Por Eduardo Luiz
15/09/2024, 17h55
López, Felipe Anderson, Tobias (c), Estêvão e Raphael Veiga fizeram os gols dos 5 a 0 no Allianz Parque; Verdão vai a 50 pontos e passa o Fortaleza.
Primeiro tempo
Repetindo o time que derrotou o Athletico-PR, o Palmeiras iniciou o jogo sufocando o Criciúma; logo no primeiro ataque saiu o gol: aos 50 segundos Caio Paulista cruzou, López dominou e bateu de primeira: 1 a 0. Golaço! Aos 4 minutos Richard Ríos arriscou, a bola desviou e bateu no travessão antes de sair.
Aos 5, Estêvão fez boa jogada individual e chutou rasteiro, rente à trave esquerda do goleiro. A equipe visitante só foi conseguir respirar aos 7 minutos, quando Patrick de Paula soltou a bomba e exigiu ótima defesa de Weverton. Mas não passou de um susto, já que o Verdão seguiu muito melhor.
O segundo gol não demorou a sair. Aos 14, Estêvão recebeu de Ríos e acionou Marcos Rocha, que cruzou por baixo para Felipe Anderson balançar as redes: 2 a 0. Os 40 mil Palmeirenses presentes ao Allianz Parque ainda comemoravam quando aos 17 minutos saiu o terceiro: Estêvão cruzou, a bola desviou em Tobias e enganou o goleiro: 3 a 0.
O Palmeiras teve a chance de fazer o quarto aos 19 minutos com Estêvão, mas o atacante chutou em cima do zagueiro após contra-ataque de dois contra um. A partir dos 20 o time de Abel Ferreira desacelerou o ritmo, mas não perdeu o controle da partida. Aos 35, Patrick de Paula arriscou de longe, sem direção. Aos 38, Estêvão encheu o pé e parou em boa defesa de Gustavo.
Aos 39 minutos Richard Ríos cruzou para Maurício, que escorou para fora. Aos 42, o árbitro inventou uma falta de Aníbal Moreno na entrada da área; Patrick de Paula cobrou, Weverton espalmou e no rebote Matheusinho isolou.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Sendo atropelado, o Criciúma voltou para a etapa final com duas alterações e buscando o gol. Com 5 minutos os visitantes já tinham finalizado duas vezes, uma com Matheusinho e outra com Bolasie, mas ambos pararam em Weverton. E na primeira investida alviverde saiu o quarto gol: Estêvão tocou para López, o centroavante abriu para Felipe Anderson, que devolveu para Estêvão bater de chapa e correr para o abraço: 4 a 0.
Aos 16 minutos Richard Ríos cobrou falta com relativo perigo, por cima do travessão. O jogo estava controlado até que aos 21 minutos o time relaxou; Caio Paulista quis evitar um ataque perigoso de Bolasie e puxou o adversário; em campo o árbitro aplicou cartão amarelo, mas o VAR indicou revisão para expulsão, o que aconteceu.
Com um homem a mais o Criciúma se animou. Aos 23 minutos Matheusinho chutou rasteiro e Weverton fez boa defesa. Aos 25, o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: Maurício por Raphael Veiga, López por Rony, e Felipe Anderson por Vanderlan. Nove minutos depois de entrar, Veiga ampliou o chocolate; o meia cobrou com perfeição uma falta na entrada da área: 5 a 0.
Faltando dez minutos para o fim do tempo regulamentar Abel trocou Estêvão por Dudu, e Ríos por Fabinho. Um minuto antes Matheusinho tinha acertado a trave em chute da entrada da área. Aos 40, Matheusinho voltou a tentar a sorte em outro chute de média distância e fez Weverton praticar outra boa defesa. Aos 44, Veiga enfiou para Rony, que finalizou tentando tirar do goleiro, que espalmou.
Os 5 minutos de acréscimo foram protocolares; com a goleada em casa o Palmeiras vai a 50 pontos e reassume a vice-liderança do Brasileirão. O líder tem 3 pontos de vantagem.
O Verdão volta a campo no próximo domingo (22/9) para enfrentar o Vasco. O jogo será disputado em Brasília, às 16h.
Notícias relacionadas:
- Notas de Palmeiras 5 x 0 Criciúma
- Ficha técnica de Palmeiras 5 x 0 Criciúma
- Assista aos gols da vitória do Palmeiras sobre o Criciúma
- Abel explica exibição de gala do Palmeiras: “Tivemos tempo para viver”
- Brasileirão 2024: resultados de domingo pela 26ª rodada + classificação atualizada
PTD no Bluesky: siga a página PTD no WhatsApp: entre no grupo |
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Matemática: Palmeiras mantém boa chance de título mesmo após empate
2. Restam 9 rodadas: compare as tabelas de Palmeiras e Botafogo até o fim do Brasileirão
3. Notas de Red Bull Bragantino 0 x 0 Palmeiras
4. Gabriel Jesus de volta ao Palmeiras? Salário e vontade do Arsenal impedem “sonho”
5. Fifa cria janela de transferências para o Super Mundial; CBF precisa aderir