Por Eduardo Luiz
27/05/2021, 20h53

Viña, Zé Rafael, Gómez, Willian e Rony (2) fizeram os gols da vitória por 6 a 0; Palmeiras chega a 15 pontos e agora espera pelo sorteio das oitavas de final da Libertadores.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com um mistão, o Palmeiras iniciou o jogo controlando o Universitario, mas em ritmo de amistoso. Aos 54 segundos Zé Rafael arriscou da entrada da área, fácil para o goleiro. Aos 6 minutos Quintero finalizou de média distância, a bola desviou em Gómez e morreu nas mãos de Weverton. Aos 7, após saída estabanada do goleiro, Zé Rafael rolou para Scarpa e o meia isolou.

Aos 13 minutos Wesley fez boa jogada individual e sofreu falta perto da área; Scarpa cobrou direto, por cima. Aos 16, numa bola rebatida perto da área, Weverton tentou afastar de cabeça e levou uma solada de Quintero, que foi expulso. Com um homem a mais, o Verdão precisou de pouco mais de 10 minutos para começar a pressionar o adversário.

Aos 27, Wesley ajeitou para Willian chutar no contrapé do goleiro, que foi buscar. Aos 30, Gabriel Menino cruzou por baixo buscando Willian, mas o atacante se atrapalhou na hora de finalizar. Aos 35 minutos Willian recebeu de Danilo dentro da área e caiu; o árbitro mandou seguir. Com o pé descalibrado, Gustavo Scarpa experimentou de fora da área aos 36, mas mandou nas arquibancadas. Logo em seguida, aos 37, o camisa 14 enfim acertou a pontaria, mas mandou na trave.

Diante de uma forte retranca (outra), o Palmeiras tentava de todas as formas. Aos 40 minutos Wesley arriscou de fora da área, fraco, nas mãos de Carvallo. Aos 42, Gabriel Menino cruzou, a bola desviou nas costas do zagueiro e foi direto para Viña, que surgiu como centroavante para enfim abrir o placar (com o pé direito): 1 a 0.

Depois do gol o Verdão se soltou. Aos 44, Willian bateu cruzado e viu a bola tirar tinta da trave esquerda. Aos 45, Wesley fintou seu marcador e bateu buscando o ângulo esquerdo do goleiro, mas colocou muita força na bola. Aos 47 minutos Scarpa ajeitou de cabeça para Zé Rafael, o camisa 8 tentou devolver mas acabou tabelando com o adversário; a bola sobrou e ele bateu no canto esquerdo de Carvallo: 2 a 0. Logo depois o árbitro encerrou o primeiro tempo.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

A etapa final começou como terminou a primeira, ou seja, com o Palmeiras encurralando o Universitario. Aos 5 minutos, após finalização de Viña, Alonso cortou e deu a bola nos pés de Wesley, que soltou a bomba para fazer o terceiro, mas o assiste anulou alegando impedimento do camisa 11. Um absurdo. Pouco depois, porém, os homens do apito nada puderam fazer quando Gómez arriscou da entrada da área: 3 a 0.

Diante da fragilidade da equipe peruana, cada ataque alviverde era uma boa chance. Aos 14 minutos Scarpa deu lindo drible de corpo no marcador e cruzou para Viña; o zagueiro chegou antes, cortou nas costas do goleiro e a bola sobrou para Willian empurrar para o fundo da rede: 4 a 0. Aos 18, Willian cruzou sob medida para Wesley escorar rente à trave.

Aos 20 minutos Wesley recebeu em boa condição para finalizar mas tocou para Scarpa, que chutou em cima do zagueiro. Aos 25, Menino cobrou falta, Wesley resvalou de cabeça, o goleiro deu rebote e Willian carimbou a zaga. Aos 28 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu três alterações: Alan Empereur por Rony, Gómez por Luan, e Willian por Luiz Adriano.

Precisou de 3 minutos em campo para o “Sr. Libertadores” deixar o seu: aos 31, Viña cruzou, Menino cabeceou o Rony conferiu: 5 a 0. Aos 35 minutos Abel mandou mais titulares a campo: Raphael Veiga e Patrick de Paula substituíram Wesley e Danilo, respectivamente. Aos 39, Raphael Veiga deu bom passe para Rony e ele tocou de leve na saída do goleiro, mas o zagueiro salvou sobre a linha.

Aos 44 minutos Menino cruzou para Rony escorar forte, mas o goleiro estava atento. Na saída de bola, porém, a defesa falhou e Rony recebeu um presente para fazer 6 a 0. O árbitro havia programado 3 minutos de acréscimo, mas acabou a partida aos 46.

Com o atropelamento no Allianz Parque o Palmeiras chegou a 15 pontos e confirmou a segunda melhor campanha geral da fase de grupos. O adversário nas oitavas de final será definido por sorteio na próxima terça-feira, dia 01/6.

Domingo (30/5) o Verdão estreia no Brasileirão contra o Flamengo. A partida será disputada no Maracanã, às 16h.

Notícias relacionadas: