numérica. Logo no primeiro minuto Mayke cruzou e Rony concluiu de bicicleta, para fora. Mas ele já estava impedido… Aos 2 minutos, Piquerez recebeu bom passe de Gabriel Menino e cruzou buscando Rony; Sidimar se antecipou ao atacante e fez contra: 2 a 0.
Empurrado pela torcida, o Verdão só não fez o terceiro pouco depois, aos 4 minutos, porque Marcelo Rangel fez ótima defesa em bomba de Dudu. Em busca do seu primeiro gol no ano, o camisa 7 teve outra chance aos 12 minutos: ele recebeu de Raphael Veiga, girou pra cima do marcador e de canhota finalizou por cima.
Valente, o Goiás tentou reagir aos 16 minutos com Zé Ricardo; o chute do meia foi desviado por Weverton e saiu em escanteio, que não resultou em nada. Aos 19, o técnico Abel Ferreira fez três mudanças de uma vez: Rony, Mayke e Gabriel Menino deram lugar a Endrick, Garcia e Richard Ríos, respectivamente. Pouco depois, aos 25, Fabinho entrou na vaga de Zé Rafael.
Com as trocas, o Palmeiras diminuiu a intensidade mas sem perder o controle da partida. Aos 32, Sidimar sofreu falta de Endrick no campo de defesa e quis cobrar rápido, mas deu a bola nos pés de Raphael Veiga, que chutou de primeira para fazer 3 a 0. Logo depois do gol o camisa 23 deu lugar a Jhon Jhon.
A vitória alviverde virou goleada aos 37 minutos: Piquerez cruzou com perfeição para Endrick, que se abaixou para fazer 4 a 0 de cabeça. Aos 44, Piquerez surgiu bem novamente pelo lado esquerdo do ataque e deu outra assistência, desta vez para Dudu, que enfim desencantou na temporada: 5 a 0. Os três minutos de acréscimo foram protocolares.
Com a goleada fora de casa o Palmeiras vai a 10 pontos e assume de maneira provisória a vice-liderança do Brasileirão. O Fortaleza pode reassumir a segunda colocação se derrotar o Corinthians na segunda-feira por 2 gols de diferença.
O Verdão volta a campo às 21h30 de quarta-feira (10/5) para enfrentar o Grêmio, no Allianz Parque.
Notícias relacionadas:
- Notas de Goiás 0 x 5 Palmeiras
- Ficha técnica de Goiás 0 x 5 Palmeiras
- Assista aos gols da vitória do Verdão sobre o Goiás
- Abel Ferreira aponta motivos da goleada sobre o Goiás: consistência e vantagem física
- Após primeiro gol na temporada, Dudu brinca: “Foi bem choradinho”
- Palmeiras favorecido? Jogador do Goiás deu dois motivos para ser expulso; entenda
- Brasileirão: resultados de domingo + classificação atualizada
Siga o canal do PTD no WhatsApp