Por Eduardo Luiz
20/04/2023, 22h59
No Morumbi, time de Abel Ferreira fez um primeiro tempo muito ruim, mas melhorou no segundo e chegou à vitória com gols de Gómez e Rafael Navarro.
Primeiro tempo
Com Jhon Jhon de titular no lugar de Endrick, e Vanderlan mantido no time mesmo com Piquerez à disposição, o Palmeiras iniciou o jogo sendo surpreendido pelo Cerro Porteño, que abriu o placar logo aos 4 minutos: Zé Rafael foi desarmado, Morales passou como quis por Gómez e tocou para Churín chutar; Weverton amorteceu e na sobra Bobadilla conferiu de cabeça: 0 a 1.
Mesmo empurrado pela torcida, o Palmeiras sentiu o gol. Cada ataque do adversário era um sufoco. Aos 12 minutos, após Luan afastar um cruzamento, Churín finalizou sozinho da marca do pênalti, por cima. O time de Abel Ferreira só foi conseguir se aproximar da meta adversária aos 16 minutos após jogada ensaiada de cobrança de escanteio; Artur cruzou e Gómez chegou atrasado.
Aos 17, Dudu arrancou e bateu da entrada da área, para fora. No lance seguinte López recebeu de Jhon Jhon, ganhou no corpo do zagueiro e soltou a bomba, parando em boa defesa de Jean. Aos 25 minutos Vanderlan cruzou, a bola atravessou toda área adversária até sobrar para Artur, que bateu duas vezes; na primeira o goleiro defendeu, na segunda ele carimbou o zagueiro.
Um pouco melhor em campo, o Palmeiras teve outra chance aos 32 minutos: Marcos Rocha cruzou e Artur bateu fraco, nas mãos de Jean. Aos 38, Jhon Jhon recuperou a bola na área e ajeitou para Gabriel Menino, que isolou.
Nos minutos finais do primeiro tempo o Verdão perdeu intensidade e quase sofreu o segundo gol aos 48, após cobrança de escanteio: Eduardo Brock escorou para Espínola cabecear por cima do travessão.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
Com Richard Ríos no lugar de Gabriel Menino, o Palmeiras voltou para a etapa final encontrando as mesmas dificuldades de criação de boa parte do primeiro tempo. Para piorar, o Cerro Porteño voltou a gostar do jogo. Aos 8 minutos Aquino cobrou falta perto da área e Weverton defendeu.
Diante da apatia do time, aos 9 minutos Abel Ferreira promoveu mais duas alterações: López por Rafael Navarro, e Jhon Jhon por Ednrick. Aos 14 minutos Aquino teve outra oportunidade, desta vez com a bola rolando, mas ele errou o alvo. Aos 16, depois de levantamento na área, Morales escorou para fora.
O gol do adversário parecia mais próximo, até que aos 18 minutos o Verdão empatou. Dudu cobrou falta rapidamente, Artur escorou, Jean deu rebote e Gómez conferiu: 1 a 1. Após 5 minutos de análise do VAR para conferir a posição do camisa 14 na hora da conclusão do paraguaio, o gol foi validado.
Empurrado pelos quase 43 mil presentes ao Morumbi, o Palmeiras foi em busca da virada. Aos 24, Dudu puxou contra-ataque e tocou para Endrick, que cruzou para a área, onde não tinha ninguém. A jogada prosseguiu, o Verdão recuperou a bola e Ríos deu bom passe para Endrick bater rasteiro e exigir ótima defesa de Jean. Aos 29 minutos Zé Rafael pegou sobra da defesa e de primeira também parou no goleiro adversário.
Aos 30 minutos Artur recebeu pelo lado direito do ataque e enfim acertou um cruzamento, na cabeça de Gómez, que escorou para Rafael Navarro dominar e concluir para o fundo do gol: 2 a 1. Atrás no placar, o Cerro Porteño tentou reagir. Aos 34 minutos Aquino arriscou de média distância e viu a bola passar perto do travessão.
Para reforçar a marcação, aos 35 Abel trocou Artur por Garcia. Aos 41 minutos, em contra-ataque, Dudu tocou para Endrick soltar a bomba, por cima. Foi a última participação do camisa 7 na partida. Logo em seguida ele deu lugar a Breno Lopes. Aos 46, Endrick fez boa jogada individual, entrou na área e caiu. O árbitro mandou seguir e o VAR não enxergou penalidade.
Nos sete minutos de acréscimo o Cerro Porteño manteve mais posse de bola, mas sem conseguir criar chances de perigo. Assim foi até o apito final.
Com a vitória suada no Morumbi o Palmeiras iguala os 3 pontos dos outros integrantes do Grupo C da Libertadores, mas termina a segunda rodada na 4ª posição pelos critérios de desempate.
Domingo (23/4) o Verdão visita o Vasco pelo Brasileirão. O jogo da 2ª rodada será disputado no Maracanã, às 16h.
Notícias relacionadas:
- Notas de Palmeiras 2 x 1 Cerro Porteño
- Ficha técnica de Palmeiras 2 x 1 Cerro Porteño
- Assista aos melhores momentos de Palmeiras 2 x 1 Cerro Porteño
- Abel Ferreira aponta motivos da virada sobre o Cerro Porteño e diz que sentiu falta do Allianz Parque: “Chiqueiro”
- Decisivo, Gómez vê vitória merecida e projeta grupo equilibrado: “Não tem muito favoritismo”
- Dudu celebra outra virada, mas cobra mais atenção ao Palmeiras
- VAR: Conmebol divulga revisão do gol de Gómez; veja
- Veja a classificação atualizada do grupo do Palmeiras
Siga o canal do PTD no WhatsApp