Por Eduardo Luiz
16/03/2024, 19h59

López (3), Murilo e Piquerez fizeram o gols da vitória por 5 a 1, na Arena Barueri; adversário será definido no domingo.

Palmeiras atropela a Ponte Preta e avança à semifinal do Paulista pelo 11º ano seguido
(Foto: Jhony Inácio e Ronaldo Barreto/Ag.Paulistão)

Primeiro tempo

Novamente com a dobradinha Marcos Rocha-Mayke, o Palmeiras iniciou a partida sufocando a Ponte Preta. Logo aos 2 minutos Piquerez foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de López, que escorou no contrapé do goleiro: 1 a 0. Ao 4, após outro cruzamento do uruguaio, o segundo gol só não saiu porque Mayke não alcançou por pouco.

A pressão era absurda. Aos 7 minutos Zé Rafael foi lançado e cruzou para Endrick, que teve a finalização bloqueada pela defesa. A Ponte Preta só conseguiu passar do meio-campo aos 14 minutos, quando Jeh concluiu de cabeça nas mãos de Weverton um cruzamento vindo da esquerda. No contra-ataque o Verdão levou perigo outra vez: Zé Rafael chutou rasteiro, à direita do goleiro.

Aos 18 minutos Aníbal Moreno deu bom passe para Endrick, que de primeira deixou López em ótima condição para finalizar, e o argentino não desperdiçou ao marcar um golaço de direita: 2 a 0. Aos 22 minutos Gabriel foi lançado nas costas da defesa e cruzou para Jeh, mas Luan se antecipou e fez um corte providencial. Após escanteio executado por Élvis, Igor soltou a bomba, para fora.

No tiro de meta da jogada anterior, Weverton deu assistência perfeita para López, que tentou encobrir o goleiro e perdeu chance incrível. Aos 29 minutos, depois de rebote da defesa em cobrança de falta, Jeh arriscou da entrada da área e mandou por cima. Aos 33, Mayke tocou para Raphael Veiga, que bateu fraco, fácil para o goleiro.

Com fome, o Palmeiras seguiu em cima da Ponte. Aos 36 minutos Mayke tabelou com Aníbal Moreno e cruzou para López, que exigiu milagre de Pedro Rocha. No minuto seguinte, porém, o goleiro nada pôde fazer quando Raphael Veiga cruzou com a mão na cabeça de Murilo: 3 a 0.

Aos 42, Endrick arrancou da intermediária e tocou para López, que concluiu resvalando na bola; a jogada prosseguiu, Piquerez cruzou e Mayke bateu na trave, mas o assistente assinalou saída pela linha de fundo no levantamento do uruguaio.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Com a vantagem confortável que construiu no primeiro tempo, o Palmeiras voltou para a etapa final num ritmo mais cadenciado, mas sem deixar de procurar o gol. Aos 5 minutos Endrick tabelou com Raphael Veiga e bateu colocado, para fora. Aos 9, o garoto tentou de direita e voltou a errar o alvo.

Em busca do gol de honra, a Ponte Preta conseguiu duas finalizações seguidas aos 14 e 16 minutos, a primeira com Castro e a segunda com Jeh, mas nenhuma levou perigo à meta de Weverton. Aos 20, Mayke recebeu de Endrick e cruzou para Piquerez, que se atrapalhou no domínio, mas depois se equilibrou e bateu com o pé ruim para fazer 4 a 0.

Novamente o Verdão não diminuiu o ritmo. Aos 23 minutos Raphael Veiga soltou a bomba de longe e carimbou o travessão. Aos 24, Mayke fez linda tabela com Endrick e deu o quinto gol de presente para López: 5 a 0. Pouco depois, aos 28 minutos, o técnico Abel Ferreira promoveu três alterações de uma vez: Luis Guilherme, Estêvão e Rony entraram nas vagas de Veiga, López e Endrick. Aos 30, foi a vez de Piquerez dar lugar a Caio Paulista.

Com 3 minutos em campo o camisa 16 finalizou pela primeira vez; a bola sobrou pra ele na área mas o chute saiu muito alto. Aos 37 minutos Mayke tocou para Estêvão fintar seu marcador e balançar a rede, mas pelo lado de fora. Na sequência Zé Rafael deu lugar a Gabriel Menino. Aos 28, Rony passou para Estêvão, que dominou mal e perdeu o ângulo para finalizar.

Quando todos já esperavam pelo fim do jogo, a Ponte Preta achou um gol; Renato cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou Weverton. Final 5 a 1. Com o atropelamento em Barueri o Palmeiras garante vaga na semifinal do Campeonato Paulista pelo décimo primeiro ano seguido.

Agora o Verdão espera pelo adversário da próxima fase, que será definido no domingo. A partida única da semifinal acontecerá apenas em 27/3, depois da Data Fifa.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Destaque do Del Valle se rende ao Palmeiras: “Rival mais difícil da Libertadores”

2. Perto de mais R$ R$ 13,7 milhões, veja quanto a venda de Endrick já rendeu em metas

3. Palmeiras fará reunião por Luciano Rodríguez, informa jornalista uruguaio

4. Abel se isola como técnico com mais jogos de Libertadores pelo Palmeiras; veja números

5. Notas de Del Valle 2 x 3 Palmeiras